Corinthians acerta salários do elenco e mantém atraso nos direitos de imagem
5.9 mil visualizações 62 comentários Reportar erro
Por Felipe Sales e Luis Fabiani
O Corinthians acertou o pagamento da folha salarial de maio com cerca de 20 dias de atraso
Jhony Inácio / Meu Timão
O Corinthians efetuou o pagamento dos salários do elenco e da comissão técnica do futebol profissional referentes ao mês de maio, que estavam em aberto desde o quinto dia útil de junho. A informação é do Meu Timão.
Como apurou a reportagem, apesar da regularização dos vencimentos registrados em carteira (CLT), a diretoria alvinegra ainda não conseguiu quitar os valores referentes aos direitos de imagem, que venceram no último dia 20 e representam a maior parte da remuneração dos atletas.
Esse foi o segundo mês consecutivo em que o elenco corinthiano recebeu os salários com atraso. Em maio, o clube do Parque São Jorge efetuou o pagamento da folha referente a abril com cerca de oito dias de atraso em relação à data prevista.
Vale destacar que, apesar dos atrasos envolvendo o futebol profissional nos últimos dois meses, os demais funcionários contratados pelo regime CLT foram pagos dentro do prazo. Em maio, a situação também afetou os prestadores de serviço que atuam como Pessoa Jurídica (PJ), que só receberam os valores devidos no último dia 15.
O Corinthians vive uma crise financeira, com uma dívida total estimada em R$ 2,7 bilhões. Neste mês, o clube lidou com diversas pendências, como um transfer ban devido ao atraso no pagamento ao Philadelphia Union, dos Estados Unidos, pela contratação do volante José Martínez. Após condenação na Fifa e recurso negado no CAS (Corte Arbitral do Esporte), o Timão deve pagar 1,425 milhão de dólares (cerca de R$ 7,4 milhões), com juros anuais de 15%, além de outros encargos.
A equipe alvinegra também foi condenada a pagar 850 mil dólares ao New York City FC por valores relacionados à extensão do empréstimo do atacante Talles Magno — o clube pode recorrer. Além disso, pode sofrer nova sanção após decisão do CAS que determinou o pagamento de mais de R$ 6 milhões ao FC Midtjylland pelo descumprimento de acordo envolvendo a contratação do volante Charles.
Em contrapartida, o Corinthians conseguiu sanar, na última sexta-feira, a dívida com o Talleres, da Argentina, pela contratação de Rodrigo Garro, realizada em 2024. O pagamento de US$ 7 milhões líquidos (cerca de R$ 35,7 milhões na cotação atual) evitou que o clube sofresse um novo transfer ban após condenação na Fifa.
Porém, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo clube do Parque São Jorge, a diretoria precisou recorrer a uma operação financeira para viabilizar o pagamento. A Outfield, empresa especializada em investimentos e negócios, assumiu a dívida junto aos argentinos em uma manobra aprovada pelo Conselho de Orientação (Cori) e pelo Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians.
Sendo assim, devido aos juros e custos da operação, o Timão passará a dever US$ 8,5 milhões (cerca de R$ 44 milhões na cotação atual) à empresa. O valor será quitado em 26 parcelas mensais. Além disso, foi acordada uma taxa de juros equivalente ao CDI mais 1% ao ano, o que atualmente representa aproximadamente 15,4% anuais. Como garantia do acordo, o clube ofereceu receitas futuras provenientes de contratos de direitos de transmissão e de publicidade em placas.
Com os salários pagos, o elenco comandado por Fernando Diniz retomou as atividades na manhã desta quinta-feira no CT Dr. Joaquim Grava, depois de um período de 25 dias de férias durante a pausa no calendário para a disputa da Copa do Mundo. No segundo semestre, o Timão terá pela frente o Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, quando enfrenta Internacional e Rosario Central, da Argentina, respectivamente, nos mata-matas.
