Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática de Corinthians x Peñarol: parte ofensiva relativamente bem, defesa péssima

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.682º

Félix 593 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/04/2021 às 00:36
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Começo essa curta análise pedindo pra vocês olharem o mapa de calor e o mapas desses três jogadores, assim entenderão qual foi o real problema do jogo.

Luan jogou muito preso no meio-campo – no primeiro tempo ele mal passava do meio-campo, e ainda assim criava seus perigos. Devido a isso, Léo Natel e Otero estavam extremamente isolados nas pontas, e quando a bola chegava neles, um bolo de listrados pretos-amarelos chegavam e interceptavam os passes.

A interação de jogadores foi ligeiramente mais distribuída do que naquela vergonha do primeiro jogo na Sul-Americana – mas notem que os passes ainda foram bem mais concentrados nos volantes e para Léo Natel, Fagner e Luan, sendo que, como já expliquei, deixar os pontas isolados e manter Luan praticamente como um volante foi a falha estratégica do time.


Esse mapa de passes explica muito bem o que eu expliquei no início. No jogo todo, quem passou mais vezes a bola, disparado, foi Cantillo, porém explorando um Luan extremamente recuado e os pontas muito isolados. Isso facilitava bastante para as linhas de 5 e 4 do Peñarol, e é por isso que nem Otero e nem Léo Natel conseguiram passar da defesa como gostariam.

CONCLUSÃO

Esse é um jogo em que coloco Vagner Mancini como falho estrategicamente – e quem me acompanha sabe que já critiquei o técnico em outras ocasiões. Se era pra ser essa a escalação, seria muito melhor um 4-4-2 alternando para um 4-5-1 em ataque junto com um 3-4-3 do que um 4-2-3-1 com Luan recuado.

Tirar o Luan realmente foi uma tolice. Entendo que era pra trazer Otero para o meio e dar mais liberdade ao Cantillo – mas de que adiantou isso se o esquema se manteve? A falha nunca foi em Luan reter a bola no meio ou por erros de passe até a área, mas sim em jogar mais compactado. Nisso o Mancini foi péssimo: o maior passador, como vimos, foi Cantillo, que prendia a bola entre o meio-campo e a defesa, forçando Luan a buscar a bola ali... nesse caso, chamar Luan de lento é não fazer a leitura correta do jogo e dizer uma inverdade sobre ele. Nem Jô nem Cauê têm responsabilidades nesse jogo, porque foi justamente nessas falhas que não veio uma bola decente para eles. Melhor seria se mantivesse o Luan próximo da área e colocasse Adson, Gabriel Pereira, Vitinho, Matheus Araújo e Gustavo Silva. Dessa forma, a mobilidade seria maior e as bolas pelo meio seriam mais frequentes e perigosas.

A defesa foi péssima hoje. Bruno Méndez, apesar de ter falhado no gol, foi muito, mas muito melhor do que o Gil. Fagner foi bem no ataque como há muito tempo não vejo, mas se não fosse o Bruno Méndez cobrir por ele (Fagner) e pelo Gil, a goleada era certa.

Tenho uma impressão que, depois desse jogo, os “titulares” definitivamente perderam seu espaço. Os rapazes estão mostrando mais serviço do que eles, e esse jogo foi a gota d’água para os titulares. Desse time manteria Bruno Méndez, Luan, Otero – se jogar no meio – e Cantillo. No domingo, o São Paulo provavelmente virá com os titulares em campo...se os rapazes entrarem e ganharem, ficará provado o que assevero há tempos, e se perderem mas jogarem do mesmo jeito que vêm jogando – principalmente como contra o Santos – pode ser que seja reconhecível o esforço. Porém, se Mancini manter praticamente o mesmo time que jogou hoje e perder, receio que será o fim da linha para o treinador.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Murilo Neto

Ranking: 681º

Murilo 4.322 posts

@murilo.neto em 30/04/2021 às 10:33

Trocava o quarteto de zaga inteiro por Piton, Raul, João Victor e Jemerson, que poderia ser diferente, mas o Mancini é burro mesmo

Foto do perfil de Diovani Junior De Almeida

Diovani 3 posts

@diovani.junior.de.al em 30/04/2021 às 10:26

Tem que ficar com o Jemerson essa zaga não dá

Foto do perfil de Manoel Muniz

Ranking: 1.140º

Manoel 2.782 posts

@manoel.muniz em 30/04/2021 às 10:19

Ataque vai bem quando é efetivo.

Foto do perfil de Cezar Oliveira

Ranking: 3.464º

Cezar 883 posts

@cezar.oliveira em 30/04/2021 às 10:17

Relativamente bem? O Jô matando todas as jogadas, Otero não criando nada, o Léo Natel tropeçando nas próprias pernas.

Publicidade

Foto do perfil de Rodolfo Santos

Ranking: 8.556º

Rodolfo 227 posts

@rodolfo.santos7 em 30/04/2021 às 10:15

Pedindo Otero e amenizando as críticas em cima do Jô. Esse cara é uma piada

Foto do perfil de Rafael Lw

Ranking: 7.703º

Rafael 272 posts

@rafael.baguedy em 30/04/2021 às 10:05

Se os técnicos tivessem coragem tiravam Gil e B. Mendes.

Foto do perfil de Osvaldo Santos Neto

Ranking: 3.062º

Osvaldo 1.019 posts

@osvaldo.santos.neto em 30/04/2021 às 10:00

Bom dia, Félix.

Concordo com muitas partes dentre delas a polêmica que Otero fez um jogo melhor que seus companheiros. Mas o time não foi bem ofensivamente, na minha opinião.

Comparando os pontas, o Léo Natel realmente não foi bem. Ele teve mais o apoio do Fagner no ataque do que o Otero teve do Fábio Santos e mesmo assim não fez um jogo como o colega venezuelano. Leo Natel foi muito mal em lances individuais. A bola para deixar o Jô na cara do gol foi o único lance digno de nota.

E o Jô claramente se acomodou atrás dos zagueiros, dificultando ainda mais o passe chegar nele. Não fez papel de pivô para os pontas nem brigou com os zagueiros. Se a bola chegava com dificuldades aos pontas, dali não saía nada por falta de referência no ataque.

E sobre a preferência pelos veteranos ao invés dos meninos, Mancini já está fazendo hora extra.

Foto do perfil de Marcos Carmesini

Ranking: 1.268º

Marcos 2.534 posts

@marcos.c em 30/04/2021 às 09:50

Futebol é efetividade. Não adianta chutar 30 bolas na trave e não fazer um gol se o adversário chuta uma e faz. Não temos um time, toda hora muda a escalação e não pela sequencia de jogos, mas sim pela incoerência e não convicção do técnico que está aqui mais de seis meses e não encontrou o time!