Análise tática e técnica de todos os times do Corinthians que foram campeões nacionais. (TEXTÃO)

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Guilherme #1.887 @guilherme.magalhaes6 em 12/03/2018 às 11:47

Saudações alvinegras!

Sou um Corinthiano muito saudosista em relação aos times do passado que foram campeões.
Também gosto bastante de comparar times e jogadores, formações táticas, etc...

Nasci em 1989 e só comecei a acompanhar futebol de fato ali pelos 9 anos. Portanto o primeiro time que eu vi jogar foi o treinado pelo Luxemburgo em 1998, campeão naquele ano e que viria a ser logo em seguida (sob o comando do Oswaldo de Olvieira) tricampeão (2º consecutivo) e campeão do mundo em 2000. Um dos melhores times que eu vi jogar com a posse de bola. Também vi alguns anos depois o time montado pelo parreira com um lado esquerdo impecável. E por último os times mais memoráveis foram os montados pelo Tite.

Estes dias os comentaristas esportivos estavam comparando o nosso time deste ano, que joga num 4-2-4-0, com o time campeão da Libertadores em 2012.
E aí comecei a meio que comparar alguns times campeões nacionais pelo Corinthians.

Resolvi por curiosidade ir atrás dos times de 1990 e 1995 (que eu não vi jogar) e montar o que eu lembro dos outros times que eu vi jogarem.

E queria saber da galera que viu alguns destes times: Do que vocês mais tem saudades?

Quais os lances/jogos que vocês mais lembram de cada um dos times que viram jogar?

Tem algum jogador destes elencos que vocês gostavam e não estão na lista dos 11 (12 neste caso)?

Legenda:

GK - Goleiro
LD - Lateral Direito
ZC - Zagueiro Central (Lado direito)
QZ - Quarto Zagueiro (Lado esquerdo)
LE - Lateral Esquerdo
PV - Primeiro Volante
SV - Segundo Volante
MC - Meio Campo Central/Armador
MD - Meia Direita
ME - Meia Esquerda
PD - Ponta Direita
pé - Ponta Esquerda
SA - segundo atacante
CA - Centroavante
DS - Décimo Segundo jogador (12º) - Aquele que normalmente entrava em campo pra substituir alguém ou jogou muitos jogos, mas não era titular absoluto.


__________________________________________________________

TIMES CAMPEÕES NACIONAIS (COPA DOBRASIL OU BRASILEIRÃO) PELO CORINTHIANS:


1990 - Campeão Brasileiro

GK - Ronaldo

LD - Giba
ZC - Marcelo Djian
QZ - Guinei
LE - Jacenir

PV - Marcio Bittencourt
SV - Wilson Mano
MC - Neto

PD - Fabinho
CA - Tupãzinho (Não era centroavante de ofício - jogava com a 9, mas já era um falso 9 em 1990)
pé - Mauro Van Basten

DS - Paulo Sérgio

Pelo que entendi de comentários e análises da imprensa esportiva, esse time jogava sem centroavante. Bem próximo do 4-2-4 (4-6-0) que jogamos hoje. Era um recém nascido praticamente nesta época então não acompanhei. Espero opiniões de quem já viu esse time jogando. O que meu pai sempre me falou é que o time era raçudo que era uma desgraça.


1995 - Campeão da Copa do Brasil

GK - Ronaldo

LD - Vitor
ZC - Célio Silva
QZ - Henrique
LE - Sylvinho

PV - Bernardo
SV - Zé Elias
MC - Souza
MD - Marcelinho

SA - Marques
CA - Viola

DS - Elivélton

Um time que variava entre 4-4-2 e 4-5-1. Como não vi jogar não consigo analisar muito bem. Como moro em Porto Alegre, meu pai foi nesse jogo (Final) com um tio meu. Ele diz que foi uma baita vitória, porque o time do grêmio era um cano, que venceu a Libertadores daquele ano. Também quem tiver acompanhado essa época pode corrigir o time se estiver errado ou dar mais detalhes.

1998 - Bicampeão Brasileiro

GK - Nei

LD - Índio
ZC - Gamarra
QZ - Batata
LE - Sylvinho

PV - Rincón
SV - Vampeta
MD - Marcelinho
ME - Ricardinho

SA - Edílson
CA - Didi

DS - Dinei


1999 - Tricampeão Brasileiro

GK - Dida

LD - Índio
ZC - Marcio Costa
QZ - Nenê
LE - Kléber

PV - Rincón
SV - Vampeta
MD - Marcelinho
ME - Ricardinho

SA - Edílson
CA - Luizão

DS - Edu

1998 e 1999: Jogava no 4-4-2 clássico que tinha um Marcelinho muito agressivo, podendo até se tornar um 4-3-3 (Ou 4-2-3-1, realmente o Pofexô Luxa era um cara de vanguarda XD).
Com a bola nos pés jogava fácil. O time de 1999 conseguiu ficar ainda mais forte com a troca de Didi por Luizão. Era um time com muitas estrelas e sabemos que é difícil encaixar tanta estrela no mesmo elenco. Mas dentro de campo os caras se entendiam muito bem. É uma pena que este time tenha sucumbido nos pênaltis nas lá de 99 e 2000. Creio que é o traume de muitos aqui do fórum. Luxemburgo foi pra seleção em 99 após o excelente trabalho em 1998.

2002 - Bicampeão da Copa do Brasil

GK - Dida

LD - Rogério
ZC - Anderson
QZ - Fábio Luciano
LE - Kléber

PV - Fabrício
SV - Vampeta
MC - Ricardinho

PD - Leandro
pé - Gil
CA - Deivid

DS - Renato Abreu

A formação era um 4-3-3 (não se falava em 4-2-3-1 naquela época) mas era um time que marcava muito forte e tinha um contra-ataque mortal, principalmente pelo lado esquerdo, onde Kléber (após tabelar com ricardinho e Gil) colocava a bola com a mão para cabeceio de Deivid. Infelizmente ficou marcado por perder o Brasileirão para o Santos de Robinho no final do ano.
Mas era um baita de um time, comandado pelo Parreira, que logo após bom trabalho no Corinthians foi pra onde? Seleção Brasileira.

2005 - Tetracampeão Brasileiro

GK - Fábio Costa

LD - Coelho
ZC - Betão
QZ - Marinho
LE - Gustavo Nery

PV - Marcelo Mattos
SV - Mascherano
ME - Roger
MD - Carlos Alberto

SA - Carlitos Tevez
CA - Nilmar

DS - Rosinei

A defesa era sofrida demais, mas o ataque era muito forte. Jogos que me marcaram neste ano foram um contra o Cruzeiro (vira-vira), contra o Flamengo (quem é Tevez?) e lógico o eterno e original 7x1. Pena que o Corinthians demitiu Márcio Bittencourt e trouxe o Antônio Lopes. Creio que se Márcio tivesse continuado teríamos ganho o Brasileirão com algumas rodadas de antecedência, não dando margem pra qualquer choro de cancelamento de jogos ou pênalti no Tinga.

2009 - Tricampeão da Copa do Brasil

GK - Felipe

LD - Alessandro
ZC - Chicão
QZ - William
LE - André Santos

PV - Christian
SV - Elias
MC - Douglas

PD - Jorge Henrique
pé - Dentinho
CA - Ronaldo

DS - Boquita/Morais

Mano Menezes nos trouxe pra elite e pegou a base de 2008 pra formar o time de 2009. Trocou Morais por Jorge Henrique (pra jogar no 4-2-3-1) e Herrera por Ronaldo (Comparação muito injusta não é mesmo?) e montou um time que venceu o Paulistão invicto e a Copa do Brasil com apenas uma derrota. A verdade é que Ronaldo, mesmo um pouco acima do peso era um jogador muito diferenciado e num time bem encaixado fez chover naquele primeiro semestre de 2009. No segundo semestre só cumpriu tabela no Brasileirão. Em 2010 Mano Menezes deixa o Corinthians pra treinar a seleção. Sim, a CBF gosta de usurpar nossos treinadores na sua melhor fase.

2011 - Pentacampeão Brasileiro

GK - Julio César

LD - Alessandro
ZC - Chicão
QZ - Leandro Castán
LE - Fabio Santos

PV - Ralf
SV - Paulinho
MC - Danilo
ME - Alex

PE/SA - Jorge Henrique
CA - Liédson

DS - Willian/Sheik

Tite foi bancado pela diretoria (melhor decisão da história do Corinthians) e montou um time muito guerreiro, que venceu o Brasileirão. Começou jogando num 4-3-3 (Willian e JH de pontas) mas foi mesclando num 4-4-2, e até 4-5-1. Eu sinceramente acompanhei esse campeonato do início ao fim e não consegui montar a escalação que teve melhor desempenho/jogou mais jogos. Menção Honrosa a goleada de 5x0 nos bambys, com show de Danilo (golaço), Liédson (Hat-Trick) e JH (Frango do Bambiceni).

2015 - Hexacampeão Brasileiro

GK - Cássio

LD - Fagner
ZC - Gil
QZ - Felipe
LE - Uendel

PV - Ralf
SV - Elias
MD - Jadson
MC - Renato Augusto
PE/ME - Malcom

CA - Vagner Love

DS - Danilo/Lucca

Tite volta após o ano sabático de 2014. Teve um primeiro semestre ruim de resultados, apesar do futebol vistoso, mas montou o 4-1-4-1 que teve o melhor desempenho da história da série A em pontos corridos, mesmo perdendo alguns jogadores considerados importantes (Guerrero, Sheik, Fabio Santos). Taticamente falando um dos times mais organizados que eu já vi. Mesmo que tecnicamente o time não se compara ao de 1999 (Opinião minha) a organização, disciplina e eficiência do time eram incríveis. Só pra variar um pouquinho em 2016 Tite foi pra seleção brasileira. 4º técnico do Corinthians num intervalo de menos de 20 anos.

2017 - Hexacampeão Brasileiro

GK - Cássio

LD - Fagner
ZC - Balbuena
QZ - Pablo
LE - Guilherme Arana

PV - Gabriel
SV - Maycon

MD - Jadson
MC - Rodriguinho
PE/SA - Romero

CA - Jô

DS - Camacho/Clayson

Carille (Discípulo de Tite e Mano) pegou um time desacreditado (4º força) e tentou fazer o 4-1-4-1 que jogava melhor sem a bola. Mesclou o 4-1-4-1 com o 4-2-3-1 e conseguiu a proeza de se manter invicto por um turno completo no Brasileirão. Conseguiu também o feito de vencer todos os jogos contra a porcada (Nosso time se provou cascudo) e perder apenas um clássico durante o ano. Venceu o Brasileirão (Que a imprensa dizia que o time iria brigar pra não cair) desbancando os favoritos: Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro e Grêmio. Espero que após a copa de 2018 não inventem de tirar o Carille daqui como vem fazendo

___________________________________________________________________

Sei que existem outros times que talvez tenham ficado na memória da galera:
Campeão Mundial em 2000, o que disputou e venceu a série B em 2008, os 2 times campeões em 2012 (Libertadores/Mundial com a troca Castan e Alex por Paulo André e Guerrero) ou algum outro time que jogava muita bola mas infelizmente não foi campeão. Enfim... Deixem aí nos comentários.

Que 2018 seja um ano de mais títulos pra nós.

Valeu!

3.620 visualizações e 85 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Diogo Dionizio #2.384 @diogo.dionizio em 12/03/2018 às 20:05

1990 - Muita raça, Neto e Ronaldo desequilibrado.

1995 - Marcelinho e Viola, base do time.

1998- Marcelinho e Edilson, endiabrados, grande time.

1999- Marcelinho, Luizão e Dida, timaço.

2002- Ricardinho, Kleber e Gil, o melhor lado esquerdo do mundo liderado pelo mestre Parreira. Inspiração para o Barça do Guardiola.

2005- Tevez e Nilmar, shows e tabelas.

2009 - Ronaldo, Douglas e Elias, o respeito voltou.

2011- Danilo, Liedson e Tite- Futebol pragmático e vencedor. Um a Zero é goleada.

2015- Renato Augusto e Jadson- futebol vistoso e mágico, o time que dava show e humilhava os adversários.

2017- Rodriguinho e Jô, quebra de recordes, melhor primeiro turno da história.

Pra mim os times que jogaram futebol mais vistoso foram 98-99,2002,2015.

Deva Araujo #640 @nego77 em 12/03/2018 às 20:56

98/99 pelo timaço que tinha e pelo bicampeonato consecutivo, pelos adversários que também tinham timaços acho que foi inesquecível, hoje o futebol decaiu muito, ttimes nivelados por baixo

Últimas respostas

Verissimo Aparecido Da Silva @cido.verissimo em 14/03/2018 às 09:06

O melhor indiscutivelmente foi o time campeão do 4° centenário em 1954. Gilmar (cabeção), olavo e alan, idário, goiano e roberto, cláudio, luizinho, baltazar, carbone e souzinha (simão). Legendários.

Publicidade

Everton Gomes #181 @ton1982 em 13/03/2018 às 21:39

Graças ao senhor Adilson Batista

sandreomar #11946 @sandreomar em 13/03/2018 às 21:13

" "

Verdade mais fora isso faltou raça e o mais vergonhoso tomar gol de Galeano

Sandreomar Donato #11.946 @sandreomar em 13/03/2018 às 21:13

Verdade mais fora isso faltou raça e o mais vergonhoso tomar gol de Galeano

Everton #181 @ton1982 em 13/03/2018 às 21:09

" " Em 2000 o Luizão se machucou no segundo jogo e teve que sair. Ele disse em entrevista que se não tivesse se machucado, o Corinthians não perderia aquele jogo. Eu acredito nisso também. O cara estava arrebentando

Everton Gomes #181 @ton1982 em 13/03/2018 às 21:09

Em 2000 o Luizão se machucou no segundo jogo e teve que sair. Ele disse em entrevista que se não tivesse se machucado, o Corinthians não perderia aquele jogo. Eu acredito nisso também. O cara estava arrebentando

sandreomar #11946 @sandreomar em 13/03/2018 às 20:48

" "

Cara concordo em pontos com você mais o time do porcos vinha pra cima e nosso jogadores de frente nada fizeram pra evitar pois não marcavam a saída e naquele momento sabiamos que eles tavam crescendo deveriam marcar mais

Luciano Gustavo Pinhal #3.655 @luciano.gustavo em 13/03/2018 às 20:55

Concordo plenamente contigo e digo mais, esse time de 2015 me fez várias vezes ter muito orgulho e dar risadas. Isso mesmo, cada triangulação e caneta distribuída que matava de vergonha os torcedores adversários (lembra daquela do Renato Augusto no Luan kkk). FANTÁSTICO.

Diogo #2384 @diogo.dionizio em 12/03/2018 às 20:05

" "

1990 - Muita raça, Neto e Ronaldo desequilibrado.

1995 - Marcelinho e Viola, base do time.

1998- Marcelinho e Edilson, endiabrados, grande time.

1999- Marcelinho, Luizão e Dida, timaço.

2002- Ricardinho, Kleber e Gil, o melhor lado esquerdo do mundo liderado pelo mestre Parreira. Inspiração para o Barça do Guardiola.

2005- Tevez e Nilmar, shows e tabelas.

2009 - Ronaldo, Douglas e Elias, o respeito voltou.

2011- Danilo, Liedson e Tite- Futebol pragmático e vencedor. Um a Zero é goleada.

2015- Renato Augusto e Jadson- futebol vistoso e mágico, o time que dava show e humilhava os adversários.

2017- Rodriguinho e Jô, quebra de recordes, melhor primeiro turno da história.

Pra mim os times que jogaram futebol mais vistoso foram 98-99,2002,2015.

Sandreomar Donato #11.946 @sandreomar em 13/03/2018 às 20:48

Cara concordo em pontos com você mais o time do porcos vinha pra cima e nosso jogadores de frente nada fizeram pra evitar pois não marcavam a saída e naquele momento sabiamos que eles tavam crescendo deveriam marcar mais

Everton #181 @ton1982 em 12/03/2018 às 22:24

" "

A culpa não foi da falta de raça dos craques. Tomamos 6 gols em dois jogos. Culpa do lixo do Adilson Batista e do merda do lateral Daniel

Luiz Fernando Balestrero #4.017 @luiz.fernando.balest em 13/03/2018 às 19:47

Caraca só monstros!

Diogo Dionizio #2.384 @diogo.dionizio em 13/03/2018 às 15:12

Concordo, Cris era mais jogador

Fabiano #1207 @fabiano.lima7 em 12/03/2018 às 20:27

" "

Sim foi trocado pelo cris revelação da base, o joao carlos estava na seleção, jogou até bem, mas pra mim o cris era melhor

Edson Domingos Lisboa #13.033 @dinho1192 em 13/03/2018 às 14:36

Só lembrando que quarto-zagueiro e zagueiro central são a mesma coisa há uns 60 anos...

Mauricio Cabral #7.723 @mauricio.cabral em 13/03/2018 às 11:47

Verdade!

Um matador!

Tedson #1781 @tedson.braga em 13/03/2018 às 03:23

" "

Cara... Eu só queria um Viola lá na frente... Só isso e entrosamento. Tu ia ver a desgraceira que esse time faria.