Afinal, o que realmente a Lava Jato descobriu de ilegal na obra da Arena Corinthians?

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Celso #56 @celso.1.primeiro em 25/10/2016 às 11:56

Como sabemos, a Arena Corinthians é noticiada constantemente na mídia (sozinha, chega a ser mais noticiada que muitos clubes, como SPFC, Vasco, Santos, etc.), sendo que, nas últimas semanas, houve uma verdadeira chuva de notícias, sendo a maioria delas num tom negativo.

MAS, AFINAL, O QUE A LAVA JATO DESCOBRIU DE ILEGAL NA Arena Corinthians?

Vamos primeiro dimensionar e qualificar a lava jato, do ponto de vista institucional.

A Lava Jato é uma força tarefa que envolve instituições (PF, MPF e Justiça Federal/STJ/STF), que apuram um grande sistema de corrupção descoberto no governo federal. O foco da operação é descobrir superfaturamento, propinas, dentre outras coisas que lesam o erário público. Ou seja, querem saber que se beneficiou $$ com as obras realizadas Brasil afora.

No caso da Arena Corinthians, até agora, não encontraram nada de ilegal e, por isso, não indiciaram ninguém ou ajuizaram denúncia na Justiça. O interesse da lava jato na Arena se deve ao fato do empréstimo no BNDES.

Já descobriram vários casos de superfaturamentos em obras Brasil afora para se pegar um empréstimo maior no BNDES (empresas lucrando com o superfaturamento e repassando propina), mas, no caso da Arena Corinthians, o empréstimo do BNDES só cobre pouco cerca de 40% da obra. O aumento de valor da obra, caso fosse intencional, fraudulento, seria custeado pela própria arena e não por mais empréstimo no BNDES.

MAS, E AS CITAÇÕES DA ARENA EM DOCUMENTOS VAZADOS?

A arena foi realmente citada por pessoas e em anotações de documentos, contudo, o que estas provas, ATÉ AGORA, demonstraram, foi que houve apenas o lobby para a construção da arena pelo ex presidente Lula. Esse lobby foi no sentido de convencer a odebrecht a entrar no projeto do Corinthians, tipo assim 'pode ir que o projeto é bom, a equipe lá tem capacidade de tocar o projeto com vocês, conheço eles'.

MAS, O LOBBY NÃO PODE SER PUNIDO COM CADEIA?

Pode sim! O lobby com propina é crime. No caso do triplex do Lula, por exemplo, segundo apurou a PF e o MP, se caracterizaria isso, pois, segundo estas instituições, o imóvel teria sido recebido como recompensa pela intermediação de contratos com o governo, onde o ex presidente teria 'amarrando' obras para as empresas. A mesma coisa eles acusam, no caso do sítio de Atibaia, bem como das palestras milionárias dadas pelo ex presidente à empresas beneficiadas por contratos.

Só que, no caso da Arena Corinthians, ATÉ AGORA, não se descobriu o benefício que alguém teria tido. Até porque a obra tem uma dívida bilionária declarada, que já começou a ser paga, sendo que, a arrecadação dos jogos do Corinthians vai topa para o fundo que é responsável pelo pagamento. Ou seja, descobriram o lobby, mas não a recompensa, o que, caso se provasse, poderia caracterizar o crime.

Nos últimos dias, se viu muitas manchetes de jornais que cravavam algo que não se constatava lendo as reportagens. Dizem que a obra foi presente, mas que tem que ser paga. Dizem que a Caixa socorreu a arena, mas que na verdade houve uma operação financeira a ser paga com juros, operação está inclusive que todos já sabiam, pois não é segredo que o fundo da arena, além de ter obtido o empréstimo do BNDES, fez empréstimos na rede bancária para terminar a obra, tendo em vista que os CIDS atrasaram, por conta da ação injusta que corre na justiça (promotor de declarações clubistas, quer só adiar o recebimento de recursos pela arena), onde o clube já ganhou em primeira instância e deve ganhar o recurso no tribunal, pois o incentivo fiscal foi legal e transparente.

Enfim, o importante é a fiel acompanhar o desenrolar dos fatos e verificar tudo friamente.

Muitos na mídia rotulam crimes, mas não vão ao MP ou instigam a torcida a ir, justamente porque sabem que tudo é apenas insinuação, regradas a ódio e inveja. Acusar um contrato da Caixa de crime, por exemplo, como faz a mídia diariamente é fácil, difícil é levar isso ao MP e provar, até porque uma grande parcela da população tem empréstimo em banco público e nem por isso são bandidos. Tem inclusive muito jornalista que tem empréstimo habitacional na CEF (ou parentes e amigos) e detona só o Corinthians.

Quanto a relação privada, Odebrecht x Corinthians, pode existir sim alguma coisa errada, como superfaturamento. Mas isso precisa ser comprovado, para, ai sim, responsabilizar os culpados. Das obras das novas arena, a casa da fiel foi a que teve talvez menos acréscimos, pois, antes orçada em 820milhões, a obra teve apenas um aditivo que a elevou para 980 milhões. Outras obras dobraram de valor.

Só lembrando que com juros, a obra custa em torno de R$ 1,2 bilhão e, quando venderem os CIDS, em torno de 40% desse valor será pago. Contudo, sempre temos que ter em mente que a arrecadação da arena está bem abaixo do previsto, pois a mesma não possui uma gestão à sua altura. Se bem explorada, a arena pode arrecadar bem mais e ter mais capacidade de amortização da dívida.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

____________________________________________

Mais sobre a Arena Corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/329496/decepcao-tour-da-arena-corinthians-trava-novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Desde o ano passado, a gestão da Arena Corinthians anuncia que o tour 'será em breve' Este ano, se chegou a ter até uma fase de teste, antes das olimpíadas. meutimao.com.brmeutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/326489/roberto-de-andrade-diz-que-economia-e-a-culpada-pela-nao-exploracao-total-da-arena-uma-mentira Roberto de Andrade diz que economia é a culpada pela não exploração total da arena, UMA MENTIRA! Roberto de Andrade, em entrevista à ESPN, elegeu a economia como vilã da não exploração total da Arena Corinthians, o que é uma mentira, pois o que falta é... meutimao.com.brmeutimao.com.br

______________________________________________

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.brmeutimao.com.br

6.098 visualizações e 198 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Almir Silva #2.008 @almir.de.jesus em 25/10/2016 às 18:08

Sabemos que a mídia é podre e adora colocar coisas negativas sobre o Corinthians, o que me preocupa é o tanto de torcedor Corinthiano que acredita nesse tipo de notícia.

Os jornalistas anti ganharam ibope venderam jornais e vão lucrar em cima do Corinthians. E no final não vai ser provado nada.

Marcos Marques #167 @valdemir em 26/10/2016 às 09:28

Todo mundo rebaixa o nome do Corinthians e agora da Arena praticamente inviabilizando totalmente a venda de NR.

Enquanto isto a diretoria do Corinthians que não existe, nada faz. Não rebate, não contradiz, não solta uma nota oficial, não faz absolutamente nada, o que essa diretoria faz? Solta nota de repúdio pelo tratamento dado a 30 torcedores organizados, uma vergonha!

Últimas respostas

Lucas Helano Rocha Magalhães @helano em 31/10/2016 às 19:15

Nem tanto, nem tão pouco. A partir daqui tudo é especulação, mas o aumento significativo de custos da obra ao longo da construção já indicava algum tipo de p***. Se a obra vai cair na lava-jato, o clube provavelmente é vítima de seus gestores. A obra, provavelmente foi utilizada para bancar campanhas, via caixa 2, ou para favorecer a lavagem de dinheiro para a construtora.

Pelo menos é isso que imagino.

Publicidade

Elias Jose De Queiroz Queiroz #10.867 @elias.jose.de.queiro em 30/10/2016 às 12:10

Valeu pela dica

jorge #564 @jorgenadersss em 29/10/2016 às 20:50

" "

Podia se expressar melhor, eu não entendi o que o sr quis dizer.

Jorge Nadersssss #564 @jorgenadersss em 29/10/2016 às 20:51

Agora li de novo e entendi.

jorge #564 @jorgenadersss em 27/10/2016 às 00:20

" "

Um adendo, todas as obras da copa tiveram direito a um empréstimo do bnds de 400 milhões de reais.

Os estádios foram construídos e depois de prontos consta no contrato que o clube iria pagar após 36 meses ou seja 3 anos. Para que o clube pudesse arrecadar dinheiro e pagar.

Como sempre no caso do Corinthians começou-se a pagar com 1 ano e pouco, e o Corinthians tenta receber esse prolongamento a que tem direito e até agora não conseguiu.

Jorge Nadersssss #564 @jorgenadersss em 29/10/2016 às 20:50

Podia se expressar melhor, eu não entendi o que o sr quis dizer.

Elias Jose de Queiroz #10867 @elias.jose.de.queiro em 27/10/2016 às 02:31

" "

Tudo pró Corinthians e difícil até pró torcedor os anti quê de tudo jeito vim tirá uma onda

Luciano Barbosa Dos Santos #5.683 @.fiel.tibiri em 29/10/2016 às 00:31

Parabéns ao seu tópico Celso, pois é um assunto que me preocupo muito, tenho a opinião se acharem o subfaturamento na Arena, o clube é o prejudicado, ou seja na hipótese que a Construtora seja a que se beneficiou, a nossa conta será amortizada e se alguma pessoa física se beneficiou e notório que responderá pelo o dano, em linha gerais seremos vítimas por torce para um clube que é uma religião e incomoda todos os antís, e principalmente a Rede Globo que ganha dinheiro as custa da gente e é forçado a pagar praticamente quase igual ao seu clube...

Celso Jadiel #56 @celso.1.primeiro em 28/10/2016 às 17:41

Não, minha área profissional é outra, mais entendo um pouquinho de cada.

Abração e Vai Corinthians!

Fernando #679 @fernando.barros2 em 27/10/2016 às 08:58

" "

Tu e jornalista? Economista e finanças? Legal seu tópico eu estava meio que perdido nessas situações mais você me esclareceu um pouco.

Billy Timao #26 @alex.sccp3 em 28/10/2016 às 02:01

beleza mano, tranquilo.
E nois

Billy Timao #26 @alex.sccp3 em 27/10/2016 às 17:51

Só que no texto, pelo menos do que eu entendi ele não está isentando nada a supersaturação da obra, ele abriu todas as possibilidades. Inclusive a de culpados corruptos dentro do clube.
Só se nos estamos falando de tópicos diferentes.
Desculpe mas não compreendi seu argumento até agora

Snaihtniroc Atsiluap #495 @adenor.leonardo em 27/10/2016 às 12:34

NÃO DEU P VER NADA, por metro quadrado construido é o MAIS BARATO de todos os estádios construidos inclusive os dos porcos. E olha que o nosso é luxo e o deles não. EU ACREDITO QUE FOI COLOCADO UM LUXO DESNECESSÁRIO, poderiam baratear a obra com materias resistentes porém não tão bonitos e caros como foi

Eduardo #41 @edu.81 em 26/10/2016 às 18:21

" "

Vitima mano... Porque já deu pra perceber que o estádio custou mais caro do que era pra custar... Vitima mano e por causa do juros do BNDS e os cids que não saiu o Timão tá pagando mais caro... Vitima mano porque mesmo que não tenha nada a ver somente pelo fato de supostamente ser investigado pode afastar alguma empresa de um acordo com o nome do estádio

Snaihtniroc Atsiluap #495 @adenor.leonardo em 27/10/2016 às 12:33

Hahahaha o Lula com toda publicidade negativa de anos e anos em tudo quanto é mídia teria muito mais votos que esse militar frustrado. Aliás o filhote de bolsobosta não foi nem para o segundo turno no rio, e o FREIXO vai ganhar hein

O medo deles é LULA 2018, por isso essa perseguição absurda.