Fluminense x Corinthians

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Fluminense

Acompanhe ao vivo

Campeonato Brasileiro 2005

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Brasileiro 2005
Elenco campeão do Campeonato Brasileiro de 2005

O Corinthians tinha um elenco forte na conquista do Campeonato Brasileiro de 2005, nomes com Tevez, Mascherano, Nilmar, Carlos Alberto, Sebá, Roger e outros jogadores de peso participaram da campanha do tetracampeonato. Apesar disso, o começo da competição não foi tão empolgante, mas a raça em campo permitiu a recuperação e o consequente título.

Máfia do Apito e novas partidas

Esta foi o primeira taça do Timão na era dos pontos corridos. O campeonato de 2005 foi marcado pelo equilíbrio, chegando até a última rodada sem definir o seu campeão, o último classificado para a Libertadores e o último rebaixado. No entanto, também ficou marcado por um dos maiores escândalos do futebol brasileiro: a chamada Máfia do Apito.

Na época, descobriu-se que havia um grupo de apostadores comprando o árbitro Edílson Pereira de Carvalho. No comando do apito, ele teria influenciado o resultado de 11 jogos. Numa decisão consensual entre a CBF e os clubes, os duelos foram anulados e remarcados.

O Corinthians, que havia patinado no primeiro turno em alguns confrontos, teve uma nova chance com a remarcação das partidas. Assim, não deixou por menos e correu atrás de reverter os resultados. Os jogos refeitos foram contra o São Paulo, onde o placar de 3 a 2 para o adversário foi anulado, e contra o Santos, que tinha ficado em 4 a 2 para o rival.

Contra o São Paulo, o Timão arrancou um empate por 1 a 1, conquistando mais um ponto. Em cima do Santos, veio a vitória corinthiana por 3 a 2, que rendeu mais três pontos. Com isso, foram somados quatro pontos a mais na tabela.

O Corinthians foi tetra em 2005

Goleada histórica

Falando em Santos, foi nesse ano que uma atuação do Corinthians ganhou o apelido de “eterna”. No returno, aconteceu uma goleada, apelidada de “Eterno 7 a 1”, em cima do clube da Baixada. Com um gol de Rosinei, três de Tevez, dois de Nilmar e mais um de Marcelo Mattos, o Timão massacrou o Santos.

Apesar de inesquecível, esta não foi a maior goleada da história do clássico alvinegro. O placar foi ainda mais elástico em 1920. Na ocasião, o placar fechou em 11 a 0 para o Corinthians em plena Vila Belmiro. Os santistas abandonaram a partida aos 21 minutos do segundo tempo, evitando assim, um vexame pior.

O Corinthians fez 7 a 1 no Santos em 2005

Título legítimo

Os rivais do Timão tentam desmerecer a conquista de 2005, lembrando que os pontos foram conquistados somente com a anulação dos duelos anteriores. No entanto, os confrontos anulados pela manipulação no apito estavam prejudicando o Corinthians, não o contrário.

Ao final do torneio, ainda teve mais uma conquista para o Timão. Tevez, um dos principais atletas do elenco, foi eleito o melhor jogador do campeonato.

Tevez foi destaque do Corinthians em 2005

Comentários

x