Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

[Ideia de Maketing] Simples, será que funcionaria?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Arnaldo

Ranking: 54º

Arnaldo 19.028 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 05/03/2017 às 17:17
Por Arnaldo Costa (@arnaldo.costa)

Estava pensando aqui.

O Corinthians tem que fazer com que os jogos não sejam apenas jogos, tem que ser um acontecimento, algo a mais, como nos eventos americanos (NBA, Superbowl e tal...)

Uma coisa extremamente simples mas que eu acho que poderia sim fazer o corintiano ter mais vontade de ir ao estádio seria simplesmente jogar alguns brindes legais pra torcida... Umas 7 ou 8 camisa oficiais... Sei lá, algo assim... Lá na NBA eles jogam uns brindes com umas pistolas de ar, galera que acompanha jah viu.

O Corinthians tem que se espelhar nos eventos americanos, os caras lah sabem como vender o produto deles... Não precisa nem pensar muito não, nem são ideias muito mirabolantes.

Coisas absolutamente simples que eu acho que poderiam funcionar, eu mesmo iria com mais vontade ao estádio sabendo que eu poderia pegar uma camisa oficial... Tem que agradar a torcida também, galera jah vai ver o jogo tarde pra caramba, volta pra casa de madrugada... Tem que ganhar uns agrados também.

To pensando em mandar essa ideia pra o Corinthians pra ver se a galera lah se mexe.

Se o Corinthians começar a jogar brinde pra galera no intervalo da partida vocês jah sabem de onde veio a ideia...kkkkkk

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de André Luiz Farias

Ranking: 7.153º

André 304 posts

@andresena em 06/03/2017 às 09:03

A ideia é boa, mas os efeitos são bem mais legais em uma quadra fechada e para 10,15 mil pessoas.

A Arena é gigante então um 'show do intervalo' precisaria ter essa mesma proporção. Ou se resumir ao lado Oeste como as comemorações de títulos e convenhamos... O lado Oeste vive vazio.

Lembro quando o Corinthians fez alguns shows antes dos jogos na Arena, pra ser sincero foi bem ruim.

A ideia é boa, difícil é tirar do papel, maaaas, existe uma área de Marketing no clube que deveria pelo menos tentar ou pensar em algo.

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 162.218 posts

@sandra.lima4 em 06/03/2017 às 08:56

Manda sim amigo.

Toda boa ideia deve ser indicada ao time.

Foto do perfil de Miguel Sccp

Ranking: 3.735º

Miguel 792 posts

@miguel.sccp em 06/03/2017 às 08:54

Marketing não é apenas ter uma ideia e pronto. É pesquisa. É conhecer o que o mercado (torcida) deseja. Dentre muitas coisas que a torcida deseja está ter um time competitivo com certeza (não estou dizendo que o time é ou não competitivo, citei como um exemplo). Só de ler alguns tópicos aqui no fórum podemos citar alguns desejos da torcida:

- time competitivo

- horário dos jogos

- transporte coletivo

- segurança no entorno da Arena

- mais lojas/lanchonetes com preços mais acessíveis

- mais produtos oficiais do time

- outras coisas que agora não lembro, hehehehe

A ideia é boa, mas o marketing do Corinthians precisa ser mais ativo, ir de encontro à torcida e saber o que desejamos.

Foto do perfil de Regis M

Ranking: 1.697º

Regis 1.929 posts

@chonilhp em 06/03/2017 às 08:33

Mano o dia que o motivo de ir em jogo for o fato de poder ganhar um brinde...para tudo e fecha o estádio!

Esse ai é o grande problema a torcida do Corinthians está virando consumidor aoinves de se manter como torcedor...

Publicidade

Foto do perfil de Danilo Ferreira

Ranking: 6.834º

Danilo 329 posts

@jaba.loco em 06/03/2017 às 08:25

Bom dia, um patrocinador de cerveja ou algo assim já fez isso, lembro do som da pistola de ar até hoje...no Pacaembu principalmente, mas jogavam uma camisa da marca do produto, na cor do time...essa da camisa oficial é uma excelente ideia, assim como sorteio de vale ingresso, vale lanche, cerveja da patrocinadora, da para fazer muita experiencia, criando expectativas para a torcida se motivar...excelente fórum

Vai Corinthians eterno!

Foto do perfil de Odanil L

Ranking: 1.555º

Odanil 2.082 posts

@daniellima em 06/03/2017 às 07:36

Mas o Corinthians já faz isso. Quando o Romero joga o Corinthians distribui bolas para a torcida. Se bem que somente para o pessoal dos setores Norte e Sul.

Foto do perfil de Pulga Julio Maciel

Ranking: 5.106º

Pulga 516 posts

@pjuliomaciel em 06/03/2017 às 07:26

Fiz um tópico, comentem essa ação por lá galera:
https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/estadio-do-corinthians/378394/acao-de-marketing-ao-estilo-rosenberg Ação de Marketing ao estilo Rosenberg Comecei a redigir o texto como um comentário em um tópico sobre marketing, mas como ficou detalhado demais e longo, achei melhor abrir um novo tópico. P.s.... meutimao.com.br meutimao.com.br

Trabalhei para uma empresa de estacionamento que controla a maioria dos estacionamentos em estádios do Brasil e fiz um projeto interessante para os estádios do Rio Grande do Sul.

Como a galera sabe, o churrasco é uma tradição muito forte por lá, e a Tramontina procurou a empresa que trabalhei para anunciar a linha Churrasco deles nos estacionamentos.

A nossa ideia foi de fazer esse anúncio como uma ação para os torcedores. O modelo de negócio foi dividido em dois tipos:

Tipo 1:
O torcedor alugava espaços para fazer um churrasco com os amigos e família antes do jogo.
Esse espaço era uma tenda toda tematizada com a marca da Tramontina e possuía apenas produtos da mesma marca, todos da linha churrasco. (Garfos, facas, churrasqueira móvel, mini geladeira, etc.)

Tipo 2:
Fiz o projeto de um foodtruck da tramontina também para vender churrasco para o público geral. Ali o foodtruck também serviria como expositor do material vendido pela marca.

Este modelo podia trazer dinheiro de 3 maneiras a ser divididos entre o clube, o estacionamento e a marca anunciante (Soa estranho ouvir tantas divisões, mas é assim que são os negócios. Infelizmente todo o dinheiro que os times ganham, independentemente da fonte, é repartido com despesas e 'parceiros').

As 3 maneiras eram:
1 - o pagamento do anunciante ao Time e a empresa gestora do estacionamento (ou do estádio);
2 - aluguel dos espaços aos torcedores;
3 - venda de alimentos para o público que não fizesse o aluguel.

Além do envolvimento dessas três entidades, poderiam se somar ainda outras duas ou três marcas. Marcas de produtos alimentícios e bebidas podem se tornar parceiros e anunciar seus produtos juntamente a marca de produtos para churrasco.

IMPLICAÇÕES:
Não sei dizer se é lei, afinal minha expertise é Design*, mas com certeza é um impeditivo contratual. A venda de alimentos em estádios do Brasil está atrelada a pagamento de royalties feitos por franquias. As vezes vemos notícias aqui no Meu Timão sobre troca de lanchonetes ou fornecedores de bebidas na Arena Corinthians, por exemplo.
Assim o Timão teria que estudar direitinho, se não haveria quebra de contrato com os outros fornecedores.

Tratando-se de materiais cortantes, praticamente armas brancas, a segurança na revista precisaria se grande. Em caso de compra dos produtos, esses deveriam ser comercializados como uma compra pela internet. A venda seria feita ali no Stand mas não seria pronta entrega, esse produto deveria ser enviado para a casa do cliente.

*Participei fortemente do projeto de marketing, mas minha profissão mesmo é Designer Gráfico/Ilustrador.

Foto do perfil de Base Corinthiana

Ranking: 217º

Base 9.215 posts

@thiago.silva133 em 06/03/2017 às 07:18

Já fizeram aqui, não sei se era camisa, mas já teve esse esquema de pistola de ar jogando presente pra torcida.