Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Algumas informações sobre Cristóvão Borges

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Orion

Orion 19 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/06/2016 às 14:12
Por Orion X (@orion)

Vejo que tem muito gente falando coisas sobre o Cristóvão que passam longe de fatos, então resolvi abrir este tópico pra uma discussão mais sadia sobre o trabalho dele.

Como jogador, ele jogou na maior parte dos times do país e teve uma breve passagem na seleção. Depois, ele foi auxiliar técnico por 13 anos, tendo visto de perto o trabalho de grandes treinadores. Até que em 2011 com o AVC de Ricardo Gomes, ele assumiu o Vasco da Gama.

Neste momento, o que queriam do Cristóvão era que mantivesse a a ideia do Ricardo Gomes, pois o time vinha bem. E foi exatamente o que ele fez, mas ainda conseguiu alguns ajustes que fizeram o time subir de produção. Ele foi muito elogiado na época e muitas das partidas daquele time mostraram uma excelente organização tática. As mais famosas são os duelos com o Timão na Libertadores, onde se não fosse a defesa do Cássio ao chute de Diego Souza, nosso time teria sido eliminado. Após isso, o Vasco foi vice-campeão do Brasileirão e ganhou o prêmio de melhor treinador.

Por conta do bom trabalho em 2011, ele foi efetivado em 2012, conseguiu um bom aproveitamento no início, mas depois de uma série de maus resultados, pediu demissão, mesmo contra a vontade do elenco e do presidente do clube.

Após sair do Vasco, recebeu muitos convites pra treinar equipes, mas recusou porque queria estudar um pouco, então só no ano seguinte que assumiu o Bahia.

O time nordestino tinha acabado de fazer a pior campanha no história estadual, sofria uma crise técnica e política, o rebaixamento era dado como certo, mas com organização tática o time terminou o Brasileirão no meio da tabela.

Sobre este período, quero destacar duas matérias. A primeira é o jornalista e analista tático André Rocha, sobre o jogo Bahia e internacional:

http://espn.uol.com.br/post/333810_cristovao-borges-ja-comeca-a-mostrar-trabalho-no-bahia Cristóvão Borges já começa a mostrar trabalho no Bahia | Blogs - ESPN Casa do futebol brasileiro e internacional, da NBA, NFL, MLB e do tênis. Notícias exclusivas, blogs, vídeos, fotos e tempo real de eventos esportivos espn.uol.com.br

Reparem que no final da matéria o autor afirma que o Cristóvão é leitor do blog e concordou com a análise.

A outra é do Tim Vickery, jornalista britânico, que trabalha na Sportv e é correspondente da BBC:

http://www.bbc.com/sport/football/24203814 Manuel Pellegrini & Mauricio Pochettino buck a coaching trend - BBC Sport Manuel Pellegrini & Mauricio Pochettino buck a coaching trend - BBC Sport Tim Vickery asks why many South American coaches struggle to enjoy success in European football. bbc.com

Aqui o inglês elogia o conhecimento tático e a ética de Cristóvão, mas que ele pode modesto de mais para o seu próprio bem.

Em 2014, assume o Fluminense que no ano anterior havia ficado em 15º no Brasileirão e sem grandes reforços leva o time ao 6º lugar. Porém, começa a receber muita pressão da torcida por não ter se classificado para a Libertadores e por ter sido eliminado cedo na Copa do Brasil e na Sul-americana. A diretoria avalia positivamente seu trabalho e renova o contrato por um ano.

Em 2015, o Fluminense passa por uma crise, com a saída da Unimed e cortes no elenco, neste processo de remontagem do time, o tricolor carioca não se classifica para a semifinal do estadual e Cristóvão é demitido.

No mesmo ano, assume o Flamengo, que vinha numa fase ruim com Luxemburgo. Logo de cara, enfrente muita rejeição da torcida, poucos eram à favor da sua contratação, um reflexo dos resultados recentes no Fluminense e da opinião da torcida tricolor. Quem acompanha o meio esportivo deve se lembrar bem da passagem dele no rubro-negro, o time jogava bem, dominava os adversários, mas as vitórias não vinham, os atacantes passaram por longos períodos de jejum, depois o time perdeu organização com a derrotas e a defesa perdeu a solidez. O principal cobrado pela torcida foi o técnico, que nunca foi aceito, acabou não suportando a pressão e pediu demissão.

No fim do ano, se tornou o quinto técnico a dirigir o Atlético Paranaense na temporada, assumiu o clube em 11º no Brasileirão, mas que com a má fase já temia o rebaixamento, e terminou em 10º. No início do ano, estava no processo de montagem da equipe, realizando muitos testes, passou quatro jogos sem vencer e foi demitido.

...

Estes são os fatos sobre o treinador. Ele tem bom conhecimento de futebol, bom controle de vestiário. No entanto, ele não suporta pressão. Todas as vezes que as torcidas pressionaram, ele pediu demissão. Pessoalmente, eu acho que se a Fiel abraçar o cara e apoiar, ele pode trazer muitas glórias ao Timão. É um cara honesto, inteligente, justo. Coisas difíceis de se encontrar no meio do futebol.

Muitos aí estão perguntando o que ele ganhou, mas querem nomes como Fernando Diniz e Sylvinho que também não ganharam nada. Só o segundo lugar no Brasileirão já é mais do que a maioria dos técnicos iniciantes. Tem que lembrar também que que fora o Vasco, ele não teve times pra ganhar campeonatos, no Bahia, por exemplo, só de não cair já foi uma grande vitória, o time era horrível, mas ele conseguiu ajeitar.

Cristóvão não é um cara de personalidade forte, não vai dar grandes entrevistas transferindo os problemas, então cai tudo nas costas dele. Se o Luciano não marcar vai ser culpa do Cristóvão, se o Yago cometer pênalti, vai ser o Cristóvão que desarrumou a defesa. E assim o trabalho vai enfraquecendo. Cabe a gente apoiar neste período de transição, não culpá-lo por tudo. Pois é um cara com grandes virtudes e juntos podemos ver o Corinthians campeão.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Eduardo Takayuki Takata

Ranking: 2.580º

Eduardo 1.229 posts

@edutakata em 21/06/2016 às 06:05

Não é uma lembrança muito boa, mas do Cristóvão Borges eu lembro daquele 5 a 2 contra o Fluminense em 2014. Ele deu um nó tático no Mano Menezes no segundo tempo, e o time entrou em parafuso.

Foto do perfil de Tiago Frozza

Ranking: 4.418º

Tiago 630 posts

@tiago.frozza em 20/06/2016 às 23:11

Realmente muito bom o tópico. Já valeu pela pesquisa.

Mas vejo como um aposta. Não sou fã do trabalho dele, já que era para apostar apostava em um novo. Sem falar nunca montou um bom elenco, mas dentro da mediocridade do futebol brasileiro. Um cara simples, humilde e raro. Boa sorte tanto pra ele como pra nós.

Vai Corinthians.!

Foto do perfil de Gabriel Schneider

Ranking: 113º

Gabriel 13.652 posts

@gabriel1709 em 20/06/2016 às 23:01

Não adianta criticar antes dele mostrar trabalho. Já foi contratado agora vamos apoiar e torcer pra dar certo.

Foto do perfil de Daniel J Teixeira

Ranking: 8.439º

Daniel 229 posts

@daniel.joaquim.teixe em 20/06/2016 às 22:25

Certo, Orion penso que ele vai dar grandes alegrias para nós coritianos.

Publicidade

Foto do perfil de Elizeu Santos

Ranking: 1.522º

Elizeu 2.123 posts

@elizeu.santos em 20/06/2016 às 22:22

Eu só sei que estou torcendo TUDO por ele, porque assim ESTOU TORCENDO DOBRADO pelo meu Corinthians

Foto do perfil de Kintino Sousa

Ranking: 6.155º

Kintino 391 posts

@kintino.sousa em 20/06/2016 às 22:18

Pelo que dizem, ele parece ser mesmo justo e ter empatia no vestiário... Pelo que vi ele realmente gosta de times ofensivos e compactos... Vou apoiá-lo ao máximo, pois agora ele representa o Corinthians... E por fim digo que estou ansioso pra ver sua ideologia e estratégia, além da escalação, acredito que com ele o Marlone e o Camacho terão mais oportunidades, assim como o Arana e o Maycon, agora não podemos deixar de cobrar mais 1 zagueiro, 1 atacante goleador e 1 reserva para o Fagner...

Foto do perfil de Jefferson Maceno Assis Da Paz

Ranking: 1.802º

Jefferson 1.818 posts

@jefferson.maceno.ass em 20/06/2016 às 22:02

Ótimo tópico.

Foto do perfil de Pedro

Ranking: 3.796º

Pedro 773 posts

@poderosoloko em 20/06/2016 às 21:49

Vale ressaltar também o conhecimento que ele já tem de alguns jogadores, Marquinhos Gabriel no bahia, Marlone e Fagner no vasco.