Campeonato Paulista 1999

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista 1999
Edilson também marcou gol na decisão do Paulista de 99

Ídolos que jogaram

O Campeonato Paulista de 1999, certamente, foi um dos mais marcantes para o torcedor corinthiano, não somente por ter sido conquistado em cima do Palmeiras mas também pelas famosas embaixadas de Edílson, o Capeta.

A campanha do Corinthians na primeira fase daquele ano não foi das melhores, teve 8 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, mas foi um torneio de poucas surpresas, já que os quatro grandes se classificaram para as semifinais.

O adversário do Timão era o São Paulo, detentor da melhor campanha até então, porém, o Alvinegro Paulista não teve pena do rival, aplicou uma goleada de 4x0, o que assegurou a vaga na final, mesmo com um empate em 1x1 no jogo de volta.

A finalíssima foi contra ninguém menos que o Palmeiras, que havia eliminado o Timão da Libertadores daquele ano, o clima era tenso e a rivalidade enorme, antes dos confrontos, as provocações entre jogadores rivais eram constantes e tomavam conta da mídia esportiva.

Na primeira partida, o Todo Poderoso, que vinha embalado por goleadas sobre os rivais, 5x1 no Santos e 4x0 no São Paulo, superou o Palmeiras por 3x0, com gols de Edílson, Marcelinho e Dinei, podendo perder o último jogo por até 2 gols de diferença.

O confronto final, talvez seja a real expressão da magnitude dessa rivalidade, considerada por muitos uma das maiores do mundo, o Timão tinha a vantagem de ter vencido o primeiro duelo, mas o Palmeiras, vinha embalado por conquistas recentes e queria acabar com a festa do maior rival, Marcelinho Pé de Anjo, abriu o placar pro Corinthians, mas Evair anotou 2 gols e virou o marcador a favor do clube Alviverde.

Já o segundo tempo foi um jogo pra cardíaco, o Palmeiras ameaçava o título do Timão, até que Ricardinho rouba a bola de Marcos e toca pra Edílson igualar o placar, os jogadores do Palmeiras não gostaram nada do gol do Capeta e estavam nervosos, até que Edílson recebe a bola e começa a fazer embaixadinhas e malabarismos, foi a gota d’água, os jogadores do Palmeiras conscientes que perderiam o título, partiram para agressão e a confusão foi generalizada, o juiz então se viu obrigado a encerrar a partida, o que fez com o que o Corinthians erguesse sua 23ª taça paulista, sendo conhecido como Campeão do Século dos Estaduais.

O ano de 1999 traduziu uma fase que talvez, fosse a de maior rivalidade entre os clubes, ambos com times poderosíssimos e vencedores, mas foi do Coringão o direito de levantar o troféu em cima do seu maior rival e gritar para todo o Brasil, É Campeão! 

Comentários

  • 1000 caracteres restantes