Venha fazer parte da KTO
x
Corinthians pode ter investimento estrangeiro para zerar dívida
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Corinthians pode ter investimento estrangeiro para zerar dívida do clube

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

78 mil visualizações 286 comentários Comunicar erro

Corinthians pode ter investimento estrangeiro para zerar dívida do clube

O presidente Roberto de Andrade tenta zerar a dívida do clube

Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

A diretoria financeira do Corinthians negocia com alguns fundos de investimento para tentar sanar a dívida total do futebol do clube. Os fundos são brasileiros, mas os investidores podem vir de fora do país, e um dos fundos que negocia com o clube tem investidores principalmente nos Estados Unidos.

A escolha pelos fundos acontece por causa da dificuldade que o clube tem de contrair empréstimos em bancos do Brasil, pela falta de garantias que pode dar. Os bancos exigem a garantia mínima do valor total emprestado.

Para os fundos, o Corinthians negocia dar como garantia todos os recebíveis dos próximos anos. São eles: os valores de patrocínios e de televisão que o clube tem a receber. Direitos de jogadores não entrarão no negócio.

Os fundos são formados por diversos investidores, cada um investindo uma cota do total da carteira (valor emprestado). O valor do lucro de cada um é proporcional ao valor da cota investida.

O acordo ainda não foi fechado justamente porque o Corinthians tenta negociar as taxas de juros para baixo, enquanto os investidores estrangeiros querem elevar a taxa pelo chamado “risco-Brasil” (os problemas que afetam a economia do nosso país). Quanto maior o risco, maior o lucro que o investidor quer ter no negócio.

O valor total também está sendo tratado, pois as vendas de atletas como Petros, Matheus Cassini e Fabio Santos diminuíram um pouco a dívida com bancos e com empresários, e a folha salarial do futebol diminuiu com as saídas também de Emerson e Guerrero.

O negócio contempla apenas as dívidas do futebol, não tendo qualquer vínculo com o pagamento das contas da Arena Corinthians em Itaquera.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Weyber

    Ranking: 2146º

    Weyber 1004 comentários

    @wmdf22 em

    Isso aí tem que usar a cabeça, fazer boas manobras financeiras muito bem planejadas para não quebrar com clube... Muitos estão criticando a gestão de Roberto de Andrade, mas por em quanto esta se mostrando muito competente e com os pés no chão para acertar a vida do Clube. SIM tem algumas coisas que ainda não estão 100% claras ou resolvidas, mas pelo visto estamos no caminho certo!

  • Foto do perfil de Elias

    Ranking: 5195º

    Elias 403 comentários

    @eliassccp em

    Eu já vi esse filme antes, chamava-se MSI.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de wagner

    Ranking: 831º

    Wagner 2165 comentários

    203º. @guito em

    Estou igual á são tomé só acredito vendo!

  • Foto do perfil de Enzo

    Enzo 60 comentários

    202º. @enzo.perez em

    É uma saída boa o Corinthians devia R$300 milhões(se tiver errado me corrijam sobre o valor). Então o único cuidado que o Corinthians deve ter e que terá que ter o dinheiro para pagar depois que todas sua dividas sejam quitadas mas eu acho muito arriscado deixar como garantia os direitos de imagem e o patrocínio a Caixa já disse que ano que vem encerra todos seus patrocínios com os clubes da serie A e serie B e não fazera mais parte do futebol com excesão do Corinthians cujo contrato vai até março e será a única excesão da Caixa. Depois disso o Corinthians vai ter que começar a saga achar um patrocinador master para estampar a camisa porque temos exemplos no Brasil como o do São Paulo que tem salários atrasados, uma crise financeira que estava escondida por Aidar e que agora tem jogadores sem receber e no São Paulo já disseram que ainda ainda não pensam em processar e nessa hora o patrocínio master faz muita falta para pagar jogadores e pendencias com outras entidades!

  • Foto do perfil de Julio

    Julio 73 comentários

    201º. @julio.wallace.correi em

    Clube empresa. Demorou. Dirigentes contratados e pagos (assalariados) para assumir a gestão do clube. Não deu certo, ou fez cagada vai pra rua e paga o prejuízo que deixou.

  • Foto do perfil de Pedro

    Ranking: 605º

    Pedro 2855 comentários

    200º. @pedro.kayky.teodoro1 em

    Será que o amarilla ou o boca vão ter que pagar mesmo aquela indenização?

  • Foto do perfil de Rodrigo

    Ranking: 6709º

    Rodrigo 293 comentários

    199º. @cilim em

    Outro msi não.. Vamos fazer as coisas certas e com prudencia..vlw