Fórum do Corinthians

Análise tática do jogo Coritiba e Corinthians: até que ponto houve evolução?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 6.224º

Félix 271 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 26/11/2020 às 03:40
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

O jogo de hoje expôs falhas táticas graves no time, que talvez possa explicar certas ocasiões de falhas defensivas do time. O Corinthians poderia ter jogado melhor, poderia ter mantido o ritmo no segundo tempo, mas a falta dessa pegada quase nos custou a vitória. Vágner Mancini alega que o time decaiu no segundo tempo pelo desgaste do último jogo contra o Grêmio, mas era possível ter realizado substituições rapidamente sem perder a agressividade do primeiro tempo.

Apesar do Coritiba estar na posição em que está, temos que levar em conta que enfrentamos um time que possui o líder em assistências (Giovanni Augusto), o jogador que perdeu mais chances claras de gol (Robson – cito isso pra mostrar que o Coritiba cria perigos de gol), o terceiro melhor desarmador do campeonato (Jonathan) e o melhor defensor que corta ataques (Sabino). E por algum motivo sacaram Matheus Galdezani do time.

Esses mapas são do primeiro tempo. Como vocês podem ver no mapa de posicionamento, há um buraco enorme na zona defensiva, fortalecendo demais para Luan e Fagner. E os mapas de calor também são do primeiro tempo - observem que Fábio Santos foi muito incisivo no meio de campo, se infiltrando na Zona 14. Bruno Méndez foi impecável: ele foi o principal articulador de jogadas depois de Luan e Fábio Santos, e foi muito participativo com Gabriel e principalmente Roni – sim, Bruno Méndez também virou meia-esquerda alternando de posição com ele e com Xavier. Lucas Piton fez bem o papel até certo ponto. E Luan jogou o fino da bola novamente: como meia-atacante, foi o principal criador de jogadas e quem deu mais passes de perigo a gol.

A falha do Coritiba foi jogar num 4-3-3 aberto com Giovanni Augusto de centroavante: uma estratégia absurda considerando a capacidade defensiva de Bruno Méndez e Gil. No segundo tempo eles corrigiram isso: com a entrada de Mattheus, Brayan Lucumí e mais tarde Matheus Galdezani, o time mudou para um 4-2-3-1, anulando Gabriel e Xavier e com isso chegando mais ao ataque... porém falharam ao colocar Giovanni Augusto de ponta-esquerda, sendo que a função real dele é de meia-central ou meia-atacante estilo Luan, do mesmo modo como jogaram contra o Palmeiras! E por isso não teve incisão de bons passes do Coritiba.

Os mapas de chutes acima provam o que foi dito antes: no primeiro tempo (mapa acima), só o Corinthians atacava, e no segundo tempo (mapa abaixo), com as substituições do Coritiba, foram eles que atacaram mais. Tanto foi assim que o Coritiba passou a atacar bem mais pelo meio devido a neutralização de Gabriel e Xavier, e quem perdeu mais passes foram Luan e Jô com 3 cada (Jô perdeu as bolas no meio-campo).

CONCLUSÃO

No primeiro tempo o Corinthians foi massacrante, no segundo tempo não. E repito que era possível realizar alterações sem perder a agressividade: fomos engolidos por ataques constantes no meio num time que possui péssima recomposição defensiva, e isso é grave. Deixamos passar muitas bolas na lateral, o que nos fez sentir falta do Ramiro pelo lado direito, de onde saiu mais ataques com Giovanni Augusto. Devo parabenizar Everaldo: quando entrou no segundo tempo, foi ele quem conseguiu, por várias vezes, cobrir tanto Fábio Santos quando Fagner defensivamente, coisa que não fazia nos outros jogos - teve um dado momento em que, num lateral adversário, Everaldo cobrou Fagner ou Roni para marcar se não me engano o lateral esquerdo deles - o próprio Everaldo não podia porque estava ocupado com outro jogador -, e como não marcou, o time deixou passar e eles criaram certo perigo. E dos 5 passes que ele deu, ele não errou nenhum - 3 no meio-campo defensivo e 2 em ataque, tudo no lado esquerdo.

Houve evolução em pensamento ofensivo, mas não em pressão defensiva. E isso expõe um lado frágil do Corinthians, coisa que Mancini precisa corrigir logo, porque é muito grave. Fora isso, tivemos excelentes participações em campo . Piton jogou muito bem, mas precisa melhorar a pontaria, por isso eu disse que ele jogou bem “até certo ponto”. A pior atitude de um time é relaxar ofensivamente achando que o jogo está ganho, principalmente quando o time possui falhas de marcação. Ofensivamente melhorarmos demais, mas os volantes precisam melhorar a capacidade de pressão do adversário: só falta isso para sermos um bom time novamente.

VAI CORINTHIANS!

4.860 visualizações e 108 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Foto do perfil de Orlando Lourenço

Ranking: 6.569º

Orlando 249 posts

@orlando.lourenco em 26/11/2020 às 16:39

Infelizmente não temos banco de reservas para mudar taticamente a partida todos esses dados não resolvem nada só para título de análise mesmo

Houve sim um desgaste dos jogadores pela partida contra o grêmio com um jogador a menos e em uma parte do jogo com dois dois dias e meio para recuperar o time que vinha sofrendo por falta de preparação física

No final o que Valeu foi o resultado táticas e estatisticas nesse caso não tem por que ser polemizadas

Publicidade

Foto do perfil de Philippe Dutra

Ranking: 62º

Philippe 14835 posts

@phil.dutra em 26/11/2020 às 16:35

'Luan jogou o fino da bola.'

Eu vi outro jogo então?

Luan quase entregou um gol para o Coxa.

Você tem alguma relação de amor com o Everaldo? Não é possível, cara.

E outra, mapas de calor não são uma ciência exata, pautar o que é o time por eles é um erro gritante.

Foto do perfil de Juca Fiel

Ranking: 6.498º

Juca 253 posts

@felipe.moreira18 em 26/11/2020 às 16:14

Bom tópico

Foto do perfil de Ragnar , O Maloqueiro

Ranking: 599º

Ragnar 3593 posts

@ragnarmaloqueiro em 26/11/2020 às 15:56

Eu acho que o Mancini tá jogando de acordo com o jogo e adversário e na minha opinião ele tá certo...

Esse negócio de querer mudar o esquema sem ter jogador pra executar ele perde duas e é demitido.

Tá jogando marcando forte e esperando as oportunidades, mas ele alterna as vezes e poe a marcação lá no campo dos caras...enfim, tá fazendo o que esse elenco cheio de carencia dá pra fazer...estou com ele

Foto do perfil de Magno Amoreira

Ranking: 4.687º

Magno 430 posts

@magno.amoreira em 26/11/2020 às 15:49

Entendo que é hora de apoiarmos, mas ficar tampando o sol com peneira é infantil. Ontem jogamos por 3 importantes pontos, mas a maneira como obtivemos foi sofrível. Coritiba é BEM fraco, e levamos até sufoco. Concordo com você. Mancini amarelou, mas entendo, era importante somar esses 3 pontos. Luan prendia a bola mais que criava e graças a Deus Gabriel jogou como nunca, abrindo bem a bola para o Fagner na direita e este cruzava, mas foi só isso durante os 45 min do primeiro tempo. O gol foi de pênalti em mais um cruzamento errado. Agora quem não tiver maturidade não encara. Eu fui um dos que mais elogiou Mancini, e ainda o acho muito bom, mas ontem foi COVARDIA.

Foto do perfil de Fernando H F De Oliveira

Ranking: 2.850º

Fernando 822 posts

@fernando.h.f.de.oliv em 26/11/2020 às 14:34

Até agora Corinthians não tinha feito dois jogos bons, e o cara vem com uma dessa...

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 754º

Fernando 2982 posts

@fernando.zemetek1 em 26/11/2020 às 14:19

Nosso meio cansou rápido demais e Jô continua fora de forma.

Isso que contribuiu para o pequeno crescimento do Coritiba na 2a etapa

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 229º

Sérgio 7199 posts

@sergio.libanori em 26/11/2020 às 13:41

Time melhorou muito defensivamente, principalmente pelo lado esquerdo, onde Bruno Mendez fez uma partida segura e Fábio Santos demonstrou a velha garra e o bom futebol. Os volantes marcaram bem e distribuíram bem o jogo. Destaque para Gabriel. O ponto negativo foi o cansaço no segundo tempo e o baixo rendimento de Luan e Jô, que andaram em campo. Pela segurança defensiva e pela raça demonstrada, vitória merecida.

Foto do perfil de Jc

Ranking: 1.774º

Jc 1401 posts

@aluizio.junior em 26/11/2020 às 13:39

Dos volantes pra frente o time não evoluiu NADA. Com Vagner Mancini tenho visto mais disposição, mas o futebol continua horrível. Não vamos fingir que está tudo bem só porque vencemos o fraquíssimo Coritiba.

Foto do perfil de Diego Follot

Ranking: 8.667º

Diego 148 posts

@diego.follot1 em 26/11/2020 às 13:36

Acho que eu não assisti o mesmo jogo então, porque lá na TV de casa eu vi um Everaldo apanhando da bola como sempre

x