Meu Timão

Entrar

Emerson, Juninho e Loco Abreu: disputa acirrada na reta final do Brasileirão

Emerson, Juninho e Loco Abreu: disputa acirrada na reta final do Brasileirão

583

Rio e São Paulo perto de conquista histórica no Brasileirão

Por Meu Timão

visualizações 583 comentários 0 0

O Campeonato Brasileiro está com cara de Torneio Rio-São Paulo. Além de os seis primeiros colocados serem dos dois estados, o matemático Tristão Garcia garante que a chance de a taça ficar com Corinthians, Vasco ou Botafogo é de 91%. Caso as previsões se confirmem, este será o oitavo título consecutivo de cariocas e paulistas, recorde em toda a história da competição.

A marca ultrapassaria a sequência estabelecida entre os anos de 1989 e 1995, quando Vasco (1989), Corinthians (1990), São Paulo (1991), Flamengo (1992), Palmeiras (1993 e 1994) e Botafogo (1995) obtiveram sete conquistas seguidas.

Com isso, as equipes de outros estados do país iriam amargar o pior jejum da história no Brasileirão, já que o Cruzeiro, em 2003, foi o último clube de fora a levantar a taça. De lá pra cá, somente equipes de Rio e São Paulo foram campeãs: Santos (2004), Corinthians (2005), São Paulo (2006, 2007 e 2008), Flamengo (2009) e Fluminense (2010).

O domínio dos dois estados impressiona ainda mais se considerado o histórico de todos os Brasileiros: desde a primeira edição, em 1971, foram 30 títulos conquistados, sendo17 para São Paulo e 13 para o Rio, contra apenas 11 das equipes de fora.

Caso a classificação atual seja mantida, com clubes de Rio e São Paulo entre os líderes, outro recorde será quebrado: desde que o sistema de pontos corridos passou a ser usado, em 2003, nunca clubes dos dois estados terminaram o campeonato juntos nas seis primeiras colocações. A marca anterior pertence à edição de 2007, quando São Paulo, Santos, Flamengo e Fluminense formaram o G4 e deixaram o Inter no quinto lugar.

 
Opinião dos especialistas do LANCE! sobre o domínio Rio-São Paulo em 2011:


ROBERTO ASSAF ? Colunista do LANCE!

Atlético-MG e Cruzeiro estão sem o Mineirão, o que faz muita falta. Grêmio e Inter parecem ter se importado apenas com competições internacionais, e se esqueceram do Brasileiro. Já os outros clubes menores não conseguiram acompanhar o ritmo de profissionalização, que foi muito forte.

DANIEL BORTOLLETTO - Editor do LANCE!

Tecnicamente, não vejo uma vantagem tão larga sobre os clubes de outros estados. Lógico que o dinheiro das cotas de TV ajudou, mas não esperava que essa diferença pudesse ser notada tão rapidamente. Esse ano alguns concorrentes perderam força, como o Cruzeiro, por exemplo, que joga fora de Belo Horizonte e tem sentido a diferença. Mas acredito que o Inter ainda vai entrar na disputa na reta final e mudar esse panorama.

FLAVIO GARCIA - Editor do LANCE!

Acho que o domínio acontece principalmente por investimentos, sobretudo do Rio de Janeiro. Depois de anos de soberania de São Paulo, o Rio passou a ter administrações melhores e mais sérias. São Paulo mantém o nível, mas agora encontra adversários do mesmo nível no Rio.

Fonte: Lancenet

Confira mais novidades do Corinthians

Comentários Comentar >

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop