Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthians foi campeão da Libertadores em 2012 porque Tite teve coragem de mudar o time

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Alessandro

Ranking: 3.954º

Alessandro 733 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 13/11/2021 às 01:08
Por Alessandro Barbosa (@montecinos)

O Corinthians tinha um elenco super qualificado, com jogadores experientes que tinham acabado de ser campeões brasileiros e comeram o pão que o diabo amassou durante o ano de 2011 inteiro junto com o Tite, vivendo sob constante desconfiança após a eliminação para o Tolima, mas que deram a volta por cima.

Mesmo assim, durante a Libertadores, Tite tirou Júlio César do gol, que apesar de ter feito um excelente Campeonato Brasileiro em 2011, era irregular e falhava de vez em quando (falhas que nos custaram o campeonato brasileiro de 2010) e colocou o terceiro goleiro e desconhecido por muitos Cássio (pois o reserva imediato era o Danilo Fernandes).

Além disso, Tite tirou Liedson, que infelizmente já não estava mais rendendo como em 2011, quando foi fundamental com seus gols decisivos para o título brasileiro e mudou o esquema, com Alex - Jorge Henrique - Danilo e Emerson flutuando no ataque e dando consistência ao meio-campo.

No próprio Mundial, Tite tirou Douglas e colocou Jorge Henrique em seu lugar na final, para dar mais sustentação defensiva à equipe. Isso depois de simplesmente o Douglas dar a assistência para o gol do Guerrero na semifinal, com um cruzamento de três dedos.

Ou seja, Sylvinho, ou qualquer outro técnico que for dirigir o Corinthians, deve entender que o Corinthians estará sempre acima de qualquer um (jogador, técnico, torcida, dirigente).

Tudo isto para dizer que apesar de ser grato ao Cássio por tudo que ele fez pelo Corinthians, ele deve ceder o seu lugar a outro, pois já não vem rendendo bem e tirando pontos importantes para o Corinthians, da mesma forma que o seu antecessor Júlio César fazia.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de João Bengla

Ranking: 1.389º

João 2.298 posts

@joao.bengla em 13/11/2021 às 05:35

Verdade tudo isso, bem lembrado.

Mas lembremos também que em todas elas o Tite levou algumas semanas até tomar a decisão da troca, até realmente chegar em uma situação inevitável.

E que durante esse tempo ela cornetado, e muito pela torcida, devido a sua teimosia e tempo para promover mudanças.

E não pensem que na época os imediatistas da vez faziam as ressalvas que hoje surgem na comparação com o Sylvinho, tais como, ? Pelo o Tite tem um histórico como técnico.? Pelo contrário, pediam a cabeça dele, com os mesmo argumentos: estamos perdendo tempo, não dá mais, já chega, por muito menos o time x mandou fulano embora e agora está super bem, etc.

A verdade é uma só, Sylvinho vem da mesma escola do Tite, que é pautado na manutenção de uma certa lealdade com o grupo, e isso inclui não promover mudanças drásticas sem o devido tempo de maturação. Não queimar o jogador, em outras palavras. Notem como ele faz isso até hoje na seleção.

Goste-se ou não do trabalho do Sylvinho, a linha de trabalho e a filosofia de gestão de grupo é essa, a mesma que nos deu muitos títulos no passado. E em todos esses títulos tivemos períodos onde a cabeça do treinador era pedida sem dó, inclusive a do Tite.