Arena Corinthians explica resultado de pesquisa e estratégias para melhor atender a Fiel
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Por Meu Timão
Desde que foi inaugurada, a Arena Corinthians é sinônimo de bons públicos. Apesar dos excelentes números, nem tudo é positivo na casa alvinegra. Na última terça-feira, o clube divulgou uma pesquisa para mostrar qual o perfil do torcedor que vai ao estádio em Itaquera. Nos dados obtidos, chamou atenção a elitização dos frequentadores do local - 35% dos entrevistados ganham de R$ R$ 8.800 até mais de R$ 17.600.
Diante deste resultado, a assessoria da Arena se posicionou para esclarecer alguns pontos da pesquisa. O grupo aponta algumas justificativas para explicar o fenômeno. Segundo a assessoria, as perguntas sobre renda mensal foram realizadas para grupos, não de forma individual. Outro fator apontado como possível motivo para essa elitização foi o método da realização do estudo. As 12 mil entrevistas foram pela internet, sendo que, de todas essas, 71,9% são cadastrados no Fiel Torcedor.
A Armatore, Market + Science, empresa responsável pelo levantamento, também se posicionou e esclareceu que o critério levado em conta para definir as classes sociais foi o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Nesse sentido, o resultado que deveria se levar em conta apresenta que 54,9% dos frequentadores da Arena estão inseridos nas classes C, D e E, 23,8% na B e 12% na A. Essa mudança se deve as outras variantes inclusas nessa avaliação: nível de conforto, escolaridade e serviços públicos. As informações são do UOL Esporte.
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Apesar do resultado controverso, os responsáveis pela Arena valorizaram a necessidade das pesquisas, realizadas semestralmente pelo clube. Mais do que expor dados, os estudos servem para definir atitudes pontuais para aumentar a renda, a lotação e melhorar a experiência do torcedor. As ações possibilitadas por esses resultados vão dos preços de ingresso até ações como o Esquenta da Fiel.
"A precificação dos ingressos e definição de pacotes para os jogos da temporada têm base nos dados colhidos nos últimos anos. Um exemplo disso é a taxa de ocupação do setor Oeste Superior nesta temporada, próxima de 100% depois que readequamos os preços a partir do que ouvimos dos torcedores", valorizou Cesar Sbrighi, gerente de marketing da arena, em entrevista ao portal.
"Percebemos que os torcedores queriam alguma ação pré-jogo. Implementamos o evento e fomos aprimorando. Em pesquisas realizadas sobre o Esquenta, verificamos que mais de 80% dos torcedores gostavam de samba, então procuramos oferecer atrações neste estilo. O copo e o balde de pipoca personalizados são produtos que surgiram e foram aprimorados com a pesquisa também, assim como a oferta de alimentação", completou.