Meu Timão

Entrar

O Corinthians foi campeão do Mundial de Clubes em 2000

Agência Estado

7.6K 35

Caminho da glória!

'Corinthians, Minha História' relembra trajetória de título do Timão no Mundial de 2000; confira

Por Meu Timão

visualizações 7.6K comentários 35 71

O Corinthians, nesta sexta-feira, foi até suas redes sociais e publicou mais um vídeo do quadro "Corinthians, Minha História". Dando continuidade ao último episódio, que detalhou a estreia do Timão no Mundial de 2000 , o clube mostrou como foi a sequência alvinegra até o título.

Na competição, o Corinthians estreou contra o Raja Casablanca e venceu por 2 a 0. Na sequência, a equipe alvinegra teve o poderoso Real Madrid, ficando no empate por 2 a 2, em noite que Edilson brilhou com dois gols e Dida defendendo pênalti de Anelka. Na última rodada, o Timão ia encarar o Al-Nassr e precisava vencer por dois gols para avançar a final. O Time do Povo, então, venceu por 2 a 0 e se classificou para a decisão. O historiador Fernando Wanner detalhou as duas partidas.

"O Corinthians enfrentou o Real Madrid. Em um jogo inesquecível, Edilson Capetinha fez história, dando um drible antológico em Karembu. O Real Madrid de Anelka era poderoso. Roberto Carlos e outros grandes jogadores da época formavam o esquadrão espanhol. O Corinthians jogou de igual para igual, com Edilson e Dida fazendo história. Edilson marcando dois gols e Dida defendendo pênalti de Anelka", iniciou Fernando - veja vídeo completo abaixo.

"O Corinthians enfrentou o campeão asiático e era preciso fazer dois gols para jogar a grandiosa final. E o Corinthians na base da raça, da vontade, debaixo de chuva, marca o primeiro gol com Ricardinho e fechando o placar com Rincon. O eterno capitão do mundo levava o Corinthians ao Rio de Janeiro, ao Maracanã", prosseguiu.

Classificado para a decisão, o Corinthians ia medir forças com o Vasco da Gama pelo título. A fina foi disputada no Maracanã e mesmo assim contou a presença de 30 mil corinthianos. O time do Rio de Janeiro tinha badalada dupla de ataque formada por Romário e Edmundo. Porém, os cariocas foram derrotados nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo normal, e o Timão se sagrou campeão.

"Uma final histórica vista por mais de 200 países. Uma final que parou o mundo. Pela primeira vez na história, o Vasco da Gama de Romário, enfrentou o Corinthians de Edilson e Marcelinho. Um jogo épico, uma saga inesquecível. Milhares e milhares de pessoas vieram de todos partes do mundo e se dirigiram ao Maracanã. Mais de 30 mil corinthianos calaram o estádio do Rio de Janeiro", contou o historiador.

"O 0 a 0 persistia, era uma emoção, a boca do povo gritava: 'Todo Poderoso Timão!'. E assim foi e assim se fez. O poderoso Timão fez Edmundo errar o último pênalti e o mundo inteiro explodiu de emoção. Era o Corinthians campeão do mundo. O primeiro campeão do mundo da história, pois era a primeira vez que todos os campeões continentais se enfrentavam", finalizou.

Esse foi o primeiro título Mundial do Corinthians em sua história. O Timão voltou a conquistar o mundo 12 anos depois, em 2012, quando foi até o Japão e levantou a taça. Na grande decisão, a equipe comandada por Tite, bateu o Chelsea por 1 a 0, com gol marcado por Paolo Guerrero.

Veja vídeo publicado pelo Corinthians

Veja mais em: Mundial de Clubes.

Confira mais novidades do Corinthians

35 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop