Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthians atual e a seleção brasileira de 1970

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Tatiane

Ranking: 9º

Tatiane 10.155 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/02/2022 às 08:41
Por Tatiane Prado (@tatiane.prado1)

Não, não dá pra comparar o Corinthians com a seleção brasileira de 1970...tecnicamente não...kkk

Tentem não fixar a comparação nos nomes...e sim nos posicionamentos.

Mas a ideia embrionária, de como foi montada sim...e explico o porque.

Provavelmente a maioria aqui não era nascido na época, e talvez não tenha assistido vts ou jogos na íntegra da seleção...mas ela nasceu de um princípio que tínhamos muitos camisas 10...e a imprensa queria que jogasse todos...e a partir daí começa o paralelo pra minha humilde sugestão.

Tentarei ser breve, pra não virar textão:

Zagallo puxou o Rivelino pra ponta esquerda, Tostão ao seu lado por dentro,...e o Pelé centralizado (o mais próximo da função de 9, ou falso 9) e Jairzinho pela direita, o mais veloz do time.

Deixando o centroavante goleador da época no banco (Dadá Maravilha).

Ou seja, Guedes pela esquerda, Giuliano,...kkk... Heresia minha Paulinho na do Pelé... E o Willian na direita...tb o mais veloz do time.

Pra jogos de Mano a Mano (times se confrontando sem retranca é uma plataforma universal, serve pra maioria dos clássicos e os times mais fortes tipo River Plate e Flamengo e Atlético-MG. ).

Pra jogos em casa, com o adversário na retranca total, o Jô temporariamente tem sua importância, porque ter uma referência é totalmente necessário...pra reter a bola para o time ter tempo pra penetrar na área.

Mas reparem que muitos jogos que o Jô jogou com o Corinthians como visitante...além dele não ir bem (Sport, Bahia ano passado por exemplo)...parecia que tínhamos um a menos.

Uma referência em suma, serve pra reter a bola pra equipe ter tempo pra chegar até a grande área.

Fora de casa a maioria das vezes você joga em transição ou em contra-ataque...diminui bem a importância de reter essa bola na frente.

Longe de mim, criar uma correlação técnica entre Corinthians e a seleção...é muito fanatismo./clubismo.

Mas temporariamente seria uma solução de colocar todos na escalação..com alguma organização.

O Hulk no Atlético-MG é o mais próximo do gol do adversário e o mais solto no time e não é um centroavante...a movimentação é constante.

A função de 9...seria como um verdadeiro carrossel...itinerante...todos podem participar da infiltração..dando destaque especial para o Paulinho...poucas vezes se viu um jogador não centroavante...tão a vontade dentro da área nos meus 30 e pouquinhos anos assistindo futebol!

Briguem comigo...discordam...não tem problema...o fórum o espaço é livre pra debates...com alguma educação...kkk

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Cláudio V. Roberti Jr.

Ranking: 885º

Cláudio 3.491 posts

@claudio.v.roberti.jr em 07/02/2022 às 08:52

É muito difícil para os que assistem futebol a 53 anos, como eu ou trinta e poucos como você entender, como afirmam os analistas, o futebol mudou demais nos últimos 3 anos, o que dirá nos últimos 50 anos. Impossível espelhar em 50 anos atrás? Não sei dizer. Outro dia vi comentários de quais jogadores lembramos da copinha. Eu me lembro perfeitamente de como era promissor nosso lateral esquerdo na copinha de 2009 (tinha só 4 clubes ). Era o Wladimir. Uma coisa vale até hoje. Com inteligência, jogador de qualidade sempre dá para encaixar. Mano não via Renato Augusto e Jadson juntos. O Tite acomodou, e muito bem. Os 5 tem que jogar.