Venha fazer parte da KTO
x

Campeonato Paulista Feminino 2023

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista Feminino 2023
Jogadoras do Corinthians erguendo a taça do Paulista Feminino de 2023

A equipe feminina do Corinthians fez uma temporada de sucesso máximo em 2023. Depois de erguer as taças da Supercopa do Brasil, Brasileiro e Libertadores, as Brabas venceram o Paulista e fecharam o ano com quatro títulos, uma marca inédita na história do clube.

Este foi o 17º título da história do Corinthians desde a reativação da modalidade, em 2016. Quanto ao campeonato estadual, foi a quarta vez que as atletas do Timão tiveram a honra de poder comemorar a conquista da taça produzida pela Federação Paulista de Futebol.

O Corinthians, dirigido por Arthur Elias e Rodrigo Iglesias, disputou 15 jogos ao longo da sua campanha no Paulista Feminino de 2023. Foram 13 vitórias, um empate e uma derrota, com 66 gols marcados e apenas sete sofridos. O aproveitamento foi de 88,89%.

Primeira fase

O Paulista inicia-se com 12 equipes se enfrentando em turno único. Classificam-se para a fase consecutiva, as semifinais, apenas as quatro melhores colocadas na classificação geral, enquanto os times que ficarem entre quinto e oitavo lugar, disputam a Copa Paulista.

O Corinthians liderou a fase de classificação com 31 pontos somados. A equipe alvinegra venceu dez dos 11 jogos iniciais, empatando apenas um - justamente o clássico contra o seu maior rival, o Palmeiras, em jogo que terminou em 1 a 1, fora de casa, no Jayme Cintra.

Além do Corinthians, avançaram para as semifinais: São Paulo, Santos e Palmeiras. Pelo critério, o Timão enfrentou o pior colocado entre os classificados, o Palmeiras, que terminou a primeira fase na quarta colocação, com um total de 22 pontos somados.

Semifinal

O clássico entre Corinthians e Palmeiras valeu vaga na grande decisão do Paulista Feminino de 2023. As equipes se encontraram em jogos de ida e volta, e o Timão fez valer o retrospecto de nunca ter sido eliminado pelo rival no cenário do futebol feminino.

A primeira partida foi de mando palmeirense, no Jayme Cintra, na cidade de Jundiaí, em São Paulo. Na ocasião, o Corinthians não se intimidou com a presença da torcida adversária e conquistou uma vitória por 1 a 0, com gol marcado pela defensora Mariza.

O jogo de volta foi disputado na Neo Química Arena, com um total de 24.215 torcedores corinthianos presentes. A manhã estava muito quente, mas isso não foi um problema para as Brabas, que aplicaram uma goleada histórica no Dérbi: 8 a 0, “fora o baile”.

Os gols marcados na segunda partida foram de Duda Sampaio, Luana Bertolucci, Vic Albuquerque, Gabi Portilho, Jheniffer, Mariza, Millene e Miriã.

Final

Enquanto o Corinthians despachou o Palmeiras, do outro lado da chave, o São Paulo venceu o clássico contra o Santos nos pênaltis e chegou à grande decisão. Depois de dois anos, as equipes iriam se reencontrar para mais uma final de estadual.

Corinthians e São Paulo iniciaram a disputa pelo título do Paulistão Feminino em jogo realizado na Vila Belmiro, estádio do Santos, mas com mando são paulino. No confronto em questão, o Timão acabou sofrendo na criação de jogadas e foi derrotado pelo placar de 2 a 1.

Apesar de ter iniciado em desvantagem, a taça acabou nas mãos das jogadoras corinthianas. No jogo de volta, com mais de 40 mil torcedores, as Brabas entraram na Neo Química Arena determinadas e viraram o placar, vencendo por 4 a 1, com um saldo geral de 5 a 3.

Os gols que fizeram valer o título foram marcados por Jaqueline, Tarciane, Vic Albuquerque e Jhennifer. No jogo de ida, Vic Albuquerque foi a única a balançar as redes pelo lado do clube do Parque São Jorge.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!