Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Afinal, o que realmente a Lava Jato descobriu de ilegal na obra da Arena Corinthians?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 126º

Celso 12.808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/10/2016 às 11:56
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

Como sabemos, a Arena Corinthians é noticiada constantemente na mídia (sozinha, chega a ser mais noticiada que muitos clubes, como SPFC, Vasco, Santos, etc.), sendo que, nas últimas semanas, houve uma verdadeira chuva de notícias, sendo a maioria delas num tom negativo.

MAS, AFINAL, O QUE A LAVA JATO DESCOBRIU DE ILEGAL NA Arena Corinthians?

Vamos primeiro dimensionar e qualificar a lava jato, do ponto de vista institucional.

A Lava Jato é uma força tarefa que envolve instituições (PF, MPF e Justiça Federal/STJ/STF), que apuram um grande sistema de corrupção descoberto no governo federal. O foco da operação é descobrir superfaturamento, propinas, dentre outras coisas que lesam o erário público. Ou seja, querem saber que se beneficiou $$ com as obras realizadas Brasil afora.

No caso da Arena Corinthians, até agora, não encontraram nada de ilegal e, por isso, não indiciaram ninguém ou ajuizaram denúncia na Justiça. O interesse da lava jato na Arena se deve ao fato do empréstimo no BNDES.

Já descobriram vários casos de superfaturamentos em obras Brasil afora para se pegar um empréstimo maior no BNDES (empresas lucrando com o superfaturamento e repassando propina), mas, no caso da Arena Corinthians, o empréstimo do BNDES só cobre pouco cerca de 40% da obra. O aumento de valor da obra, caso fosse intencional, fraudulento, seria custeado pela própria arena e não por mais empréstimo no BNDES.

MAS, E AS CITAÇÕES DA ARENA EM DOCUMENTOS VAZADOS?

A arena foi realmente citada por pessoas e em anotações de documentos, contudo, o que estas provas, ATÉ AGORA, demonstraram, foi que houve apenas o lobby para a construção da arena pelo ex presidente Lula. Esse lobby foi no sentido de convencer a odebrecht a entrar no projeto do Corinthians, tipo assim 'pode ir que o projeto é bom, a equipe lá tem capacidade de tocar o projeto com vocês, conheço eles'.

MAS, O LOBBY NÃO PODE SER PUNIDO COM CADEIA?

Pode sim! O lobby com propina é crime. No caso do triplex do Lula, por exemplo, segundo apurou a PF e o MP, se caracterizaria isso, pois, segundo estas instituições, o imóvel teria sido recebido como recompensa pela intermediação de contratos com o governo, onde o ex presidente teria 'amarrando' obras para as empresas. A mesma coisa eles acusam, no caso do sítio de Atibaia, bem como das palestras milionárias dadas pelo ex presidente à empresas beneficiadas por contratos.

Só que, no caso da Arena Corinthians, ATÉ AGORA, não se descobriu o benefício que alguém teria tido. Até porque a obra tem uma dívida bilionária declarada, que já começou a ser paga, sendo que, a arrecadação dos jogos do Corinthians vai topa para o fundo que é responsável pelo pagamento. Ou seja, descobriram o lobby, mas não a recompensa, o que, caso se provasse, poderia caracterizar o crime.

Nos últimos dias, se viu muitas manchetes de jornais que cravavam algo que não se constatava lendo as reportagens. Dizem que a obra foi presente, mas que tem que ser paga. Dizem que a Caixa socorreu a arena, mas que na verdade houve uma operação financeira a ser paga com juros, operação está inclusive que todos já sabiam, pois não é segredo que o fundo da arena, além de ter obtido o empréstimo do BNDES, fez empréstimos na rede bancária para terminar a obra, tendo em vista que os CIDS atrasaram, por conta da ação injusta que corre na justiça (promotor de declarações clubistas, quer só adiar o recebimento de recursos pela arena), onde o clube já ganhou em primeira instância e deve ganhar o recurso no tribunal, pois o incentivo fiscal foi legal e transparente.

Enfim, o importante é a fiel acompanhar o desenrolar dos fatos e verificar tudo friamente.

Muitos na mídia rotulam crimes, mas não vão ao MP ou instigam a torcida a ir, justamente porque sabem que tudo é apenas insinuação, regradas a ódio e inveja. Acusar um contrato da Caixa de crime, por exemplo, como faz a mídia diariamente é fácil, difícil é levar isso ao MP e provar, até porque uma grande parcela da população tem empréstimo em banco público e nem por isso são bandidos. Tem inclusive muito jornalista que tem empréstimo habitacional na CEF (ou parentes e amigos) e detona só o Corinthians.

Quanto a relação privada, Odebrecht x Corinthians, pode existir sim alguma coisa errada, como superfaturamento. Mas isso precisa ser comprovado, para, ai sim, responsabilizar os culpados. Das obras das novas arena, a casa da fiel foi a que teve talvez menos acréscimos, pois, antes orçada em 820milhões, a obra teve apenas um aditivo que a elevou para 980 milhões. Outras obras dobraram de valor.

Só lembrando que com juros, a obra custa em torno de R$ 1,2 bilhão e, quando venderem os CIDS, em torno de 40% desse valor será pago. Contudo, sempre temos que ter em mente que a arrecadação da arena está bem abaixo do previsto, pois a mesma não possui uma gestão à sua altura. Se bem explorada, a arena pode arrecadar bem mais e ter mais capacidade de amortização da dívida.

Estou no Twitter A CASA DA FIEL: @celsoJadiel

____________________________________________

Mais sobre a Arena Corinthians:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/329496/decepcao-tour-da-arena-corinthians-trava-novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Decepção: Tour da Arena Corinthians trava novamente Desde o ano passado, a gestão da Arena Corinthians anuncia que o tour 'será em breve' Este ano, se chegou a ter até uma fase de teste, antes das olimpíadas. meutimao.com.br meutimao.com.br

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/326489/roberto-de-andrade-diz-que-economia-e-a-culpada-pela-nao-exploracao-total-da-arena-uma-mentira Roberto de Andrade diz que economia é a culpada pela não exploração total da arena, UMA MENTIRA! Roberto de Andrade, em entrevista à ESPN, elegeu a economia como vilã da não exploração total da Arena Corinthians, o que é uma mentira, pois o que falta é... meutimao.com.br meutimao.com.br

______________________________________________

Nosso histórico de matérias sobre a Arena Corinthians encontra-se neste link:

https://www.meutimao.com.br/topicos-de-celso.1.primeiro-no-forum-do-corinthians/ Tópicos criados pelo Celso 1º no Fórum do Corinthians Celso e milhares de outras pessoas estão no Fórum do Meu Timão, o melhor lugar que existe pra falar sobre o Corinthians meutimao.com.br meutimao.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Almir Silva

Ranking: 3.912º

Almir 733 posts

@almir.de.jesus em 25/10/2016 às 18:08

Sabemos que a mídia é podre e adora colocar coisas negativas sobre o Corinthians, o que me preocupa é o tanto de torcedor Corinthiano que acredita nesse tipo de notícia.

Os jornalistas anti ganharam ibope venderam jornais e vão lucrar em cima do Corinthians. E no final não vai ser provado nada.

Foto do perfil de Marcos Marques

Ranking: 310º

Marcos 7.382 posts

@valdemir em 26/10/2016 às 09:28

Todo mundo rebaixa o nome do Corinthians e agora da Arena praticamente inviabilizando totalmente a venda de NR.

Enquanto isto a diretoria do Corinthians que não existe, nada faz. Não rebate, não contradiz, não solta uma nota oficial, não faz absolutamente nada, o que essa diretoria faz? Solta nota de repúdio pelo tratamento dado a 30 torcedores organizados, uma vergonha!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Lucas Helano Rocha Magalhães

Lucas 16 posts

@helano em 31/10/2016 às 19:15

Nem tanto, nem tão pouco. A partir daqui tudo é especulação, mas o aumento significativo de custos da obra ao longo da construção já indicava algum tipo de p***. Se a obra vai cair na lava-jato, o clube provavelmente é vítima de seus gestores. A obra, provavelmente foi utilizada para bancar campanhas, via caixa 2, ou para favorecer a lavagem de dinheiro para a construtora.

Pelo menos é isso que imagino.

Foto do perfil de Luciano Barbosa Dos Santos

Luciano 155 posts

@.fiel.tibiri em 29/10/2016 às 00:31

Parabéns ao seu tópico Celso, pois é um assunto que me preocupo muito, tenho a opinião se acharem o subfaturamento na Arena, o clube é o prejudicado, ou seja na hipótese que a Construtora seja a que se beneficiou, a nossa conta será amortizada e se alguma pessoa física se beneficiou e notório que responderá pelo o dano, em linha gerais seremos vítimas por torce para um clube que é uma religião e incomoda todos os antís, e principalmente a Rede Globo que ganha dinheiro as custa da gente e é forçado a pagar praticamente quase igual ao seu clube...

Foto do perfil de Daniel F L

Ranking: 281º

Daniel 7.871 posts

@daniel.lucato em 27/10/2016 às 08:59

E só um detalhe... O tal Walter Torre já foi citado duas vezes, mas a mídia não fica fazendo estardalhaço e não cita o estádio do rival nas reportagens...

Foto do perfil de Kaíque Pollicarpo

Kaíque 187 posts

@kaique.pollicarpo em 27/10/2016 às 08:16

E aquele dinheiro que o Negão recebeu de 500 mil alguém me explica também?

Publicidade

Foto do perfil de Marco Braga De Souza

Ranking: 4.436º

Marco 621 posts

@marco.braga.de.souza em 27/10/2016 às 03:19

Hoje minha única preocupação é pagar logo essa Arena. Com tantas notícias rolando sobre as dívidas que tem e que ela se tornou impagável, preocupa e muito. Má gestão e contratos absurdos estão fazendo a Arena, que deveria ser nosso maior orgulho, se tornar a pedra no sapato.

Foto do perfil de Francisco Jr. Silva

Ranking: 151º

Francisco 11.005 posts

@francisco.jr.silva em 27/10/2016 às 01:16

O Corinthians da ibope, e esses inúteis usufruem disso.

Foto do perfil de Diego Sf

Ranking: 4.584º

Diego 594 posts

@diego.s em 27/10/2016 às 01:02

Onde tem Odebrecth e PT envolvido é sempre bom desconfiar, espero que não tenha mutreta na Arena, mas até hoje não tivemos transparência nas contas do estádio, então é ficar de olhos bem abertos porque o clube corre riscos sim.

Sou corintiano mas se for provado que teve sujeira na construção do estádio, vou querer todos os envolvidos punidos e o dinheiro devolvido pros cofres públicos, mesmo que isso prejudique o time e nosso estádio.

Foto do perfil de Jorge Nadersssss

Ranking: 1.247º

Jorge 2.535 posts

@jorgenadersss em 27/10/2016 às 00:20

Um adendo, todas as obras da copa tiveram direito a um empréstimo do bnds de 400 milhões de reais.

Os estádios foram construídos e depois de prontos consta no contrato que o clube iria pagar após 36 meses ou seja 3 anos. Para que o clube pudesse arrecadar dinheiro e pagar.

Como sempre no caso do Corinthians começou-se a pagar com 1 ano e pouco, e o Corinthians tenta receber esse prolongamento a que tem direito e até agora não conseguiu.