Venha fazer parte da KTO
x

Depoimento de um Anti Corinthiano após o mundial

4.7 mil visualizações 24 comentários Reportar erro

Após assistir um grande jogo de futebol, ver um clube brasileiro conquistar o título mundial, fui incentivado a deixar o jornalismo de lado para, nessa semana, escrever do ponto de vista de um torcedor rival. Não é fácil assistir a festa alheia, mais difícil ainda é admitir e aplaudir a competência do rival.

O primeiro ato do torcedor rival: após o título corintiano a primeira atitude de muitos de nós, rivais, é tentar diminuir o feito alvinegro. Alguns dizem que foram os primeiros a conquistar esse título. Outros dizem que tem duas ou três taças como essa. Há também aqueles que tentam desmerecer o adversário da final corintiana. Afinal, como é possível admitir que o Corinthians, o time que até outro dia era motivo de chacota por não conquistar títulos internacionais, de repente se torna Campeão da Libertadores e Campeão do Mundo? Não, o torcedor rival não aceita.

O segundo ato do torcedor rival: é preciso mostrar qual clube é maior e mais vitorioso:
- Meu time é tri campeão do Mundo e da Libertadores, estamos acostumados a ganhar esses títulos.
- Meu time é o soberano
- Meu time tem três Libertadores e dois Mundiais.
E assim segue a discussão. Lembra aquelas briguinhas de criança que diz: - meu pai é melhor que o seu. Esquecemos que todos são grandes e suas conquistas não precisam servir para diminuir as conquistas alheias.

Terceiro ato do torcedor rival: é essencial tentar diminuir a festa da torcida campeã. Primeiro reclama-se do barulho (provavelmente se os papéis fossem invertidos, quem hoje reclama estaria fazendo a mesma festa), é preciso dizer que não sabem comemorar, e muitas vezes as reclamações vem acompanhada de palavrões e xingamentos.

Tudo isso deixa claro que o Corinthians era o Corinthians, e ponto. Dizer que o Corinthians era o Brasil no Mundial da FIFA é besteira. E não adianta nada que corintianos façam provocações, ou algo do tipo, dizendo que os rivais são anti-corinthians, pois seus times não têm competência para disputar títulos dessa magnitude. Pura besteira, afinal, os corintianos foram anti-Santos em 2011, anti-São Paulo em 2005, anti-Palmeiras em 99. Isso é absolutamente natural. Ter grande parte do país torcendo contra não é privilegio do Corinthians.

Rival que é rival torce contra, e não há mal nenhum nisso. Ver o clube inimigo triunfar do outro lado do Mundo não é prazeroso, ver a festa dos torcedores então, menos ainda. Após ler muitas manifestações e refletir, é possível chegar a uma conclusão: isso se chama inveja. Sim, inveja. Ou os torcedores de Palmeiras, Santos e São Paulo não gostariam estar no lugar dos corintianos? (provavelmente aparecerão torcedores dizendo que já viram seus times triunfar, etc. Então não gostariam de repetir a dose?). Pois bem, nós, torcedores rivais sentimos inveja, não do Corinthians em si, mas sim da conquista.

Ainda assim, em meio a toda rivalidade, a inveja e a dor de cotovelo, é preciso reconhecer (e poucos fazem) a grandiosidade da conquista corintiana. É complicado para um rival, mas não tem como não dizer que o Corinthians foi campeão enfrentando o bom e dedicado Chelsea, não há como negar a brilhante partida feita por Cássio. É preciso destacar que o alvinegro teve bom número de posse de bola, soube se defender muito bem, atacou quando teve oportunidades. O Corinthians, diferente do que fez o São Paulo em 2005 e o Internacional em 2006, foi campeão jogando futebol, buscando resultado, disputando um jogo franco, de igual para igual com os europeus, sem se postar apenas na defesa (São Paulo e Inter foram campeões com méritos, mas ambas as equipes buscaram a vitória jogando totalmente na defesa, esperando uma única oportunidade de fazer o gol, deu resultado, não há problema algum nisso, é uma forma de vencer).

O Chelsea pressionou, em alguns momentos mereceu o gol, mas o Corinthians também teve momentos em sufocou os ingleses. A diferença é que os brasileiros (ou melhor, o peruano) souberam aproveitar a oportunidade mais clara de gol, os ingleses, não. Se analisarmos o jogo como um todo, fica claro que o título ficou sim em boas mãos. Não há como diminuir e desmerecer, não há como contestar, dizer que foi roubado, não há como dizer que foi sorte. O Corinthians é competente e sua torcida foi espetacular no Japão. Contra fatos não há argumentos.

Prefiro terminar esse texto com a frase do sãopaulino manobrista do estacionamento em que deixo meu carro, na segunda-feira, quando os corintianos ainda expunham suas bandeiras nos carros e sacadas: - Eu sequei, acordei cedo só pra secar o Corinthians, mas não deu, os caras são bons, tem que admitir, fazer o que né?! São campeões. Agora acabaram as piadas de vez, né?!

Pois é, torcedores rivais, dessa vez, ficamos chupando dedo (e isso não quer dizer que nossas conquistas são esquecidas ou diminuídas). Parabéns, Corinthians, Campeão Mundial 2012.

Fonte: 3° tempo

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Marcelo

    Ranking: 752º

    Marcelo 2359 comentários

    @marcelo.franco em

    Eu torci para o Santos ano passado.. Mas só durou até eu ver a postura covarde do time. Ou seja, durou poucos segundos...

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ricardo

    Ranking: 2149º

    Ricardo 990 comentários

    24º. @ricardo.gelpke em

    Obrigado, e parabéns pela sua reportagem linda... Isso sim e um torcedor CIENTE!

  • Foto do perfil de Doni

    Ranking: 76º

    Doni 10816 comentários

    23º. @30milhoes em

    ...ENTAO SE PREPARA PORQUE VIRAM MUITOS títulos para o Timão, E PRA vocês VAI VIRAR UM TEDIO DE TANTO ESCUTAR: Timão, CHUPA AQUI É NOIS MANO, A mídia só FALANDO CORINTHIANS, ETC... A VANTAGEM PRA vocês NO DIA DO JOGO DO Timão, É QUE não terá TRANSITO, ASSALTO, METRO LOTADO, ONIBUS LOTADO, REBELIAO... O Brasil PARA! Então, VAI SE ACOSTUMANDO. OU COLOQUE UMA CORDA NO PESCOÇO E PULE NO TIETE...

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 91º

    Eduardo 9610 comentários

    22º. @eduardoalves em

    Antis podem começar a se matar, ou melhor fiquem bem vivos porque toda sua raiva e inveja nos deixa ainda maiores.

  • Foto do perfil de Reinaldo

    Ranking: 1023º

    Reinaldo 1848 comentários

    21º. @reizinho em

    A realidade é patente: CADA UM NO SEU QUADRADO. Corinthiano torce para o Corinthians, palmeirense, saopaulino, santista, flamenguista, etc...cada com o seu e ponto. Isso é a essência do futebol. O que me interessa um anti falar que o Mundial de 2000 não vale? Para mim e a Fifa valem é o que basta! Sou corinthiano tanto na vitória como nas derrotas...vivo Corinthians e respeito aqueles outros torcedores que sentem o mesmo pelo seu time. Somente não concordo com aqueles torcedores de ocasião (diga-se vitórias), que não acompanham futebol e querem tirar onda, e que tenham mais de um time. Isso não existe, por isso que as pesquisas dizem que a do Flamengo é maior que a nossa, pudera, no nordeste o cara geralmente tem dois times...isso é ridículo! VAI CORINTHIANS! (EU NASCI ASSIM, GRAÇAS A DEUS!)

  • Foto do perfil de CLÁUDIO

    Ranking: 67º

    ClÁudio 12715 comentários

    20º. @soucorinthians em

    ANTI, É ANTI ATÉ NA HORA DE RECONHECER OS MÉRITOS DO RIVAL (RIVAL NO SINGULAR, PORQUE O CORINTHIANS É O RIVAL DE TODOS) " ESQUECEU" DE PROPÓSITO O MUNDIAL DE 2000, SÓ PARA LEVAR MILHÕES DE CHUUUUUUUPAAAAAAAA, SOMOS BI-MUNDIAL. CORINTHIANS SEMPRE.