Venha fazer parte da KTO
x
Esses fatores tornaram o Corinthians Feminino um sucesso indiscutível
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Esses fatores tornaram o Corinthians Feminino um sucesso indiscutível e referência absoluta no país

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

6.3 mil visualizações 26 comentários Comunicar erro

Esses fatores tornaram o Corinthians Feminino um sucesso indiscutível e referência absoluta no país

Elenco do Corinthians ergue taça do Brasileirão Feminino

Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

O Corinthians Feminino teve seu início lá no longínquo ano de 1997. A modalidade foi paralisada por alguns anos e voltou a funcionar em 2016, com a parceria com Audax. Desde então, tem sido umas das principais forças no cenário nacional.

Mas o que torna o Corinthians tão forte?

Manutenção do trabalho

Um dos pontos altos do Corinthians Feminino é certamente a manutenção de sua comissão técnica e atletas temporada após temporada. Se você analisar as baixas de um ano para o outro, percebe que são mínimas.

Grazi, por exemplo, está no Corinthians desde 2016. A eterna capitã vai se aposentar neste ano e coleciona sucessos pessoais junto aos do clube.

Vic Albuquerque é mais uma que vem de algumas temporadas por aqui. No Timão desde 2019, a meia-atacante se consolidou com um dos principais nomes do plantel corinthiano.

Arthur Elias, que irá para Seleção Brasileira, comanda a equipe feminina desde a parceria com o Audax, lá na reativação da modalidade, em 2016.

Em contrapartida, o ano de 2021 trouxe um dos maiores "desmanches" no feminino. Gabi Nunes, Giovanna Crivelari, Paulinha e outras foram grandes perdas para o Timão que, apesar disso, soube superar e se manter campeão.

Investimento na base

Você sabia que o Corinthians Feminino tem categoria de base? Sim. O clube investe na formação de atletas e tem uma estrutura profissional preparada para lidar com as nossas futuras promessas.

Além de cerca de 30 atletas, ainda temos na equipe de base:

Coordenadora - Thaissan Passos

Técnica Sub-17 e Sub-20 — Thaissan Passos

Técnico Sub-13 e Sub-15 — Rui Ybarra

Auxiliar técnica — Tatiana D'Anibbale

Analista de desempenho — Lizandra Nunes

Preparadora física — Raissa Jacob

Fisioterapeuta — Renan Junior

Médica — Dra: Gisele Brito

Psicóloga — Gabrielle Guedes

Auxiliar da categoria — Michael Silva

Interessante a presença de uma profissional de psicologia desde a base até o profissional.

Atletas profissionais

As jogadoras do Corinthians, desde 2020, são tratadas como profissionais. Essa conquista fez com que as atletas não fossem apenas prestadoras de serviços, mas passaram a ter direitos semelhantes ao masculino.

Com isso, as jogadoras puderam ter, além de direito de imagem, uma multa rescisória, com valores diferente para Brasil e exterior.

Muito embora a diferença salarial ainda seja enorme, esse passo é muito significativo na luta do futebol feminino no país.

Ideologia bem definida

Não basta apenas apresentar um projeto se ele não tem alma. O Corinthians Feminino não só é competente em colocar no papel tudo que o torna um sucesso, mas também ao trazer para o público de forma clara seu objetivos.

Não é segredo para ninguém que, junto ao espaço no esporte, o Corinthians busca espaço e respeito para as mulheres de maneiras geral.

A campanha #RespeitaAsMinas, com alto engajamento, representa bem a ideologia do Feminino do Corinthians. Teve até camisa especialmente destinada à causa e, pela primeira vez, divulgada com a equipe feminina protagonizando o ensaio.

Com a própria profissionalização do contrato das jogadoras, o Corinthians mostrou que não fica só na teoria, mas coloca em prática o que prega.

Reprodução/Corinthians

Reprodução/Corinthians

Surfando no hype

Desde que o Corinthians começou a colecionar títulos, o clube não perdeu a chance de aproveitar o engajamento cada vez maior da Fiel para conquista de vez os corações alvinegros.

Foram várias campanhas lançadas ao longo desses anos, como o #RespeitaAsMinas e, atualmente, #InvasãoPorElas que, pela segunda vez, levou uma multidão para a Neo Química Arena fazendo com que a equipe feminina colecionasse mais um recorde. Foi o maior público de uma partida feminina na América do Sul.

Alguma dúvida que as campanhas seguem sendo estrondosas?

Geovanna Bernardo / Time do Povo

Geovanna Bernardo/Time do Povo

Neste último domingo, 10, o Corinthians alcançou seu pico de popularidade no feminino, segundo o Google Trends.

Reprodução/Google Trends

Reprodução/Google Trends

Assuntos relacionados à equipe feminina, às jogadoras, aos profissionais do clube e tudo que se referia a mais essa taça ficaram em alta por um bom tempo e o clube se aproveitou disso para levar a modalidade para mais e mais torcedores.

Infraestrutura

Poucos clubes no país, sejam eles masculinos ou femininos, dispõem de uma infraestrutura tão diversa e completa.

O CT Joaquim Grava está totalmente disponível para que as jogadoras do feminino possam fazer seus trabalhos de musculação, fisioterapia e todo treinamento necessário para que se mantenham como atletas de ponta na modalidade.

Esse, certamente, é um dos segredos do sucesso dessas brabas.

Cris Gambaré

Não tem como falar sobre os motivos do sucesso do Corinthians Feminino sem citar o nome forte por trás de cada uma dessas conquistas, sejam elas em campo ou fora dele.

Cris Gambaré é a responsável pela modalidade desde sua reativação. A empresária está atrelada ao Corinthians, como conselheira, desde a época de Alberto Dualib e foi convidada para gerir o feminino.

Um sucesso gigantesco e uma competência inquestionável que elevou seu nome ao ponto de ser cotada para presidência do Corinthians.

"Além da forma profissional que conduzo a gestão, tive que quebrar barreiras por ser uma mulher falando e tratando de futebol, que é a mesma regra do masculino. Tive muito respeito e considerações pelo clube, FPF, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Conmebol, tudo na sua proporção, pois, ficamos 40 anos sem sermos vistas em campo. Bons resultados, time de recordes e ser considerado pela FIFA uma máquina absoluta, veio com muito trabalho meu, da comissão, staff e das atletas. Uma dedicação ímpar para estarmos merecendo o reconhecimento. A família futebol feminino é um orgulho pra mim. E o Corinthians é a grande cereja do ingrediente desse lindo bolo", afirmou para o portal Resenha das Minas.

Agora, seu desafio é ainda maior: encontrar um nome para substituir Arthur Elias.

Mas quem duvida que essa barreira seja superada com louvor? Ninguém, suponho.

Tudo isso faz do Corinthians Feminino um sucesso dentro e fora das quatro linhas. Que as meninas possam superar bem a saída de Arthur Elias para Seleção e se adaptem logo ao novo nome que as comandará.

O Corinthians Feminino segue dando alegrias em campo, mas estar na vanguarda da modalidade o eleva a um patamar ainda mais alto.

Viva as Brabas!

Veja mais em: Corinthians Feminino.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?