Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Não quis falar nada há um tempo atrás pra não comprar briga

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Victor

Ranking: 345º

Victor 6.871 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/03/2022 às 13:20
Por Victor Gomes (@victor.gomes3)

A taunsa sempre me cheirou mal.

Explico: a minha formação é em Direito e o campo que eu mais me dedico a estudar é o direito penal econômico. Em especial, o crime de lavagem de ativos (ou de dinheiro, como é mais conhecido). Inclusive, o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo para meu mestrado em direito econômico é nesse campo.

O que, basicamente, se entende por lavagem de ativos? Explicando de uma forma simples: a lavagem se dá quando você tenta converter bens, direitos ou valores provenientes de infração penal (crime ou contravenção), ou seja, que são ilícitos, em lícitos, ou, pelo menos, dá uma aparência lícita a esses ativos.

Você não ganha dinheiro quando lava. Pelo contrário. A lavagem é um gasto que o infrator tem para conseguir escapar ileso da prática criminosa. Então digamos que você ganhou 15 a 20 milhões de reais com tráfico de drogas. Você vai gastar uma parte desse valor com lavadores profissionais para que eles façam a conversão dos ativos em lícitos, compreendem? Se tiver alguém aqui que trabalhe com compliance, vai poder atestar o que falo.

O que isso tem a ver com a taunsa?

Vejam, um dos mercados que os traficantes e lavadores de dinheiro de uma forma geral adoram é o agronegócio. É relativamente 'simples' lavar dinheiro nesse mercado, se comparado a outros que impõem mais restrições.

É uma suspeita até bem simples: como uma empresa que ninguém conhecia antes, que ninguém conhece alguém que trabalhou lá... Movimenta tanto dinheiro? Isso torna uma empresa necessariamente ilegal ou envolvida com ilícitos? Não, mas é um ponto de muita desconfiança.

Não sei se tem alguém aqui do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Se tiver, essas pessoas podem atestar: traficantes adoram adquirir bens no agronegócio. Cabeças de gado, fazendas... De novo, é um mercado muito fácil de se lavar dinheiro.

Eu não vou entrar em aspectos mais técnicos pra não virar um texto cansativo e chato mas repito o que disse no título: da minha parte, a desconfiança existe desde o começo. Não falei nada antes porque seria massacrado aqui no fórum.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Silvio Takahata

Ranking: 823º

Silvio 3.685 posts

@saboten em 31/03/2022 às 15:27

E esse tipo de assunto nós esperamos que fossem esclarecidas pelo meu Timão, mas preferem postar notícias de ex perebas jogadores...

Foto do perfil de Cyborg

Ranking: 1.940º

Cyborg 1.709 posts

@eloi.pereira1 em 31/03/2022 às 15:26

Concordo com tudo que você disse. A a série Ozark da Netflix mostra bem várias alternativas de lavagem de dinheiro! O mundo do futebol não seria isento dessa abordagem!

Foto do perfil de Adauto Junior

Ranking: 1.371º

Adauto 2.335 posts

@adauto.junior4 em 31/03/2022 às 14:35

Cara faz muito tempo que a maioria da empresas envolvidas com futebol estão nessa pra lavar dinheiro. E a pratica não é só aqui é mundial

Foto do perfil de Marcel Ribeiro

Ranking: 3.736º

Marcel 801 posts

@marcel.ribeiro3 em 31/03/2022 às 14:27

Bem posto meu amigo...como que uma grande empresa como o Corinthians, aceita receber um patrocínio e investimentos na ordem de milhões, vindos de uma empresa que se quer é conhecida no estado de São Paulo, quem dira no Brasil? Desculpe, algo errado não esta certo... Kkk não é possível esse tipo de patrocínio obscuro. Mas a diretoria amadora, que não possui profissionais gabaritados, não fizeram o mínimo possível? Checar balanço dos últimos 5 anos da empresa. Ver fornecedores, clientes, potencial de crescimento. É o mínimo que uma empresa profissional como o Corinthians, deveria fazer.

Publicidade

Foto do perfil de Marcão Timao

Ranking: 1.442º

Marcão 2.233 posts

@marcos61 em 31/03/2022 às 14:26

Sou contador e compreendo perfeitamente sua explanação. Más há um ponto que você não tocou, e me parece crucial: uma empresa que precisa lavar dinheiro jamais vai querer chamar a atenção para si. Em se tratando de Corinthians, então, muito pior. Porque? A história nos mostra que até o MP, provavelmente para atrair atenção da mídia, já perseguiu (perseguiu mesmo) o Kia e a MSI, bem como a Hicks Muse. Estranhamente, esse mesmo MP não se preocupa com a velha agiota que, me parece, é muito mais provável que pratique falcatruas do que os citados.

Foto do perfil de Murilo Augusto

Ranking: 623º

Murilo 4.654 posts

@murilo.augusto9 em 31/03/2022 às 14:22

Crefisa, Unimed... Todas com lavagem de dinheiro, como a crefisa é uma agiotagem legalizada mais difícil ainda de comprovar

Foto do perfil de Rafael Fernandes

Ranking: 509º

Rafael 5.422 posts

@carillao em 31/03/2022 às 14:16

Se você estiver certo, o Paulinho não recebe de verdade o salário que foi falado ne?

Foto do perfil de Alberto Silva

Ranking: 1.802º

Alberto 1.837 posts

@beto.malloqueiro em 31/03/2022 às 14:08

Bom texto, Victor! Também sou da área.

Essa prática (usar o futebol para lavagem de ativos) é muito comum na Europa.

Inclusive, muitos clubes 'endeusados' por torcedores brasileiros como modelo de gestão fazem isso na cara dura. No 'Brasilis' terra de ninguém será uma lavanderia com essa onda das SAF's.