Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Corinthians atual e a seleção brasileira de 1970

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Tatiane

Ranking: 9º

Tatiane 10.071 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/02/2022 às 08:41
Por Tatiane Prado (@tatiane.prado1)

Não, não dá pra comparar o Corinthians com a seleção brasileira de 1970...tecnicamente não...kkk

Tentem não fixar a comparação nos nomes...e sim nos posicionamentos.

Mas a ideia embrionária, de como foi montada sim...e explico o porque.

Provavelmente a maioria aqui não era nascido na época, e talvez não tenha assistido vts ou jogos na íntegra da seleção...mas ela nasceu de um princípio que tínhamos muitos camisas 10...e a imprensa queria que jogasse todos...e a partir daí começa o paralelo pra minha humilde sugestão.

Tentarei ser breve, pra não virar textão:

Zagallo puxou o Rivelino pra ponta esquerda, Tostão ao seu lado por dentro,...e o Pelé centralizado (o mais próximo da função de 9, ou falso 9) e Jairzinho pela direita, o mais veloz do time.

Deixando o centroavante goleador da época no banco (Dadá Maravilha).

Ou seja, Guedes pela esquerda, Giuliano,...kkk... Heresia minha Paulinho na do Pelé... E o Willian na direita...tb o mais veloz do time.

Pra jogos de Mano a Mano (times se confrontando sem retranca é uma plataforma universal, serve pra maioria dos clássicos e os times mais fortes tipo River Plate e Flamengo e Atlético-MG. ).

Pra jogos em casa, com o adversário na retranca total, o Jô temporariamente tem sua importância, porque ter uma referência é totalmente necessário...pra reter a bola para o time ter tempo pra penetrar na área.

Mas reparem que muitos jogos que o Jô jogou com o Corinthians como visitante...além dele não ir bem (Sport, Bahia ano passado por exemplo)...parecia que tínhamos um a menos.

Uma referência em suma, serve pra reter a bola pra equipe ter tempo pra chegar até a grande área.

Fora de casa a maioria das vezes você joga em transição ou em contra-ataque...diminui bem a importância de reter essa bola na frente.

Longe de mim, criar uma correlação técnica entre Corinthians e a seleção...é muito fanatismo./clubismo.

Mas temporariamente seria uma solução de colocar todos na escalação..com alguma organização.

O Hulk no Atlético-MG é o mais próximo do gol do adversário e o mais solto no time e não é um centroavante...a movimentação é constante.

A função de 9...seria como um verdadeiro carrossel...itinerante...todos podem participar da infiltração..dando destaque especial para o Paulinho...poucas vezes se viu um jogador não centroavante...tão a vontade dentro da área nos meus 30 e pouquinhos anos assistindo futebol!

Briguem comigo...discordam...não tem problema...o fórum o espaço é livre pra debates...com alguma educação...kkk

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 9º

Tatiane 10.071 posts

@tatiane.prado1 em 07/02/2022 às 10:57

Me esqueci do Renato Augusto, que jogaria na do Gerson, como organizador do time logo atrás...antes que me perguntem dele...kkk

Foto do perfil de Luan Levandovski

Luan 5 posts

@luan.levandovski em 07/02/2022 às 10:50

Concordo plenamente com as colocações feitas por ti uma ótima observação e a comparação muito bem pensada...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Tiago Pexe

Ranking: 820º

Tiago 3.672 posts

@tiagopexe em 07/02/2022 às 21:22

Vamos lá.

A canarinho de 70 era um time com jogadores lendários, Pelé, Tostão, Gérson, Rivelino e Jairzinho eram os camisas 10 em seus clubes (Santos, Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Botafogo). Aquele time n precisava de um 9, e para o estilo da época, eles tinham uma organização tática que conseguiam reter a posse de bola e todos ajudavam na marcação.

O time atual do Coringão tem jogadores mais velhos, e nem vou comparar a capacidade técnica deles, mas no futebol atual você precisa de um centroavante 9 e um volante de marcação (a menos que o time opte por jogar com 3 zagueiros).

Ou seja, não vai ter vaga pra Renato Augusto, Giuliano, Paulinho, Roger Guedes, William ao mesmo tempo. Acordem!

O que vai acontecer é um disputa de posição entre Paulinho e Giuliano. E o William vai ter que brigar por vaga com GP ou Mosquito, enquanto n estiver bem fisicamente.

___________________________Cássio

___________João Victor_________________________Gil

Fagner____________________________________________F. Santos

___________________________?

___________Paulinho__________________R. Augusto

GP_____________________________________________R. Guedes

___________________________Jô

O time precisa também de jogador jovens para revelar e fazer caixa, é burrice utilizar jogadores velhos, o clube precisa de renovação dentro do campo, como é natural da vida, e botar uma injeção de sangue novo com a experiência dos medalhões.

Outro detalhe, agora são 5 substituições, então jogadores como William e Giuliano podem ir entrando nos jogos, e pode ser também que Paulinho e R. Augusto quando n estiverem bem, fiquem na reserva. Agora, jogar sem um 9, é loucura, o time perde jogada de pivô e em lances de bola parada. Não tem mais essa de reserva ou titular no futebol, o Michael foi o principal jogador do mengo na temporada passada, e era reserva!

E, voltando, sem um camisa 5 a frente da nossa zaga, o time também perde em poder de marcação, e isso está nítido.

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 30º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 07/02/2022 às 21:04

Tatizinha, a mestra das táticas rs.

Acho que o técnico tem de dar um jeito de colocar os melhores jogadores em campo... E um dos caminhos é esse mesmo.

Até porque já se passaram 52 anos e já está falecendo no futebol o centroavante fixo de área - e também volante cabeça de área que só sabe marcar.

E como naturalmente o futebol atual é muito mais dinâmico, creio que essa linha no meio seria muito mais fácil de ser montada se tivéssemos um meia de mais infiltração, no estilo do Elias, já que Renato Augusto e Giuliano são mais do estilo de passe e articulação.

Mas com um pouco de tempo e treino pode dar certo.

Foto do perfil de João Antony

Ranking: 738º

João 4.021 posts

@joao.antony em 07/02/2022 às 16:17

Você só esqueceu um detalhe... Nenhum jogador do atual Corinthians se equipara aos jogadores da Seleção de 70.

Foto do perfil de Marcão Timao

Ranking: 1.460º

Marcão 2.195 posts

@marcos61 em 07/02/2022 às 16:16

Pegando um gancho no que você falou, as semelhanças que vejo são outras. Segundo dizem, não foi Zégalo que puxou Rivelino pra esquerda, foram os jogadores (Gerson e Pelé, principalmente). Nisso vejo semelhanças, ficou claro ontem que foram os proprios jogadores que se 'distribuiram' em campo. Talvez não tivessem feito isso antes por respeito ao treinador. Porém, ontem, com um interino relativamente inexperiente, possivelmente ficaram mais a vontade. Por outro lado, no carrossel holandes de 74, até hoje não sei qual era a posição do Cruiff. A seleção de 70, embora com vários meias, cada um procurava fazer a posição, algo mais fixo. Deixar esse jogadores qualificados à vontade para se entenderem pode ser o melhor. O Giuliano, ontem, em entrevista, disse que podem jogar juntos, mas dependendo do jogo, que tem que ser mais equilibrado. Ou seja, não se importou em ficar no banco. Só o que me preocupa com esses jogadores todos juntos, com pouca marcação, é a lentidão de Gil e F. Santos. Se colocarmos zagueiros mais ágeis e rápidos, e os laterais intercalarem a descida ao ataque, acho que dá pra jogar, sim. Más num jogo mais pesado, precisamos também de um volante estilo Ralf.

Publicidade

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 141º

Anisio 11.515 posts

@amoamolim em 07/02/2022 às 15:53

Essa é a minha querida Tati, Tati de tática. Poderia ser comentarista de futebol, pois, tem visões que dá a ela superlativa comparação a que costumamos ouvir ou, mesmo ler de outros, quando perdemos o tempo pra isso.

Cumpre a rigor, as regras do que se convencionou aqui de chamarmos de fórum, até o site gostou da ideia e colocou uma coluna para isso.

Mas, virou um pandemônio de fanáticos, que se fez afastar pessoas que tinham vontade de discutir ideias nesse espaço, como eu.

Mas, ela é feito de outro organismo, organismo que fala mais alto o direito, a persistência, a determinação, e a convicção de que está no mínimo na trilha certa.

Essa é a Tati, rigorosamente uma corinthiana que não abre mão de suas convicções, sem ser fanática, e dá a devida importância ao debate das ideias, com os participantes desse site.

Ela só não tem aquilo roxo, porque não é constituída dele, mas, a sua alma, sua feminilidade, faz o papel.

É preciso ter bases para debater com Tati, a minha amiga virtual, que eu gostaria um dia de conhecê-la, com os meus 71 próximo de 72, e com toda a vivência de quem viu quando criança... Gilmar, Idário, Homero, Goiano, Alan ou, Oreco, Belangero, Luisinho, Carbone ou Rafael, Cláudio, Baltazar ou, Paulão, Simão ou, Nelsinho.

Foto do perfil de Ivan Ferreira Da Rocha

Ranking: 553º

Ivan 5.046 posts

@pereba.junior em 07/02/2022 às 15:42

Poderiam jogar até no 424 que nem fez o Carille, 2 pontas Roger Guedes e William e 2 pelo meio Renato Augusto e Giuliano que tem ótima finalização. Vejo o Xavier muito bom primeiro volante e com boa saída de bola pra ajudar lá atrás, mas a torcida tem birra pois querem que ele jogue como Casemiro, sendo que tem pouca experiência e idade.

Foto do perfil de Bjorn Brazuca

Ranking: 2.750º

Bjorn 1.148 posts

@bjorn.brazuca em 07/02/2022 às 15:41

Entende um pouquinho de futebol né?

Muito da hora quando a mulher mete umas análises dessas.

Gostei.

A Renata Fan ganha um baita salário pra jogar conversa fora.

Eu tenho saudades daquele time campeão invicto da liberta/2012, o Tite criou um time monstro, sem um 9, uma estratégia genial baseada na antiga disciplina Tática Italiana.

Cada um sabia o que tinha que fazer e no final ganharam uma Libertadores inédita, jogando do jeito que ela deve ser jogada.

Foto do perfil de Rodrigo Cesar Da Silva

Rodrigo 40 posts

@rodrigo.cesar.da.sil em 07/02/2022 às 14:57

Você tá muito melhor que o Silvinho!