Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A absurda prisão ilegal de Rafael Ramos

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Luan

Ranking: 160º

Luan 10.910 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/05/2022 às 06:39
Por Luan S. (@luan.fps)

Ontem, 14/04, após acusação do jogador Edenilson do Internacional, o árbitro relatou na súmula do jogo o episódio ressaltando o que ouviu da vítima, bem como da versão do jogador Rafael Ramos, que afirmou que foi um mal entendido. Além disso, o árbitro ressaltou NÃO TER OUVIDO a suposta palavra.

Aos 31 minutos do 2º tempo, no momento em que a partida estava paralisada, fui informado pelo jogador nº 8, da equipe SC Internacional, sr. Edenilson Andrade dos Santos, que seu adversário nº 21, sr. Rafael Antônio Figueiredo Ramos, havia proferido as seguintes palavras para ele: ' #$!@% macaco'

Dito isto, vemos que neste episódio temos apenas a palavra da suposta vítima, contra a de seu suposto agressor. Visto que nem mesmo o árbitro presenciou o ato, bem como os demais jogadores também não corroboraram com a tese, nem desmentindo e nem confirmando. As ÚNICAS provas ali são as palavras dos jogadores envolvidos, bem como as imagens inconclusivas da transmissão do jogo, que até o presente momento não constataram nada.

Porém, o absurdo vem a seguir.

Como sabemos, o jogador do Corinthians, Rafael Ramos, foi ABSURDAMENTE e INJUSTAMENTE preso em flagrante, com base apenas no depoimento da vítima e numa suposta imagem ao qual 'PARECIA' que o jogador Rafael Ramos falou realmente macaco.

1) Mas mesmo que o tenha falado. Em que contexto foi? Como já pode haver uma definição de que falou mesmo aquela palavra, e se falou, dentro do contexto de injúria ao qual foi acusado?

2) O delegado da Polícia Civil, ao lavrar a prisão em flagrante de Rafael Ramos, levou em consideração o depoimento da vítima e a súmula do jogo, onde, pasmém, haviam as duas versões entrepostas. Tanto a da vítima, como a do Rafael Ramos. Sendo assim, insuficiente em termos de material comprobatório para prevalecer a aplicação do flagrante delito.

Ainda conforme o delegado, o depoimento de Edenilson e a súmula da partida motivaram o flagrante, mas a polícia ainda vai ouvir outros depoimentos e analisar imagens do jogo para concluir a investigação.

O Código de Processo Penal versa sobre a prisão em flagrante delito, na qual a mesma só será efetuada se haver infração/crime cometida (elemento 1) e haja convicção suficiente de que a pessoa cometeu crime (elemento 2). Só havendo estes dois elementos é que o delegado poderá prender em flagrante o acusado.

Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem:

Está cometendo a infração penal;
acaba de cometê-la;

Agora eu vos pergunto: Qual foi a convicção utilizada pelo Sr. Delegado Carlo Butarelli para efetuar a prisão em flagrante? A mera palavra e pressão da vítima? A súmula do árbitro que não diz nada além das versões de ambos os jogadores?

Estamos diante de um caso INJUSTO, PARCIAL e completamente MIDIÁTICO. Esse caso já virou um circo para a mídia e o jogador Rafael Ramos é o alvo da vez para justiceiros e demais crápulas da mídia que vivem sedentos por sangue.

Estamos mais uma vez abrindo um precedente perigoso e inadmissível no direito brasileiro, ao passo que qualquer acusação é suficiente para prender alguém, independentemente de haver provas para aquela alegação. Ou seja, bastando apenas a palavra da suposta vítima para que a vida de alguém seja por inteira destruída.

Rafael Ramos foi preso ILEGALMENTE. Só saiu ontem da CADEIA, sim, ele ficaria numa cela com outros presos, pois o SCCP pagou sua fiança, arbitrada em R$ 10 mil reais!

Chega a ser inacreditável, visto que o torcedor argentino, preso em fragrante em SP após imitar claramente um macaco para a torcida do Corinthians, teve de pagar apenas R$ 3 mil reais de fiança. E ali havia prova material do ato. Havia claramente a convicção naquele caso. Ele estava de fato imitando um macaco para a torcida do Corinthians. Não restavam dúvidas, todo mundo viu, haviam testemunhas e o vídeo era claro e conclusivo. E a fiança foi de 7 mil reais a menos que o Rafael Ramos teve que pagar por uma suposta acusação em que não houve sequer um elemento comprobatório e convicto para alegar seu ato.

Isso é inaceitável.

O Corinthians precisa fazer algo se for comprovado que ele não cometeu isso. Precisa entrar na justiça e cobrar a reparação de danos. Porque isso não está só causando danos a imagem do atleta, mas também do clube. A postura do Internacional é inaceitável. Está jogando pra sua torcida, e a torcida deles estão nos acusando de defender o nosso jogador (merecidamente, até pelo benefício da presunção de inocência), e consequentemente nos acusando de sermos racistas também. Estamos tendo nossa imagem manchada por um suposto ato que nem sequer foi provado ainda.

E claro, se for provado que ele cometeu, que seja punido ao rigor da lei. Mas até lá, além de sua presunção de inocência, ele tem de ser ouvido e inocentado por enquanto, e não julgado e condenado como o tribunal da internet, da pressão social e da mídia estão já fazendo desde que o ato ocorreu.

Repito: Rafael Ramos foi preso ILEGALMENTE ontem no Rio Grande do Sul.

O Corinthians teve de arcar com um valor de fiança ao qual não deveria ter arcado.

O delegado agiu com parcialidade e sucumbiu à pressão dos donos da casa e da mídia.

Lavrou prisão em flagrante sem lastrear sua convicção técnico-jurídica em elementos sucintos e reais. E isso cabe reparação do clube, que se comprovado a inocência (será sem dúvidas) do jogador Rafael Ramos, DEVE buscar seus direitos na justiça.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Paulo Miranda De Oliveira

Paulo 86 posts

@paulo.miranda.de.ol1 em 15/05/2022 às 07:13

Se fosse no campeonato gaúcho ninguém era preso, é porque é de outro estado

@huebr em 15/05/2022 às 07:10

Esse time nojento do sul odeia nós, qualquer coisa que eles possam fazer para nos prejudicar eles irão fazer

Esse delegado é um despreparado, sem dúvidas é um colorado clubista desgramado.

Se um jogador deles sendo racista com o Jô eu duvido que ele faria isso que fez com o Ramos.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Corinthiano Maloqueiro Sofredor

Ranking: 3.882º

Corinthiano 749 posts

@rocha em 15/05/2022 às 14:45

Obviamente foi preso porque foi no RS. Sabemos que muitas vezes algumas decisões como estas são feitas por bairrismo.

Talvez tenha sofrido algum tipo de pressão por um clube com enorme representatividade naquele estado, enquanto o outro é o time dos paulistas, que não possuem tanta influência lá.

Mas realmente fiquei surpreso com um flagrante sem provas, parece até mentira, e deveria ser.

Foto do perfil de Nicholas Cunha

Ranking: 2.283º

Nicholas 1.408 posts

@nicholas.cunha2 em 15/05/2022 às 09:55

Algum fixa ess post

Foto do perfil de Everton Almeida De Azevedo

Ranking: 7.181º

Everton 302 posts

@1544 em 15/05/2022 às 09:22

Salvo engano, em tese, a prisão sem a presença de indícios de autoria configura crime previsto na nova lei de abuso de autoridade. Além disso, O Rafael Ramos pode ajuizar ação indenizatória contra o Estado. A palavra da vítima tem especial valor probatório nos crimes desse jaez, porém ela deve estar corroborada por outros elementos probatórios. Digo isto, obviamente, apenas com base no divulgado pela imprensa, pois não tive acesso ao auto de prisão em flagrante.

Foto do perfil de Junior Silva

Ranking: 4.085º

Junior 696 posts

@junior.silva140 em 15/05/2022 às 09:16

Pois é.

Publicidade

Foto do perfil de Eder Linhares

Ranking: 1.564º

Eder 2.075 posts

@eder.linhares em 15/05/2022 às 07:26

Eu estava pensando uma coisa antes de ter lido essa notícia, agora tenho a certeza o que eu estava pensando seja o correto. Conhecendo os gaúchos, por atitudes que tomaram no passado, a polícia civil e ministério público do Rio grande do Sul e de São Paulo deveriam trabalhar em conjunto para não cometerem nenhuma injustiça. Já vimos várias situações que o clubismo fala mais alto que o correto. E no RS já vimos grêmio e inter(que se odeiam até a morte) se unirem contra o Corinthians. Injúria racial é crime, é inadimissível que isso ocorra ainda, a pessoa deve ser punida. Mas lembrando que calúnia e difamação também são crimes. Caso seja provada a inocência do Rafael Ramos, as pessoas que o julgaram sem ter certeza contundente tem que ser punidas

Foto do perfil de Luiz Z.

Ranking: 2.561º

Luiz 1.236 posts

@luzzo em 15/05/2022 às 06:59

Um absurdo, olha aonde estamos chegando

Ser preso e ter que pagar 10 mil por uma acusação não provada.

Imagina se é um pobre lascado que não tem 10 mil pra pagar?