Campeonato Paulista 2001

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista 2001
Elenco do Corinthians, campeão paulista de 2001

Ídolos que jogaram

O Campeonato Paulista de 2001 foi o 24º troféu estadual levantado pela clube e foi conquistado em cima do Botafogo de Ribeirão Preto.

O torneio foi marcado por uma das mais incríveis arrancadas de um time em um estadual, o começo corinthiano foi desastroso, não conseguia manter a regularidade e perdia com freqüência, figurava entre os últimos colocados na classificação e precisava vencer para ter alguma chance de seguir pra fase de mata-mata, foi então que diante do Inter de Limeira, o Timão deu início a uma seqüência impressionante de 7 vitórias, dentre elas, uma goleada por 5x0 em cima do Santos e de quebra a classificação histórica no Paulista.

A fase de semifinal foi contra o Peixe, que levava a vantagem do empate pras duas partidas por ter feito melhor campanha nos pontos corridos. O primeiro jogo, no entanto, foi sofrido de se ver, a partida que pouco empolgou terminou com um empate em 1x1.

Já o jogo de volta foi o extremo oposto do primeiro, foi pra cardíaco, principalmente por dois pênaltis perdidos na partida, um pelo lado do Corinthians (Marcelinho) e outro pro lado Santista (Dodô).

O Santos, pra desespero da torcida corinthiana, abriu o placar e o Timão precisaria de dois gols para se classificar pra final, o gol de empate veio com Marcelinho, entretanto não era suficiente para o Time do Povo.

O jogo prosseguiu e parecia que o Timão não conseguiria marcar o gol salvador, mas quando todos davam a classificação santista como certa, Ricardinho, aos 48 minutos do segundo tempo, marcou o gol histórico que deu a passagem de ida pra final do Paulistão, calando toda a torcida do Santos e deixando aos prantos os corinthianos que estavam no estádio. Assim, o Todo Poderoso se classificava pra decisão, diante do Botafogo.

O primeiro jogo da final foi na casa do time do interior em Ribeirão Preto, onde o Timão saiu com uma larga vantagem, vencendo por 3x0, com gols de João Carlos e dois de Marcelinho.

O último jogo foi no Morumbi e o Corinthians podia perder por até 3 gols de diferença, foi um jogo morno, mas o Alvinegro teve várias chances desperdiçadas, porém o final ficou com empate em 0x0, e o placar agregado de 3x0 dava o título pro Timão.

De quase rebaixado a Campeão Estadual, é assim que se pode resumir o Campeonato Paulista de 2001, o Corinthians mostrou quem é o verdadeiro time da virada, fez jus ao apelido, arrancou rumo ao título, promoveu a virada mais marcante de sua história e foi Campeão. A torcida mais uma vez fez uma festa incrível, invadiu a Avenida Paulista e comemorou até de madrugada o título de maior campeão estadual de São Paulo. 

Comentários

  • 1000 caracteres restantes