Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Minha preocupação com o sistema defensivo do Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Flávia

Ranking: 28º

Flávia 2.622 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 02/06/2018 às 13:30
Por Flávia Passos (@fa.passos)

O sistema defensivo do Corinthians 2018 é mais fraco em relação ao de 2017. O time vem levando quase 1 gol por jogo.

A saída de Pablo e Arana enfraqueceu o setor. Apesar de Henrique e Sidcley não comprometerem o sistema, é perceptível que não possuem a mesma qualidade técnica dos anteriores. E atualmente, com a ausência temporária de Fagner tudo ficou ainda mais complicado. Mantuan não possui fundamentos necessários de um lateral: atenção e segurança na marcação. É perdoável, pois não é a sua posição de origem.

Para o jogo de amanhã minha preocupação é justamente este lado do campo. A lateral direita.

Qualquer criança tem ciência de que Maurício Barbieri irá explorar este setor por saber da deficiência de Mantuan na marcação e acrescido a isto, a sua insegurança. A preocupação fica ainda maior quando sabe-se que Romero (sim, ele mesmo!) não jogará e com certeza seria de grande valia o seu reforço e esforço para ajudar Mantuan, além de dar uma provocada nos zagueiros.

Na minha concepção, o grande desafio de Loss será manter a organização do sistema defensivo do Corinthians. É nítido, e não é de agora, que o time vem apresentando falhas neste setor. Henrique é um bom zagueiro, joga o feijão com arroz certinho, mas tem momentos que demonstra insegurança em alguns lances, sofrendo um apagão e por vezes deixa a bomba pra Cássio desarmar. Sidcley muitas vezes demora na recomposição e deixa brechas para o time ser atacado dando sufoco para os defensores. Balbuena consegue manter a regularidade. Muito seguro, técnico e líder com ótima leitura das jogadas.

Acredito que o mais importante amanhã será mostrar solidez na defesa, porque é certo que Paquetá e Vinícius Jr. Irão tentar sambar ao som da Portela pelo lado direito da defesa do Corinthians. Então, espero que Loss tenha treinado exaustivamente o bloqueio das possíveis jogadas do adversário. Gostem ou não, o apoio dos atacantes de beirada na recomposição da defesa será fundamental para conter o ímpeto dos mulambos, que virão com sede de liderança diante de sua histérica torcida.

Força, concentração e garra será o lema do Corinthians! Confio na goleada de 1x0 para o Timão.

P.S.: E o Coelho, hein? ! Medo de depois da Copa...

Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Leandro Leonardo

Ranking: 4.533º

Leandro 612 posts

@leandro.leonardo1 em 02/06/2018 às 23:37

Quando o Ralf estava deu jeito novamente na zaga o Gabriel e monstro mais e mais ofensivo corre muito na frente da zaga Ralf corre menos já conhece os atalhos

Foto do perfil de Jorjão 74

Ranking: 8.075º

Jorjão 249 posts

@flyyz em 02/06/2018 às 23:25

Bons argumentos, mas acredito que todo esquema precisa evoluir, ter opções no banco pra variar sistemas de jogo, estamos nessa de compactação e jogo no erro do adversários há alguns anos, dizem ser o dna do Corinthians...a meu ver jogamos assim pela simples falta de bons jogadores, sem ser saudosista nakele time de 98 e 99 falar de jogar no erro do adversário não era esperar na defesa e sim forçar o erro na defesa do adversário, pois com um meio de campo com marcelinho, vampeta, ricardinho e rincon falar em retranca era impossível. Tudo se resume hoje a falta de talento e bons jogadores jogando no Brasil e cada vez cresce o número de novos técnicos estudiosos e estraregistas...futebol pragmatico parecendo um jogo de xadrez...entendo a evolucao, mas futebol bem jogado é raro de ver...mas vamu la torcer...bora Timão pra cima deles.

Foto do perfil de Wallace Siqueira

Ranking: 2.054º

Wallace 1.606 posts

@wallace.siqueira1 em 02/06/2018 às 22:44

É o sistema defensivo que está pior. E o sistema defensivo começa no centroavante. É meio simplista demais botar a culpa nos 4 defensores. Assim como é simplista dizer que falta gol pela ausência de centroavante. Futebol está muito complexo hoje em dia e o time é uma máquina que age todos em conjunto tanto pra defender quanto para atacar. A não ser que os erros venhambl sendo todos individuais, nesse caso eu concordaria com você. Mas não é o caso.

Foto do perfil de Renan Timão

Ranking: 707º

Renan 4.197 posts

@davi14 em 02/06/2018 às 22:37

Fagner faz muita falta

Publicidade

Foto do perfil de Caetano Roma

Ranking: 2.710º

Caetano 1.171 posts

@caetano.roma em 02/06/2018 às 22:31

Acho que ainda é cedo para essa análise. O time ainda vai amadurecer. Essa questão da defesa está relacionada a ausência do Fagner que ajuda na orientação da primeira linha de 4. Na ausência de Clayson que recompõe com mais vigor do que Pedrinho. E por último a ausência do Ralf que voltou bem demais e faz a diferença quando joga.

Demos azar nesse começo de ano com nosso meio campo. Ralf e Renê Júnior machucados e Maycon também passou um tempinho fora por lesão.

Amanhã é jogo! É o jogo da virada! Pra molecada pegar confiança e voltar pós parada da copa com boas possibilidades na temporada!

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 32º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 02/06/2018 às 21:56

Ao meu ver o time na parada para copa poderia treinar a formação com 3 zagueiros, justamente para quando perder algum titular na lateral, assim poderia dar maior liberdade aos atacantes e o time poderia se preocupar menos com a marcação, e até os laterais que tem dificuldade em atacar, virando ala poderia ter mais tranquilidade

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 9º

Tatiane 10.087 posts

@tatiane.prado1 em 02/06/2018 às 20:47

Assim que começou o ano fiz um POST, falando sobre os desafios de se manter no topo, porque primeiro você é muito estudado por adversários.

Segundo tem a questão de perdas (Jô, Arana e Pablo).

O que dificulta mais.

Arana pelo Sidclay eu não questiono porque o curto tempo, já demonstra desenvoltura no Sidclay.

Henrique é mais questão de velocidade de cobertura... Não de qualidade...ele seria uma espécie de torre gêmea do Balbuena, não na qualidade...mas no posicionamento.

E finalmente o Jô, hoje o substituto é o Rodriguinho, improvisado, e o Roger na reserva (fraco).

Com o Rodriguinho assim, mudamos o esquema, mas o problema é a falência, do elemento surpresa...o time hoje não tem... Porque os times esperam o Rodriguinho finalizando.

Se o desafio, no começo do ano, era se reinventar, hoje é voltar a se organizar.

Com um novo técnico... Então não podemos individualizar o problema...

Foto do perfil de Renan Oliveira Pinto

Renan 177 posts

@renan.oliveira.pinto Apoiador em 02/06/2018 às 20:26

O sistema tem de ser bem protegido mesmo, o Maycon que fez muito bem a lateral quando necessário pode cubrir os avanços pela esquerda junto de sidclei, na direita já é complicado além de mantuan Gabriel eu colocaria o vital pra auxiliar ali, Rodriguinho e Jadson trabalhando de maneira mais recuada e dando maior liberdade ao Pedrinho que é quem tem mais velocidade drible e inteligência para puxar os contraataques