Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Tática Corinthians vs Red Bull

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Jefferson

Ranking: 3.482º

Jefferson 860 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/04/2016 às 08:18
Por Jefferson Farias (@jefferson.farias4)

Pessoal,

Já vi muita gente criticando o Tite por não ter mudado o esquema de 4-1-4-1 para encaixar melhor o Guilherme, Giovanni Augusto e André. Então decidi analisar mais a parte tática no jogo de domingo, com isso notei algumas diferenças muito claras no nosso esquema de jogo.

Principal diferença

O esquema muda se o time está atacando ou defendendo. Na defesa, se mantém o 4-1-4-1 com Elias e Guilherme dando o primeiro combate aos volantes, André marcando os zagueiros e Giovanni Augusto e Lucca fechando os laterais.

Já no ataque ficamos com uma espécie de 3-4-3, explico melhor abaixo.

Função do Fagner

Quando o time do Corinthians vai para o ataque, o Jadson têm ocupado a faixa de atuação do Jadson no time do ano passado, bem avançado e aberto pela direita.

Função do Elias

Vejo ele fazendo mais o que o Renato Augusto fazia no ano passado, buscando a bola junto ao Bruno Henrique e triangulando com o lateral e o meia (Giovanni).

Função do Guilherme

Ele tem feito uma função bastante diferente do que já vimos nesse esquema do Tite. Reparei que quando o Corinthians tem a bola, ele não volta até o volante para armar o jogo e sim encosta no André, ele tem jogado em volta da meia lua da área adversária, recebendo a bola e distribuindo pra dentro da área criando chances de gol ou chutando de fora da área. Acho que esse posicionamento, tem feito ele crescer e muito.

Função do Uendel

Como o Fagner tem feito muito mais o papel de ponta direita do que de lateral, quando estamos atacando, o Uendel tem fechado como uma espécie de terceiro zagueiro ou segundo volante de contenção, já que naquele lado temos um atacante de beirada com aproximação do André e do Guilherme, ele fica mais preso para evitar contra ataques. Quando precisa de apoio daquele lado, tem aparecido mais o Bruno Henrique do que o Uendel.

Função do André

Tende a crescer agora que o Guilherme joga mais próximo dele. Tem capacidade de fazer tabela e finalizar dentro da área.

Tite

O cara é definitivamente um monstro, o 4-1-4-1 dele é extremamente eficiente e têm se mostrado versátil, o que é fundamental no futebol de hoje, com a mesma disposição de jogadores pode se mudar a função e trocar a característica do time como um todo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Marco Tulio Vieira

Ranking: 1.397º

Marco 2.284 posts

@marco.tulio.vieira em 19/04/2016 às 09:36

Pensei que era um post do Thiaguinho no Meu Timão

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Esdras Satiro

Ranking: 296º

Esdras 7.720 posts

@esdras.satiro em 19/04/2016 às 11:07

Parabéns pelo Post!

Tite é sem duvida o melhor treinador do País, é até redundancia dizer isso.

Eu gostaria muito de ver ele treinando a seleção, calma ai pessoal, mas só depois que não existir mais essa corja na CBF e depois que que ter ganho pelo menos mais uns 3 títulos mundiais com o Timão. Mas espero que demore até 2030 para ele aceitar o convite da CBF...rs

Foto do perfil de Gabriel Guedes

Ranking: 344º

Gabriel 6.801 posts

@gabriel.guedes7 em 19/04/2016 às 10:56

Muito bem notado e entendo o que quer dizer.

A única coisa que descordo são os números. Não vejo como 3 zagueiros pois enxergo o Uendel como um lateral que segurou na defesa quando o oposto foi para o ataque. Tanto que o Bruno Henrique fica mais para a direita cobrindo o espaço do Fagner.

O Tite já fazia movimentação semelhante quando o Edenilson era lateral. O Fabio segurava mais, fechando com os zagueiros e o Ralf cobrindo a direita, mais deslocado.

Portanto, vejo apenas como uma movimentação ofensiva do 4-1-4-1 e não uma mudança de esquema. É uma situação de jogo.

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 19/04/2016 às 10:52

Legal sua análise.

Foto do perfil de Lucas Silva

Ranking: 1.379º

Lucas 2.311 posts

@lucas.camargo11 em 19/04/2016 às 10:50

Thiaguinho é você?

Publicidade

Foto do perfil de Renato Higa

Renato 30 posts

@renato.higa em 19/04/2016 às 10:49

No sábado estive na Arena, e percebi uma alternativa que o Tite encontrou para sair da defesa. Quando o time adversário está marcando lá em cima, o Fagner abre bem na direita, porém o Bruno Henrique começa a distribuir pela esquerda, juntamente com isso, o adversário fecha o canto esquerdo, deixando o Fagner livre. Ai cabe alguém lançar o Fagner no corredor. Aconteceu 2x isso ai. Ai o Técnico do Red Bull percebeu e colocou um atacante colado no nosso lateral, acompanhando ele. Mas é uma ideia boa, o Tite é fod...!

Foto do perfil de Douglas Fernando Silva

Ranking: 87º

Douglas 15.552 posts

@dougnando em 19/04/2016 às 09:36

Eu curto o 4141 e sou a favor da manutenção desse esquema

Muito mais fácil os jogadores se encaixarem do que ficar mudando de esquema toda hora por causa do elenco...

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.218 posts

@sandra.lima4 em 19/04/2016 às 09:14

Perfeita a sua análise.

Vai Corinthians.