Tópico Lendário

Análise tática jogo Corinthians e Botafogo: escancarando as falhas do time

Tá difícil defender certos jogadores. E principalmente Tiago Nunes, que nesse jogo falhou taticamente. O jogo contra o Goiás, por incrível que pareça, foi mais organizado que esse, que foi um verdadeiro caô de mal posicionamento e jogadores específicos indo pra marcação por opção do técnico.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi uma vergonha, e nem vou falar do frango do Cássio: Fagner, apesar do gol, pecou muito na marcação e passe, Gil errou demais, Camacho e Cantillo falhando demais na marcação. Quando Ramiro recebe a bola, ele é caçado porque ele não tem quem adiantar, ou se passa a bola é no campo de defesa.


Observem o mapa de calor do 1º tempo: o Corinthians ficou totalmente na defensiva, e observem que os ataques do Botafogo saíram pelos lados. Isso porque os laterais avançavam muito pelos lados, nas costas dos laterais. Foram 8 chutes do Botafogo contra 4 do Corinthians.

Por que passes no campo de defesa, pergunta o torcedor inteligente? Porque TN propôs uma partida pra manter uma maior posse de bola defensivamente. E isso, meus amigos, não funciona num time que tem como esquema um 3-5-2 com a linha de 5 extremamente poderosa pra sufocar o meio-campo como é o Botafogo. Por isso, quem critica Ramiro, Araos e principalmente Gustavo Silva não sabem o que diz – e isso será provado já já -, porque a proposta do jogo foi posse de bola no campo de defesa, tocando a bola sem objetividade, se posicionando em linha. Araos praticamente era o volante do time, dificilmente conseguia ir pelos lados – detalhe, ele passou a bola apenas 22 vezes em todo o jogo! E o absurdo é o Ramiro ter que virar lateral pra tentar cobrir o Fagner, como se tivesse velocidade pra isso! O certo é um dos volantes recuar pra virar zagueiro, e nem isso eles foram eficientes!

SEGUNDO TEMPO

Agora no segundo tempo a coisa mudou, dessa vez com grande mérito do treinador. Tiago Nunes tirou Cantillo pra entrada de Otero. Mais tarde tiraria Araos pra entrar Mateus Vital, e aí foi de fato uma mudança inteligente: porque assim alternou para um 4-1-4-1 mantendo Camacho de volante, Otero na esquerda, Ramiro centralizado, Vital e Gustavo Silva. Deu maior liberdade ao Araos e Ramiro, sufocando melhor o esquema 3-5-2 do Botafogo e neutralizando principalmente Honda, Kalou e Alexandre.

Mas ainda assim os laterais estavam uma vergonha: falhavam muito na marcação. O segundo gol, do marfinense Kalou – jogador que sempre gostei aliás -, foi justamente devido ao Ruan jogando nas costas de Fagner. E Camacho e Gil falhando bisonhamente.
Ainda assim o gol do Jô sairia devido a essa mudança tática, que mudou o time principalmente devido ao Otero, que mostrou a que veio. OTERO TITULAR JÁ!

EXPLICANDO O RAMIRO

O mapa de calor mais acima corresponde ao posicionamento dele em campo e o mapa com pontos representa todos os “pífios” 45 passes que ele recebeu – pífio porque deveria ter recebido mais em ataque. Não tem como demonstrar, mas resumidamente o lado esquerdo dele se compõe de uns 3 passes antes dos 20 minutos e uns 5 ou 6 passes entre os 34 e 43 do primeiro tempo, com mais uns 3 passes entre os 60-70 minutos e outros 3 ou 4 depois dos 80. E A GRANDE MAIORIA DOS PASSES FOI NO CAMPO DE DEFESA! Percebem agora que nesse jogo Ramiro não pode ser culpado? Não pode porque o esquema tático do time não o favorece, tanto que ele teve que recuar demais, sendo até lateral e por vezes se posicionando aonde Cantillo ficaria pra receber passes de Avelar ou Piton!

A proposta do Tiago Nunes foi ter maior posse de bola na defesa, E NUM 4-2-3-1! Não é à toa que o time foi trucidado, ainda mais num esquema do Botafogo composto de 5 meias muito bons! Isso prova que o Paulo Autuori deu um verdadeiro nó tático no Tiago Nunes.

RESUMO DO JOGO


Nesse três quadros acima vocês podem ver os jogadores que mais passaram no jogo e a posse de bola do jogo todo. O “melhor” passador foi Vital (que não errou nenhum passe). Agora quem passou mais vezes a bola? Camacho, Gil, Danilo Avelar, Fagner e Lucas Piton! E qual jogador foi o mais acurado? Camacho, disparado! Estão vendo como não é tão simples criticar jogadores? E diga-se de passagem, Camacho foi um dos melhores em campo.

Outros dados do jogo:

- Araos e Piton driblaram 3 vezes, os maiores dribladores, Caio Alexandre do Botafogo driblou 3 vezes.

- Honda foi quem roubou bolas com mais sucesso: 3 vezes, mas de 6 tentativas e Honda nunca foi volante, mas sim meia-central ofensivo. Camacho chega em segundo, também com 3, mas com 4 tentativas – pois é, Camacho sendo melhor nesse quesito como no paulista. Depois vem Kanu do Botafogo e Ramiro, ambos com 2 roubadas de 3. Repetindo: será que é tão simples assim criticar um jogador?

- Quem chutou mais a gol? Os 5 primeiros: Kalou, Honda e Bruno Nazário com 3, Otero e Gil com 2! E quem chutou a gol? Bruno Nazário e Otero com 2, Kalou, Danilo Avelar, Fagner e Gustavo Silva (Mosquito) com 1! Dos chutes defendidos, Gil chutou 2 vezes, Vital e Mosquito – que mal foi acionado no jogo todo, parecendo enfeite do TN – 1 de cada.

- Os 4 melhores dribladores do jogo são todos do Botafogo: Kalou, Nazário, Caio e Babi não erraram um drible sequer. O quinto melhor foi adivinhem quem? Otero, com 67% de dribles acertados!

- O melhor interceptador do Corinthians foi Danilo Avelar com 2: 1 na defesa (aquela em que ele salvou o gol) e no lado esquerdo (virou lateral de novo kkkk)

- Para quem diz que Gustavo Silva jogou mal, ele passou a bola apenas 15 VEZES – ou seja, ele mal foi acionado em campo! Jô passou a bola apenas 18 vezes, então por aí vocês devem entender o que tá acontecendo com o Gustavo né? Araos, coitado, passou a bola 22 vezes só! Ramiro passou 45 vezes. Agora quem passou mais bolas: Camacho, 78; Piton, 72; Gil, 71; Fagner, 66, E O CÁSSIO PASSSOU 35 VEZES!

- Um detalhe sobre o Gustavo Silva é que ele bloqueou o adversário com sucesso uma vez só...ok, mas em que posição ele roubou? NA POSIÇÃO DO Camacho! Piton bloqueou 3 vezes e Gil apenas 2 vezes.

CONCLUSÃO

As pessoas me acusam de ser defensor do Ramiro. De fato eu gosto dele, mas nunca fui de “defender jogador”, procuro agir com imparcialidade. Nesse jogo ficou evidente uma coisa: não dá pra julgar um jogador se a abordagem tática do time o desfavorece – e como desfavoreceu! Araos teve que muitas vezes jogar quase como um volante. Gustavo Silva então nem se fala: que culpa ele tem se mal foi acionado em campo, parecendo um enfeite de gramado?!

Não consegui passar o mapa de calor do Avelar, mas ele ficou praticamente na defensiva ao invés de participar do meio-campo como nos outros jogos. É principalmente pelo Avelar e o meio-campo que ele escolhe é que percebo o que o Tiago Nunes quer, como ficou evidenciado aqui.

Nunca me senti tão decepcionado com o treinador como hoje. Certamente ele deve ficar de olho, pois aqui foi provado com análise tática e números que o que aconteceu hoje foi pra descaracterizar jogadores, sem perceber quem é que está sendo descaracterizado de fato. A teimosia tem limites: se o Tiago Nunes quiser ficar, que aborde os jogadores de acordo com as suas características ao mesmo tempo em que observa o adversário, e não fazendo o que fez hoje, por covardia tática e desprestígio profissional. Botafogo tem todo o mérito, mas um Corinthians melhor escalado e com abordagem tática diferente sem dúvida sufocaria o Botafogo. O melhor seria como Tiago abordou no segundo tempo, e aí fica provado que, de repente, podemos voltar a um 4-1-4-1 ofensivo.

VAI CORINTHIANS!

6.040 pessoas visualizaram esse tópico - Denunciar tópico

Últimos tópicos respondidos

117 respostas

2000 caracteres restantes Monte seu time
  • Mais Opções
    Ramon #4.293

    Análise muito boa. Para mim, o erro do Tiago tem sido na escolha errada do time titular e também na demora em mexer e corrigir a cagada inicial. As mexidas dele têm surtido efeito, como foi nesse jogo contra o Botafogo, mas aí eu me pergunto: porque a demora pra mexer? Porque não arriscar já entrando pra frente?

    Contra a porcada, Otero e Natel precisam ser titulares. Camacho e Catillo até podem ser mantidos (apesar de eu preferir Gabriel e Cantillo), mas Otero e Natel não podem ser bancos. São jogadores que arriscam pra frente e precisamos de mais gente assim no ataque. Ramiro não é ruim, mas é muito limitado ofensivamente. Mosquito também voltou bem, mas tanto o Natel quanto o Otero são melhores que os dois ofensivamente. Com Luan no meio, Otero, Natel e Jô na frente, podemos render mais e até o futebol do Luan tende a crescer, porque ele teria mais gente ofensiva pra jogar ao seu lado.

    Acredito que, como treinador inteligente que ele já demonstrou ser, TN vai enxergar isso e podemos surpreender contra a porcada e também no campeonato. Mas se insistir nos erros e ter medo de arriscar e prol do resultado, vai cair...

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Miguel #2.981

    Parabéns pela análise, muito completa e fundamentada. Eu vou ser sincero que não entendo de esquemas táticos, e nessa partida fiquei muito cabreiro com o Ramiro por errar passes simples de 5 metros.

    Essa análise facilitou o entendimento de como o botafogo conseguiu sufocar o meio tão bem, parabéns e Fora Tiago Nunes

  • Mais Opções
    Fanildo #1.780

    Felix lima, melhor que TN

  • Publicidade

  • Mais Opções
    Leandro #646

    Sua análise está ótimo!oq não convence é o time jogando!

    Cássio falhando (bkza tem muito crédito, mais falhou)

    Uns caras correndo de calça jeans molhada!

    Vamos ver a desculpa de salários até quando dura porque pelo o que parece entrou o dinheiro do Carlos Augusto e já foi quitado!

    Então contra as peppa quero ver

  • Mais Opções
    Claudio #30

    O time tá uma bagunça...

    E isso não muda o fato de Ramiro ser péssimo.

  • Mais Opções
    Max #269

    Parabéns pelo ótimo tópico. Porém o jogo foi decidido pela estratégia do lado de fora do campo, ou seja, pelos técnicos de cada time. Paulo Autuori como qualquer técnico percebe as falhas do CORINTHIANS, a lateral só melhorou quando subia apenas um lateral e não os dois. Ramiro pra mim se movimenta, mas a bola no pé que é o necessário, não vejo nada acontecer, por ser escolha do técnico a presença dele. Então o TN tem que responder pelo mal Desempenho, se você perceber o time melhorou, quando abriu mão de dois volantes, apenas ficou o Camacho na contenção, o próprio Camacho melhorou no jogo, apareceu até mais que o próprio Cantillo para o jogo. Venho falando que o Corinthians tem um time limitado e necessita voltar a jogar com um volante só e dar espaço pra mais um meia de armação, naturalmente todos irão jogar bem, mas aí vai dá coragem do técnico, que a imaginação é curta. Vai martelar com esse esquema até ser jogado na cova.

Confira mais tópicos do Fórum

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X