Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

E ai Diretoria? Quero uma resposta!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Rafael

Rafael 67 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/03/2016 às 10:20
Por Rafael Diego (@rafael.diego2)

Boa Dia fiel.
Sempre leio aqui alguém reclamando do marketing do Corinthians e do descompasso financeiro que o clube se encontra. Como sou formado em Marketing e trabalho diariamente com isso, vou fazer uma série de analises e opiniões sobre esse departamento do Timão. Vamos lá:

Hoje estava lendo o site da revista Exame e me deparo com uma matéria sobre as finanças dos 20 clubes da primeira divisão, após ler a matéria e analisar a tabela me veio alguns pensamentos:

1- O SCCP foi o quinto clube com maior faturamento no ano de 2015, com R$ 250 Milhões, ficando atrás dos seguintes clubes:
-Palmeiras R$ 322 Milhões
-Flamengo R$ 305 Milhões
-Cruzeiro R$ 273 Milhões
-Internacional R$ 270 Milhões

2- Como o Corinthians, que recentemente ganhou tudo o que disputou, consegue arrecadar menos que clubes como Cruzeiro e Internacional, que tem uma torcida muito menor, um apelo comercial muito pequeno? O Cruzeiro foi bicampeão brasileiro recentemente, tudo bem, isso da para entender porque ele recebeu tanto dinheiro, mas e o Internacional? Não ganha um título de expressão a bastante tempo e tem um mercado regional.

Eu como profissional de Marketing, acredito que falta mais agressividade do Dep de Marketing do clube, falta criar mais meios e oportunidades de investimento publicitário, e não me venham com o papo de crise financeira, pois o futebol brasileiro movimentou no ano de 2015 R$ 2,58 Bilhões uma alta de 12% em comparação com 2014.
Temos agora o ano de 2016, o Timão é o atual campeão brasileiro, uma excelente forma de atrair mais dinheiro vamos observar como será o desempenho do Marketing neste ano.

Deixem nos comentários sugestões de assuntos que eu posso abordar para trazer um maior esclarecimento para a Fiel.

VAI CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Thiago G

Ranking: 14º

Thiago 37.696 posts

@thiago000 em 09/03/2016 às 12:13

Bom dia caro colega, assim como você sou profissional de marketing, e trabalho exatamente na área esportiva, você tem muita razão em todos seus questionamentos, mais trago a luz alguns fatos que podem ser relevantes para elucidar alguns pontos ditos por você.

Eu não sei como foi a materia pois não li não tive acesso a mesma mais é interessante comparar também o poder de investimento em estrutura das equipes por exemplo, de que adianta ganhar 305 milhões e não investir em estrutura ficar com o dinheiro la todo investido em jogadores etc, no Corinthians nos sabemos que muito do que se arrecada nos últimos anos tem sido utilizado de forma precisa pelo clube, com a construção da Arena Corinthians, do CT Joaquim Grava, CT das categorias de base integrado ao profissional, centro de fisiologia de primeiro mundo, além da revitalização do clube social, ginasio do parque são jorge entre outras coisas.

Claro que quanto a arrecadação não cabe discução números são frios porem me parece que somos um dos clubes que melhor aproveita toda essa renda obtida nesse sentido de modernizar o clube como um todo.

Segundo ponto a se observar a fidelização do torcedor corinthiano apesar de existir a muito tempo, vem tendo sucesso é agora coisa recente, o programa fiel torcedor ainda é muito novo não oferecem la tantas vantagens a quem não é de São Paulo e pode acompanhar o time então o clube devagar acredito que vai consolidar isso criando novos produtos, novas linguagens que englobem o torcedor do clube de todas as areas, todas as classes, e de ambos os sexos, mais é claro se não se mexerem não ira acontecer sozinho.

Eu como além de publicitario, mktteiro morei fora do pais, vi muito de perto como funcionam os maiores clubes do mundo e realmente é incrível a capacidade de marketing que tem e a linguagem próxima ao seu torcedor que tem, alguns exemplos de cases de sucesso por la que poderiam dar certo no Corinthians e em todos os clubes brasileiros, 'ingresso por carne' um desconto substancial para quem adquire de 5 a 10 entradas para as partidas ou então um maior ainda para quem adquire a temporada inteira mais ou menos como a cadeira cativa, tour na arena com passeio no museu do clube, pois assim como nos vamos la e queremos conhecer a estrutura os dealhes de tudo eles vem aqui e também tem essa curiosidade e isso acaba fazendo mais 'fans' de outros paises internacionalizando a marca.

E o principal ao meu ver que seria conseguir gerar a transmissão de todos os seu jogos independente de rede de televisão através de uma TV Corinthians, não aquela que tentaram lançar com pouquissimo conteudo liberado, mais sim uma TV Corinthians que tenha liberdade de usar o ppv pra ela arrecadar com isso e aliado ao fiel torcedor poderia ser algo super inovador, assim como coisas simples os programas dos jogos, os copos personalizados, realmente criar uma experiencia diferenciada para quem acompanha cada jogo, tornar sempre uma partida diferente da outra situar os torcedores na história dos confrontos e com números e informações etc.

Sabemos que um clube bem organizado atrai mais patrocínio consequentemente maior arrecadação então o que falta é o clube se organizar porque meios pra conseguir esse objetivo de 'fidelizar' o torcedor eles têm de sobra.

Foto do perfil de Pedro Eduardo De Andrade

Ranking: 969º

Pedro 3.285 posts

@pedrofiel em 09/03/2016 às 17:23

Bilheteria foi perto de 70 milhões, mas não entra, pois vai para o fundo (estádio), somando este valor bateria com o Flamengo...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Wellington Moura De Oliveira

Ranking: 8.290º

Wellington 241 posts

@crack05 em 10/03/2016 às 06:13

Amigão faturamento está envolvido tudo, inclusive vendas de jogadores, você já viu por quanto esses times vendem seus jogadores? Outra coisa o cholorados tem muito sócio torcedor e sempre bem administrado é claro!

Foto do perfil de Ivanildo Vieira Costa

Ranking: 84º

Ivanildo 16.067 posts

@cajueiro em 10/03/2016 às 00:08

O problema é que a alienação faz com que muitos tratem da cor branca como se ela fosse preta encardida... Somente pra satisfazerem seus macabros desejos!

Muitas das vezes defendem mais diretores que o próprio clube...

Vai la enteder!

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 10/03/2016 às 00:07

Se computasse no caixa como receita liquida os 70 milhões da bilheteria da Arena teríamos fechados com R$ 320 milhões...

Foto do perfil de Munir Haddad

Ranking: 242º

Munir 8.907 posts

@haddad em 10/03/2016 às 00:06

Só o Rosemberg trabalhava..estes do atual marketing são uns bunda moles

Publicidade

Foto do perfil de Rogerio Gomes

Ranking: 652º

Rogerio 4.492 posts

@rogeriogomes em 09/03/2016 às 18:00

Isso é faturamento 2015... O Cruzeiro vendeu metade do time bicampeão brasileiro... O inter vende 2 moleques lá que pegou uma bela grana e etc... 2016 vai ver como seroutra, vamos se importar com nossos faturamentos, os outros que se lasque... Chega de mimimi... Vai Corinthians!

Foto do perfil de Antenor Neto

Ranking: 497º

Antenor 5.519 posts

@antenor em 09/03/2016 às 16:42

Acho que temos pessoal muito qualificado no Marketing.

Falar é uma coisa a realidade é outra.

De qualquer maneira mande seu curriculum que iremos analisar.

Foto do perfil de Corinthians Coringão

Ranking: 2.093º

Corinthians 1.584 posts

@fernanda.campregher em 09/03/2016 às 16:04

Acho que tá na hora do Timão explorar canais de TV, usando uma.fatia.de contrato para realizar comerciais mostrando patrocínio na camisa jogadores o Tite e agredindo eventualmenteo fieltorcedor, temos 30 milhões de.torcedores 150 mil sócios é pouco...

E outra eu moro em Curitiba sou fiel torcedor e não tenho nenhum benefício, tá na hora de ver além do.futebol..