Venha fazer parte da KTO
x
Está bem claro quem são os verdadeiros culpados pela situação do Corinthians
Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

ver detalhes

Está bem claro quem são os verdadeiros culpados pela situação do Corinthians

Coluna da Ana Paula Araújo

Opinião de Ana Paula Araújo

16 mil visualizações 116 comentários Comunicar erro

Está bem claro quem são os verdadeiros culpados pela situação do Corinthians

Cássio durante jogo do Corinthians contra o RB Bragantino

Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Cássio, Paulinho, Augusto, António, Fagner... esses são os nomes que mais são citados quando se trata de apontar o dedo para alguém e o eleger culpado pelo momento do Corinthians. Mas parece que o pessoal entende a palavra "momento" de forma muito literal porque o Corinthians não vive um momento ruim. Esse "momento" já vem acontecendo há vários anos.

Está na hora do Cássio dar a vaga para outro goleiro, de preferência Carlos Miguel? Sim. E na minha opinião isso é bem claro. Mas é culpa exclusivamente dele tudo de ruim que o Corinthians viveu nas últimas temporadas? Quantas vezes avançamos nos pênaltis por ele ter pegado alguma cobrança? Será que foi só o arqueiro que falhou e se sair tudo simplesmente vai melhorar? Não estou aqui defendendo a sua titularidade, me posicionei contra ela várias vezes, inclusive, mas não é possível que o goleiro seja o grande algoz corinthiano nesse tempo todo.

Paulinho? O cara nem jogando estava, logo, como pode ser apontado como o vilão? Para começo de conversa, nem ter voltado ele deveria. Aliás, se bem me lembro, ele nem queria. O Corinthians foi sua última opção. Agora seria o momento de consertar esse erro aproveitando que ele está em plenas condições físicas e dizer adeus para o volante de vez.

Fagner? Acho que Fagner ficou aquém muitos jogos mesmo, mas eu o vejo como o único desses medalhões que ainda consegue entregar um futebol decente. Minha perspectiva para ele é que, se bem gerido, entrega bastante. O mais estranho é que Fagner é o mais apontado como líder da tal panela, como alguém que age nos bastidores para derrubar técnicos, mas é o único que ainda exergo lampejos de algo no nível do Corinthians. Não que eu seja a defensora ferrenha da sua titularidade. Precisa ir atrás de alguém à altura para a lateral, mas toda essa teoria da conspiração é exagero.

António? Esse chegou ontem e já mostrou que pode melhorar o desempenho da equipe. Não é fazendo rodízio de treinador que vamos conseguir algo, pelo contrário. Até agora eu sou a favor de manter o trabalho do português. Acho que, se ele passar por essa crise, tem potencial para colocar esse time nos trilhos, principalmente se receber alguns reforços pontuais.

E o Augusto? Para mim, Augusto também não precisa sofrer cobranças além daquilo que ele deve. O torcedor pode e tem que cobrar, mas se limitando naquilo que é de competência do atual presidente, ou seja, de janeiro para frente.

De quem é a culpa afinal? A culpa é claramente do tempo. Do tempo que o Corinthians sofreu nas mãos de amadores, mais de um década. E agora é hora de colher os frutos podres que são resultado dos erros. Cabe ao clube, na figura da sua direção, tentar ir surfando na crise, ir consertando o que puder e acertando mais que errando agora para, daqui alguns anos, colher os frutos sadios.

Uma Série B seria algo impensável? Eu não sei para vocês, mas apesar do sentimento de obviamente não querer o clube lá, eu compreendo que todo aglomerado de malfeitos o tem levado cada vez para mais perto desse desfecho.

E aos torcedores, como vocês e eu, cabe aceitar o resultado se ocorrer e apoiar como sempre. Claro que a cobrança sempre vai existir e deve. Não temos que deixar os dirigentes, jogadores ou treinadores confortáveis para quem pensem estar tudo bem, mas é necessário filtro e discernimento para não sermos precoces ao condenar e executar quem não tem culpa.

A torcida, historicamente, é a verdadeira heroína no fim das contas. Levou o time a triunfos inimagináveis só com seu apoio e vai ser assim sempre. E sei que parece egoísmo pedir paciência a todos os torcedores, afinal, vocês a tiveram e têm por tantos anos, mas vamos tentar não tumultuar mais. Cobrar dentro dos limites é saudável e bom para o clube, exgerar é perigoso.

Dá para cobrar quem já saiu do clube? Não dá! E eu garanto a vocês que tudo que quem já saiu mais quer é esse caos. Não deem esse gostinho a eles.

Veja mais em: Cássio, Augusto Melo, António Oliveira e Fagner.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna da Ana Paula Araújo

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

O que você achou do post da Ana Paula Araújo?