Venha fazer parte da KTO
x

Campeonato Brasileiro Feminino 2023

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Brasileiro Feminino 2023
Corinthians conquistou o pentacampeonato brasileiro em final disputada contra a Ferroviária

O dia 10 de setembro de 2023 marcou mais um momento histórico para o Corinthians Feminino. Afinal, foi nesta data que a equipe comandada por Arthur Elias conquistou sua segunda taça da temporada e a quinta no Brasileirão da modalidade.

A conquista veio diante da Ferroviária, um dos grandes rivais do Timão no futebol feminino. Antes de 2023, o clube foi campeão nacional nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022, consolidando sua supremacia no cenário brasileiro.

As Brabas iniciaram sua jornada no torneio de forma avassaladora em fevereiro, vencendo o Ceará por 14 a 0. Ao longo da campanha, disputaram 21 jogos, com 17 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, alcançando um aproveitamento de 85,7% dos pontos disputados.

Primeira fase: pontos corridos

A primeira fase do Brasileirão Feminino é realizada em formato de pontos corridos e ocorreu nesta edição entre os meses de fevereiro e junho. Cada equipe disputou 15 jogos, e as oito melhores classificadas avançaram para o mata-mata.

Nesta primeira etapa da competição, o Corinthians liderou com 37 pontos, obtendo 12 vitórias, um empate e duas derrotas. Além do Timão, as equipes classificadas foram Palmeiras, Ferroviária, Santos, Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro.

Quartas de final

O Corinthians, ao terminar na primeira colocação geral, enfrentou o último colocado, o Cruzeiro, na primeira fase mata-mata. Além disso, teve a vantagem de decidir o segundo jogo dentro de seus domínios, na Fazendinha.

O primeiro jogo das quartas de final aconteceu no Estádio Soares de Azevedo, em Muriaé, no interior de Minas Gerais. Mesmo jogando fora de casa, o Corinthians não foi intimidado e venceu a partida pelo placar de 2 a 1.

No primeiro tempo, o Corinthians abriu o placar com Gabi Zanotti, mas o Cruzeiro conseguiu o empate com o gol de Marília. Na segunda etapa, após um jogo equilibrado, o time alvinegro voltou a ficar à frente com Vic Albuquerque, garantindo a vitória para a equipe.

Com o apoio fervoroso da torcida alvinegra na Fazendinha, o Corinthians conquistou a vitória por 4 a 2 na partida de volta, assegurando sua vaga nas semifinais do Brasileirão. O placar agregado dos dois jogos foi de 6 a 3 para o Timão.

Na volta, o placar foi construído da seguinte maneira: no primeiro tempo, o Corinthians tomou a dianteira com gols de Jhennifer e Vic Albuquerque. O Cruzeiro diminuiu com Isa Fernandes. No segundo tempo, o Timão ampliou com Duda Sampaio e Tamires, enquanto o adversário marcou com Byanca Brasil.

Semifinal

O adversário do Corinthians nas semifinais foi o seu arquirrival, o Santos. Na primeira fase, a equipe santista terminou na quarta colocação geral, com três pontos a menos que o Timão, o que garantiu a equipe de Arthur Elias decidindo em casa mais uma vez.

O Corinthians foi avassalador no primeiro jogo das semifinais do Brasileirão. Atuando como visitante na Vila Belmiro, a equipe do Parque São Jorge conquistou uma vitória contundente com um placar de 3 a 0.

Os três gols do time corinthiano foram anotados durante o primeiro tempo da partida. Jheniffer, em duas ocasiões, e Vic Albuquerque foram as jogadoras responsáveis por proporcionar à equipe alvinegra a vantagem para o jogo de volta.

As Brabas garantiram sua vaga em mais uma decisão após vencer o Santos pela segunda vez, com o segundo jogo terminando em 2 a 0. Com o placar agregado de 5 a 0 a favor das corinthianas, a equipe avançou com facilidade para a final da competição nacional.

No segundo jogo, o Corinthians teve um pouco mais de dificuldade para encontrar o caminho da rede no primeiro tempo. Os gols foram marcados na etapa complementar por Duda Sampaio e Fernanda, respectivamente.

Final

O Corinthians teve a oportunidade de decidir a taça enfrentando a Ferroviária, um dos grandes times do futebol brasileiro feminino. Como teve a melhor campanha, a equipe alvinegra teve o privilégio de decidir em casa, desta vez na poderosa Neo Química Arena.

Dessa forma, o primeiro jogo ocorreu na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara. Nesse cenário, as equipes protagonizaram um jogo mais do que acirrado, marcando um empate sem gols e deixando tudo em aberto para o confronto de volta.

A primeira etapa até que foi bastante movimentada, porém com poucas chances claras de gol. No segundo tempo, apesar do domínio maior das Brabas, elas acabaram pecando na criatividade, desperdiçando as oportunidades de abrir uma vantagem.

O segundo jogo foi histórico, com o Corinthians conquistando uma vitória por 2 a 1. Além disso, retomou o posto de equipe com o maior público em um jogo de futebol feminino na América do Sul, com 42.566 torcedores lotando as arquibancadas do estádio

O título também foi marcado por muita emoção, com Mylena Carioca abrindo o placar para as adversárias, enquanto o Timão empatou com Jheniffer antes do intervalo. A tensão perdurou até o segundo tempo, quando Tamires marcou o gol do título.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!