Venha fazer parte da KTO
x
Árbitro da final de 93 revela filho torcedor do Corinthians e diz que rival seria campeão de qualquer jeito
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Árbitro da final de 93 revela filho torcedor do Corinthians e diz que rival seria campeão de qualquer jeito

Coluna do Marco Bello

Entrevista de Marco Bello

17 mil visualizações 121 comentários Comunicar erro

Árbitro da final de 93 revela filho torcedor do Corinthians e diz que rival seria campeão de qualquer jeito

José Aparecido diz que Palmeiras seria campeão de qualquer jeito em 1993

Foto: Reprodução Internet

O ex-árbitro José Aparecido de Oliveira, hoje com 68 anos, carregou o escudo da FIFA e apitou diversas decisões estaduais e nacionais nos anos 90. Mas ficará marcado na história do futebol por causa de um jogo que aconteceu em 12 de junho de 1993.

Naquela ocasião, Aparecido foi o pivô da polêmica arbitragem da final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras, vencida pelo rival que seria campeão após 18 anos de fila.

Em conversa exclusiva com a reportagem do Meu Timão, Aparecido disse que não esquece aquele dia:

"Sim, sempre tem um ou outro pra falar, pra lembrar, e eu respeito dentro do possível. Eu acompanho às vezes, foi uma coisa que vai ficar pra história, então infelizmente não tem como eu viver sem isso".

Apesar de reconhecer que o jogo foi marcado por polêmicas e inclusive dizer que se houvesse o VAR poderia ter tomado algumas decisões diferentes, o ex-árbitro defende o resultado do jogo:

"O Palmeiras seria campeão de qualquer maneira. Se você pegar ali, e estamos falando depois de 23 anos, o Palmeiras tinha uns dez jogadores que serviram a Seleção Brasileira e foram campeões. Só naquele jogo lá, tinha o Mazinho, Antonio Carlos, Cesar Sampaio, Roberto Carlos, Edmundo, Evair, Edilson... Tinha time pra ganhar com folga. Não só do Corinthians, tinha time pra ganhar de qualquer um. Tanto que o Palmeiras ganhou o Paulista de 93, depois ganhou o Brasileiro, depois ganhou o campeonato de 94, ganhou o Brasileiro de novo, depois a Taça Rio-SP... Então não ganhou à toa, ganhou porque tinha time. Então você tá querendo tirar o mérito do time do Palmeiras e jogar em cima de um cidadão que sozinho foi pro campo, ele e Deus? Isso aí que eu não acho justo", disse.

José Aparecido faz ainda algumas comparações com outras arbitragens polêmicas:

"Você quer ver um grande exemplo, o Corinthians reclama, o torcedor do Corinthians reclama do jogo de 93, mas se você for analisar em 2005, por exemplo, Corinthians e Internacional no Pacaembu (Campeonato Brasileiro), o erro foi infinitamente mais grave que o meu! Não estou aqui fazendo crítica não, porque (Marcio Rezende de Freitas, árbitro daquele jogo) é um grande amigo meu, infelizmente errou. Como o (José Roberto) Wright errou, o Dulcídio (Wanderley Boschilia) errou, o Armando Marques errou, outro errou. Aí fica a pergunta: e por que só falam do José Aparecido? Aparecido, Aparecido, Aparecido... como se o José Aparecido tivesse apitado todos os jogos do século e só ele errou! Eu não acho isso legal e fico muito triste com isso", desabafou.

O pivô da polêmica, que hoje vive como advogado e administrador de uma pequena empresa, ainda revelou ao Meu Timão um fato curioso. O filho que, em 93 tinha apenas 19 anos e estava no Morumbi, é torcedor do Corinthians:

"É corinthiano doente, doente! Meu filho tem tudo o que é do Corinthians, meu filho tem boné, tem chaveiro, tem toalha, tem camisa, tem tudo, é fanático pelo Corinthians!", revelou.

E o filho não ficou bravo com a sua arbitragem não?

"Não, não. Ele tava no campo, assim, e se você for olhar o jogo friamente, se a gente for falar de um erro, se for falar de um erro, se é que foi um erro esse lance em um jogo de 120 minutos (ele se refere à não expulsão do atacante Edmundo, do Palmeiras, após uma entrada clara e desleal em Paulo Sérgio), você crucificar um árbitro porque não expulsou um jogador pra mim é demais".

José Aparecido passou por problemas graves de saúde em 1995, quando teve que lutar contra um câncer, e desde lá desapareceu da mídia e diz não ter mais contato com ninguém do futebol:

"Uma parte do que tive foi de mágoa, foi sim. Ouvi muitas coisas na televisão e no rádio. Hoje eu to bem, graças a Deus. Tive alguns problemas bastante sérios de saúde, mas hoje graças a Deus eu estou bem. Recuperado, graças a Deus", disse.

E você não tem vontade de voltar ao convívio do futebol, a conversar com ex-árbitros, a viver mais de perto o dia-a-dia?

"Não tenho. Não tenho. Eu fiquei mais de 20 anos correndo atrás disso, é um sacrifício muito grande. Você abandona a família, não vê os filhos crescerem... e assim, isso também, o fato do jogo, essas coisas... algumas coisas me aborreceram. De vez em quando eu encontro um ou outro que, assim, tá com a cabeça ruim e acaba gritando, acaba me ofendendo. Aí você corre um risco, né. Posso acabar discutindo e criar uma situação que eu não quero mais pra minha vida. Eu não tenho necessidade disso, faço minhas coisas, tenho a minha empresa, vou para as minhas audiências e vou tocando minha vida", finalizou.

Falando em final Corinthians x Palmeiras...

Veja mais em: História do Corinthians, Jogos Históricos e Dérbi.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?