Venha fazer parte da KTO
x
Há algo muito mais preocupante que a eliminação do Corinthians
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Há algo muito mais preocupante que a eliminação do Corinthians

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

19 mil visualizações 131 comentários Comunicar erro

Há algo muito mais preocupante que a eliminação do Corinthians

Renato, Ruan e Fábio Santos no Morumbi durante eliminação na Copa do Brasil

Foto: Jhony Inácio/Meu Timão

Quem acompanha minhas publicações sabe que eu sempre pontuei sobre a necessidade do Corinthians profissionalizar seus cargos na diretoria, de modo que cada um dos ocupantes receba seu devido salário e seja um expert no departamento que dirige. Esse, para mim, é o maior problema do clube e como já falei exaustivamente dele, não vou me alongar. O foco hoje são outra questões, aquelas que se restringem às quatro linhas.

Vocês já viram as estatísticas do jogo contra o São Paulo? Para quem não viu, já adiando: são assustadoras.

O desempenho fora de casa na Copa do Brasil me apavora porque o Corinthians perdeu todos seus jogos nos domínios adversários.

Reprodução/ SofaScore

Reprodução/ SofaScore

Os resultados negativos, secos, já dizem muito, mas quando observamos os demais dados como chances cedidas fica mais preocupante. Além disso, está se tornando hábito que o Corinthians perca para times de menor grau técnico, como o Remo, por exemplo. E não só em competições nacionais, como internacionais também.

Se formos além e olharmos as partidas da temporada 2023, encontramos o seguinte cenário:

  • 49 disputados
  • 21 vitórias
  • 5 vitórias fora

Em apenas cinco oportunidades, o Corinthians venceu na casa do rival.

Agora, os números do Majestoso.

Reprodução/ SofaScore

Reprodução/ SofaScore

A quantidade de finalizações do São Paulo é justificada pelo fato de jogarem em casa, pois é natural que o mandante imponha seu ritmo, mas não é aceitável que o Corinthians tenha finalizado no gol apenas uma vez em dez tentativas. O donos da casa tiveram cinco grandes chances, enquanto o Corinthians nenhuma.

E, para efeito de comparação, vamos ver como foi quando o São Paulo visitou o Corinthians.

Reprodução/ SofaScore

Reprodução/ SofaScore

Jogando em casa, o Corinthians chutou apenas cinco vezes no gol, quatro na direção certa. Já o São Paulo finalizou 15, quase a mesma quantidade que levaram perigo ao Cássio na casa deles e, detalhe, sem o Lucas.

Esses dados dizem muito sobre a equipe que pouco e chega e, quando chega, não assusta. Além disso, o time de Luxemburgo cede muito espaço tanto fora, quanto em casa.

Agora, eu quero mostrar uma estatística que não tem relação com o duelo, mas com a história do clássico. Qual corinthiano não gosta de zoar o rival por conta da freguesia e dizer que o Morumbi é nosso salão de festas? Bem, isso parece estar mudando.

Reprodução/ Meu Timão

Reprodução/ Meu Timão

É aceitável que, pela grandeza dos times e do Majestoso, o São Paulo domine na sua casa, mas são oito vitórias nas últimas 13 vezes que se enfrentaram no Morumbi. O Corinthians venceu apenas um jogo nessa história.

Se por um lado é a primeira vez que o São Paulo elimina o Corinthians no século, por outro, a situação pode estar caminhando para um equilíbrio maior no confronto. Assim como aconteceu com Palmeiras, que o Corinthians quase empatou os embates diretos, mas deixou o rival alargar a vantagem.

É preciso, sim, que o Corinthians melhore sua gestão e, quando isso acontecer, vai refletir em campo, mas o agora preocupa muito. Luxemburgo precisa tomar uma atitude urgente para que o time não sofra nas últimas rodadas do Brasileirão para não cair e que tenha um desempenho menos vergonhoso nos duelos que restam na Sul-Americana.

Pior que ser eliminado, mais grave que a própria eliminação, é a maneira que ela se dá.

Veja mais em: Copa do Brasil, Vanderlei Luxemburgo e Majestoso.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?