Copa do Brasil 2002

Titulos conquistados pelo Corinthians - Copa do Brasil 2002
Elenco campeão da Copa do Brasil de 2002

A segunda Copa do Brasil conquistada pelo Corinthians teve o técnico Carlos Alberto Parreira no comando. A equipe era bem orquestrada e conseguiu levantar a taça com certa tranquilidade, deixando de ganhar apenas quatro partidas das 11 disputadas.

Foram dois empates, um contra o Cruzeiro nas oitavas de final e um com o Brasiliense na grande decisão, além de duas derrotas, uma diante do Paraná nas quartas de final e outra contra o São Paulo nas semifinais. Assim, o retrospecto tem sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Além disso, foram 24 gols marcados e 13 sofridos ao longo da competição.

De fase em fase

Na primeira fase, o Timão enfrentou o River-PI e conseguiu fazer 2 a 1 no Estádio Alberto Silva, em Teresina. Os tentos foram de Deivid e Leandro. No entanto, não foi o suficiente para dispensar o jogo de volta. Para isso, o visitante teria que vencer por uma diferença de dois ou mais gols. O segundo duelo foi no estádio do Pacaembu e terminou em 2 a 0 com tentos de Vampeta e Rogério, resultado que garantiu a vaga alvinegra na próxima fase.

O segundo adversário foi o Americano-RJ no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Dessa vez, o Timão aplicou uma goleada e dispensou o confronto de volta através do placar de 6 a 2. Os marcadores foram Ricardinho, Leandro, por duas vezes, e Deivid, com três gols. 

O Corinthians enfrentou o Cruzeiro nas oitavas de final. No estádio do Morumbi, os clubes empataram em 2 a 2. A volta foi no estádio do Mineirão e a primeira etapa terminou sem tentos. Dessa forma, continuou até os 15 minutos do segundo tempo, quando Fabrício abriu o placar. A partir daí, abriu-se a porteira. O Timão fez três tentos em 14 minutos após Deivid e Renato balançarem as redes. No final, a equipe relaxou e o Cruzeiro marcou duas vezes.

A vitória por 3 a 2 garantiu a vaga alvinegra nas quartas de final. Com o Cruzeiro superado, o adversário seguinte foi o Paraná. Em casa, o Corinthians conseguiu vencer por 3 a 1 com gols de Deivid, Ricardinho e Rogério, levando a vantagem para Curitiba. No jogo de volta, o Timão perdeu por 1 a 0. Juntando os dois resultados, mais uma vez, a classificação veio.

As semifinais foram contra o São Paulo. O primeiro resultado foi uma vitória por 2 a 0, ambos os tentos pertenceram a Deivid. Na volta, porém, o São Paulo saiu na frente Depois, o Corinthians empatou, mas os rivais ampliaram. O placar de 2 a 1 não foi o suficiente para reverter a situação da primeira partida. Assim, deu Timão de novo.

Elenco do Corinthians em 2002

Final inesperada

A final foi contra uma zebra, o Brasiliense, que passou por Fluminense e Atlético-MG. O primeiro duelo terminou com um suado 2 a 1 para o Corinthians. Mais uma vez, os gols foram de Deivid. A escalação titular tinha Dida; Rogério, Anderson, Fábio Luciano e Kléber; Fabrício, Vampeta e Ricardinho; Deivid, Leandro e Gil. Depois, entrou Renato na vaga de Leandro.

O segundo confronto, em Taguatinga, teve um Brasiliense determinado. Porém, o Timão estava embalado pela conquista da Taça Rio-São Paulo. O jogo terminou em 1 a 1 com mais um tento de Deivid, resultado que tornou o Corinthians bicampeão. O plantel titular tinha Dida; Rogério, Anderson, Fábio Luciano e Kléber; Fabrício, Vampeta e Ricardinho; Deivid, Leandro e Gil. Ao longo da disputa, entrou Renato no lugar de Leandro e Fabinho substituiu Vampeta.

O Corinthians foi campeão da Copa do Brasil de 2002

Comentários

x