Venha fazer parte da KTO
x

Comentário de Nica em "Comentário de Isabela no Meu Timão"

Nica

Nica Nadal

Isabela respeito a sua discordância com meu ponto de vista, mas infelizmente é o que vivencio nos estádios. Se existem homens que também vão ao estádio e tiran seus selfies e pouco prestam atenção ao jogo? Sim, claro que tem. Isso não é um demérito apenas feminino. Que seja algo cultural? Sim, também existe essa questão. Mas pelo lado deles também existe esse mesmo preconceito: homem não chora, homem não pode gostar de balé, homem tem que prover a família, etc.
Va para o estádio se você realmente quer ir ver o jogo! O que quis dizer é de que não vejo de maneira nenhuma machismo com as mulheres no estádio, vejo sim desinteresse das próprias: muitas não veem a menor graça em ver os caras atrás de uma bola; não tem paciência pra 90 min. E isso não é sexismo, é simples gosto... Personalidade. O grande problema é você não gostar, ir ao estádio e tirar a oportunidade de quem realmente gosta de ir. (E isso sendo mulher ou homem!)

em Notícia > Comentário de Isabela no Meu Timão

Em resposta ao comentário:

Nica, o que você está fazendo é reproduzindo um discurso machista e reforçando o preconceito. Falar que mulher vai no estádio tirar selfie e sabe nome de personagem de novela é uma generalização perigosa... Eu conheço muito mais cara que tira selfie em estádio do que mulher, e nem por isso eles são desprezados ou tem o interesse deles no futebol minimizado. É muito perigoso quando uma mulher reproduz um discurso desses, porque valida a ideia pré-concebida de que mulher é fútil e desinteressada do futebol. Além disso, direito e respeito são coisas que se exige sem contrapartida - não cabe a ninguém criar "pré-requisito" pra que alguém tenha um direito. Enfim, sendo você torcedora, corinthiana, frequentadora do estádio e mulher, vá ao evento para que possamos conversar umas com outras mulheres sobre os desafios que vivemos ao invés de apontar o dedo! :)

Responda o comentário da Nica

  • 1000 caracteres restantes

Réplicas desse comentário

  • Foto do perfil de Isabela

    Isabela Abrantes 51 comentários

    2º. Isabela Abrantes em 27/02/2016 às 16h54

    Entendo o seu ponto, e não estou invalidando a sua observação, mas proponho uma reflexão: o que será a causa x consequência no desinteresse? Será que o futebol não é pra mulher porque ela é desinteressada ou será que ela não é desinteressada porque o futebol não é pra ela? A imprensa esportiva (apesar de um sem números de excelentes jornalistas mulheres) só traz bancadas masculinas. As poucas mulheres em geral são escolhidas pelo atributo físico e não pelo conhecimento no esporte. A publicidade ao redor do esporte, parece ignorar que as mulheres também são o público-alvo. Quando se trata do jogo, em especial, o talento da mulher é relegado - você pode dar uma navegada pelos jornais e vai ver que em época de evidência do futebol feminino ele sempre tem a ver com a beleza física, as musas, e a estética das jogadoras, mais do que com a competência em campo. Então, é natural que - na falta do espaço amigável - falte também o interesse... é por isso que esse debate é tão importante!

  • Foto do perfil de Hugo

    Hugo Pedaes 12.374 comentários

    1º. Hugo Pedaes em 27/02/2016 às 15h04

    Isso é verdade. Quando vejo as que realmente assistem ao jogo acho ótimo. Espero que o número das que realmente gostam de futebol aumente cada vez mais, assim como os caras que vão só pra tirar selfies comecem a realmente ir por gostar de todo o espetáculo.