Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Categoria de Base: Aqui não é o Barça e nunca será!

Foto do perfil de Raphael

Ranking: 7.351º

Raphael 296 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/01/2015 às 00:18
Por Raphael Jannuzzi (@jannzzirapha)

O Corinthians nunca será um Barcelona, nosso clube não é assim e temos que aceitar isso buscando melhoras na sua essência, não imaginando um outro clube ano após ano. Se for pra comparar, o Corinthians gere o futebol da mesma forma que o Real Madrid.

O Real não aproveita sua categoria de base no time principal como o Barça faz. Isso o torna menos eficiente? Incompetente? De diretoria cega como muitos dizem do Corinthians em relação a base? Acho que não.

O Corinthians, assim como o Real, segue um planejamento de ter equipe competitiva ano após ano com metas de estar sempre no topo. Há investimento financeiro, há mercado interessado, há uma nação que clama para ser sempre o campeão dos campeões. E essa responsabilidade, que todo ano aumenta, não se joga em garotos só porque ganharam oito jogos num campeonato juniores.

Todo ano muitos jogadores da base chegam ao Corinthians da mesma forma que no time principal: são contratados. Chegam de clubes menores, são oferecidos ou procurados, mas chegam por contratos e aparecem na copinha, na base do Timão, porem sua formação foi bem longe do terrão. E isso pode até parecer errado ser vermos pela filosofia 'categoria de formação', mas isso é para quem pode, só quem faz é time grande, time imenso. Então, essa ideia de jogador do terrão já não é trabalhada na base, de fato, 'exigir' isso na equipe principal é não pensar no clube em si.

Comparando ao Real mais uma vez, essa semana chegou o jovem norueguês Martin Odergaard, de 16 anos. Contratação pra base (Real Madrid Castilla) até que se mostre competente para a equipe principal. Foi o caso do nosso Gustavo Viera, o paraguaio.

CT de primeiro mundo pra base, temos que ter por sermos de primeiro mundo, não é por causa do Barcelona. Forma jogadores para equipe principal também é algo que temos que fazer, mas não fazer isso ano a ano não significa incompetência.

Pra fechar, ano passado tivemos no Brasileirão 3 equipes jogando com vários garotos da base: Atlético-PR, Bahia e Santos. Imaginem o Corinthians com o desempenho que tiveram dessas equipes.

Fiz esse tópico porque todo janeiro é assim, a galera detona jogares da equipe principal, sonham com os heróis de 18 anos que chegaram no clube 6 meses atrás e os exigem na equipe principal a 'La Barça'. Mas todo ano tem o time entre os melhores e lutando por títulos.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de William Gimenes

Ranking: 3.860º

William 769 posts

@william.gimenes em 23/01/2015 às 00:56

não se equipara o poder de compra do real Madrid ao Corinthians. Temos que usar a base sim
Foto do perfil de João Lincoln

Ranking: 879º

João 3.510 posts

@lombardi em 23/01/2015 às 00:53

aqui não é o barcelona, aqui é Corinthians!
Foto do perfil de Raphael Jannuzzi

Ranking: 7.351º

Raphael 296 posts

@jannzzirapha em 23/01/2015 às 00:48

Nem precisam forçar muito a memoria... Giovanni? Ualefi? Gomes? Gustavo Tocantins tá super fraco na copinha. Acontece, galera.

A questão aqui é olhar para o Corinthians e ver que temos um bom time, e a cada ano melhorando. E se for pra comparar com um grande europeu, que seja o Real Madrid, de Galáticos. Pois é o que o Timão faz ano após ano(ou tenta né haha).

E a base tem que ser boa mesmo, tem que ser du #$!@% msm. Mas o time principal, esse tem que ser super f..oda com as armas de planejamento que temos. Não com as do barça

Foto do perfil de Pedro Ivo

Ranking: 3.197º

Pedro 972 posts

@pedao em 23/01/2015 às 00:42

Boa análise, mas você não levou em consideração uma coisa muito importante: o Real Madrid sempre está disputando títulos enquanto que tem ano que o Timão nem pra Libertadores vai.

O que realmente não pode é desperdiçar a base. Lá na Espanha sai quantos jogadores de nível nacional ou mundial todos os anos? E aqui no Brasil sai todo ano mil jogadores pra ganharem as UCL'S e até serem naturalizados por outros países.

Publicidade

Foto do perfil de Marcos Negreiros

Ranking: 5.298º

Marcos 500 posts

@marquiinhos em 23/01/2015 às 00:38

Essa base é a melhor que surgiu nos últimos anos, o Corinthians investiu 15 milhões no CT dos mlk e eles não seriam burros mas do que já são de jogar essa safra de jogadores bons fora.

Foto do perfil de Luiz Z.

Ranking: 2.586º

Luiz 1.236 posts

@luzzo em 23/01/2015 às 00:32

Na verdade é conciliar o útil ao agradável: É saber aproveitar os bons jogadores da base, e fazer com que deixem de ser promessas e virem realidade, para que não se tornem mais um 'Lulinha' da vida.

Foto do perfil de Baltazar Oswaldo Silva

Ranking: 11º

Baltazar 47.791 posts

@baltazar.1954 em 23/01/2015 às 00:27

Primeiro, que o trabalho na base está só recomeçando depois de anos ruins.

Ao contrário de 2010,2011, vemos um time que sabe jogar, pode revelar jogadores melhores, mas há uma evolução.

E o Barcelona pode pegar jogador de tudo que é lugar do mundo, na base deles tem argentino, holandês, africano, brasileiro.

No Brasil, no máximo pega jogador dos países vizinhos.

Foto do perfil de Tiago P

Tiago 87 posts

@tiagopelicer em 23/01/2015 às 00:24

Concordo. Acho que esse ano temos muitos jogadores promissores nesse time da Copinha... Time que venceu o Paulista e Brasileiro Sub-20 em 2014. Porém os mulekes tem que subir e ir ganhando experiência...nao são a salvação imediata! Profissional é completamente diferente. Lulinha é o melhor exemplo disso..kkk