Venha fazer parte da KTO
x
O amor de Fábio Santos no Corinthians e o futebol muito além dos números
Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

ver detalhes

O amor de Fábio Santos no Corinthians e o futebol muito além dos números

Coluna do Tomás Rosolino

Opinião de Tomás Rosolino

5.5 mil visualizações 50 comentários Comunicar erro

O amor de Fábio Santos no Corinthians e o futebol muito além dos números

Fábio Santos em ação no jogo contra o Grêmio pelo campeonato brasileiro

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Fábio Santos voltou ao Corinthians aos 35 anos de idade depois de mal jogar no Atlético-MG no último ano. Reserva e em uma idade na qual os jogadores já pensam no final da carreira, parecia ser apenas uma aposta para compor o grupo, mas precisou de poucos jogos para mostrar que ainda tem bastante a oferecer ao Timão.

Desde que estreou contra o Vasco, o experiente jogador pareceu dar continuidade à trajetória interrompida em 2015. Todos os corinthianos já estavam acostumados a vê-lo no setor e acompanharam rapidamente um jogador de números pouco expressivos mostrar como a parte humana do jogo influencia muito no desempenho em campo.

Fábio não tem o poder ofensivo de Arana ou Kléber nem é uma fortaleza defensiva como foram Wladimir e Sylvinho. Com inteligência, porém, consegue um desempenho muito além do médio para o setor e mostra um apreço pelo clube onde foi campeão. "O Fábio era muito feliz aqui, sempre fala que tem saudades", disse um amigo meu do clube algumas vezes durante esse hiato de 2015 a 2020.

Outro amigo, Caju, esse torcedor, ressalta que a paixão de Fábio pelo Corinthians foi evidente desde o começo. Criado no São Paulo e torcedor do clube do Morumbi na infância, ele mostrou respeito total pelo Timão desde a primeira assinatura de contrato. Admirado com a torcida, tornou-se querido pela própria ao mostrar-se adaptado e com muita vontade dentro das quatro linhas.

Na minha opinião, é claro que um outro jogador com os números e as valências de Fábio Santos poderia não ser a solução imediata para um setor tão criticado nos últimos anos. A combinação dessa parte do jogo com o lado emocional, a entrega e a inteligência do camisa 26, porém, transformam-no em encaixe perfeito no setor.

"Ah, quero ver quando ele falhar". Sim, óbvio, tudo isso não deixa Fábio imune a críticas e erros, ainda mais com o tempo passando e ele não ficando mais novo. Sua capacidade, no entanto, é indiscutível.

Obs: por último, peço que olhem com atenção o lance em que Pepê recebeu na esquerda, trouxe para dentro e deu o corte para fora em Fagner. O lateral direito fez o movimento correto, assim como no jogo contra o Atlético-MG, mas frente aos mineiros Marllon não teve a leitura do lance. Fábio, mais baixo e com menos poderio físico que o zagueiro, mostrou que a capacidade de leitura joga muito a seu favor ao chegar bem para travar o que seria um lance claro de gol para o Grêmio.

Veja mais em: Fábio Santos.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Tomás Rosolino

Por Tomás Rosolino

Tomás Rosolino é jornalista faz um tempo. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ex-Agora SP e Gazeta Esportiva. Hoje no Meu Timão. Vejo muito esporte, todo dia, o dia todo.

O que você achou do post do Tomás Rosolino?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Torcedor

    Ranking: 132º

    Torcedor 7555 comentários

    @edson.santo.andre em

    Concordo com a análise atual mas não devemos esquecer. Ele está na descendente fisicamente e ao passar dos meses perderá essa capacidade física pouco a pouco.

    Elogiável sua vontade em campo, pensando em um curto prazo beleza, médio e longo prazo não teremos mais esse jogador nessas boas condições (lembram do Zidanilo...). Infelizmente o tempo passa pra todo mundo.

    Mas legal ver o Fábio Santos assim. Que seja eterno enquanto dure!

  • Foto do perfil de FLAVIO

    Ranking: 1594º

    Flavio 1303 comentários

    @flavinho10 em

    Fábio Santos é um profissional exemplar no clube. Sua trajetória está igual ao Danilo. Sempre defendeu o Corinthians com garra. Nunca criou polêmicas e sempre respeitou o manto. Quanto a ele ser torcedor de outro clube não tem problema nenhum. Aliás todos os jogadores tem um clube que torciam. Pra mim o Fábio Santos está no mesmo grupo de Danilo, Cássio, Ralf, Paulinho. Esses caras dignificaram o manto sagrado. E teve gente que criticou a contratação dele... Ele joga de terno.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Raphael

    Ranking: 6515º

    Raphael 304 comentários

    50º. @ratimao Apoiador em

    Entre os melhores do Corinthians paira sombranceiro o Fagner.

    Faz tempo que é o melhor defensor, o melhor atacante e também tem dado grandes assistências.

    Este sim merece ser chamado de MONSTRO (faz tempo). Atualmente tem também apoiado o meio. Quer mais?

    Vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Altemir

    Ranking: 637º

    Altemir 2670 comentários

    49º. @souieuuai em

    A leitura de jogos dele é fantastica

  • Foto do perfil de Claudio

    Ranking: 7037º

    Claudio 274 comentários

    48º. @claudio.shoki.kavagu em

    Indiscutível o ótimo momento do Fábio, que seja duradouro, mas independente disso, terá o nosso respeito, enquanto honrar o nosso amado time

  • Foto do perfil de Sergio

    Sergio 50 comentários

    47º. @sergio.fernandes.do1 em

    Tio Chico foi a melhor contratação pelo atual momento baita profissional

  • Foto do perfil de Antonio

    Ranking: 84º

    Antonio 9908 comentários

    46º. @antonio.godoy.junior em

    Nunca duvidei do futebol de FÁBIO Santos sim é um bom lateral e regular, duvidei da sua volta que poderia nos ajudar FELIZMENTE queimei minha boca ele não só voltou como hoje é o titular da posição joga bem e muito regular ajudou a melhorar a performance da zaga que ainda há momentos de pânico, obrigado FÁBIO Santos pela sua volta, pelo seu PROFISSIONALISMO que falta a alguns jogadores, pelo seu empenho, dedicação e principalmente pela raça sem esquecer do futebol