Venha fazer parte da KTO
x

Campeonato Paulista de 2009

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista de 2009
Elenco campeão do Campeonato Paulista de 2009

Ídolos que jogaram

A conquista do Campeonato Paulista de 2009 foi, sem dúvidas, um marco na história do Corinthians. Afinal, o time vinha de recente acesso à Série A do Campeonato Brasileiro e, ainda, foi destaque na imprensa internacional ao contratar ninguém menos que Ronaldo Fenômeno.

Caminho até a final

Aquele ano veio para coroar a boa gestão do clube que, munido de grande elenco, sagrou-se campeão de forma invicta, fato que não acontecia desde 1972. Ainda em 2009, o plantel também levantou a taça da Copa do Brasil.

A equipe alvinegra sobrou no Paulistão. Na primeira fase, conseguiu dez vitórias, nove empates e nenhuma derrota, chegando nas semifinais. Assim, enfrentou e eliminou o São Paulo.

O Timão venceu as duas partidas. A primeira aconteceu no estádio do Pacaembu. Na ocasião, a vitória foi por 2 a 1 com gols de Elias e Cristian. Com isso, a segunda foi sediada pelo Morumbi. Dessa vez, o placar foi de 2 a 0 e os gols foram de Douglas e Ronaldo.

Cristian na comemoração de seu gol na semifinal do Campeonato Paulista de 2009

A grande final

Na decisão, o adversário foi o Santos, que tinha como principal arma sua mais nova revelação: Neymar. Os dois clubes não faziam uma final há mais de 25 anos. Aquele dia marcou o reencontro e um embate entre a experiência de Ronaldo e a juventude de Neymar.

O primeiro jogo foi na Vila Belmiro e Ronaldo, como sempre, foi decisivo. Ele calou a torcida santista e marcou um gol antológico, por cobertura, no goleiro Fábio Costa. Mas, antes disso, Chicão se responsabilizou por inaugurar o placar. Por fim, o Fenômeno ainda fez mais um. O confronto, então, terminou em 3 a 1 para o Timão.

A volta foi no estádio do Pacaembu, no dia 3 de maio daquele ano, e bastava ao Corinthians administrar a vantagem conquistada no duelo de ida. Foi uma disputa muito emocionante, com o Santos indo para cima, Domingos sendo expulso, gritos de "olé" e com o gol de André Santos, que deu o empate e cravou o título para o Timão.

A partida terminou em 1 a 1. Dessa forma, o Corinthians levantou, pela 26ª vez, a taça do Campeonato Paulista. Foi, sem dúvidas, uma campanha espetacular, não somente por ser o quinto título estadual invicto do Timão, mas por ser o começo de uma nova era, a ressurreição de um gigante e a reafirmação de um craque, que ao levantar aquele troféu mostrou ao país e ao mundo que ele e sua equipe estavam de volta.

Mais de 35 mil pagantes comparecem ao local do jogo e assistiram ao plantel de Mano Menezes, que teve Felipe; Alessandro, William, Diego Sacoman e André Santos; Cristian, Elias, Douglas e Jorge Henrique; Dentinho e Ronaldo Fenômeno. As substituições envolveram Fabinho, Morais e Wellington Saci, que ficaram nos lugares de Douglas, Dentinho e André Santos, respectivamente.

Ronaldo na final do Campeonato Paulista de 2009

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?