Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Conformismo a legitimar o ilógico

Foto do perfil de Grazi

Grazi 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/01/2019 às 22:20
Por Grazi Meroe (@ticoreis)

O futebol ser valorizado como é já se trata de algo ilógico. Valor no sentido de reconhecimento, inclusive financeiro.

Não faz tanto tempo do real futebol de valor. Lembram-se de quando os caras não ganhavam tanto e jogavam muito? Não era nem questão só de talento, mas vontade.

À medida que o futebol começou a se supervalorizar, o nível caiu bastante. E mesmo no alto nível, o valor exacerbado explodiu justamente pelo excesso de valor. Tudo bem o cara ser um craque com dom incrível de bola. Mas valer um bilhão e ganhar salários bilionários? Aí não dá.

Qual a finalidade de tanto dinheiro para alguém jogar bola e competir por um time? Competir para ganhar e fazer todos os outros perderem? E sem nenhuma contribuição efetiva ao coletivo?

Se não houvesse essa supervalorização, até seria bacana. Como no passado... Mas num mundo em que bilhões passam fome e outras profissões mais valoráveis socialmente são desvalorizadas, isso é completamente ilógico.

De qualquer forma, a coletividade cria inconscientemente essa realidade. Isso, também, quando legitima esse sistema ao se conformar pacifica e passivamente com ele.

Veja o nosso exemplo aqui. Com o tamanho e paixão da torcida do Corinthians, o time deveria ser um dos melhores do mundo em todos os sentidos (financeiro, estrutural, futebolístico e etc).

Mas... Embora até tenha boa estrutura, é usado pelo sistema para fazer dinheiro. Isso porque se trata de um clube (sem fins lucrativos).

Aproveitando-se da paixão do torcedor, empresários, dirigentes e jogadores se aproveitam para faturar alto. E, pior, sem necessária contraprestação a quem torce e paga caro por isso.

Vendo os últimos anos, até times vencedores jogavam com freio de mão puxado. E para quem já jogou ou viu futebol de várzea, cara de 50 anos pançudo corre mais que muito profissional que jogou nesses times vencedores. Neste atual então? Nem se fala...

Para ganhar o que ganha jogando bola, com toda a estrutura e reconhecimento que tem e vivendo em luxo, o cara teria de ter mínima vergonha na fuça. Mínima para fazer com primor e dedicação esse 'trabalho'.

Hoje perderam para um time de série C? Neste supervalorizado futebol ilógico, quanto devem ganhar os caras desse time série C? Qual a estrutura que eles têm para trabalhar?

Aí vem o o sujeito que joga no Corinthians fazer um papelão desses? Para quem joga no Corinthians e com a torcida que tem o Corinthians, ganhar é obrigação todo jogo. Ganhar? Passar por cima.

Porém... No sistema ilógico de legitimação, a proteção a quem está em cima é grande. Isso porque quem está embaixo, em conformismo, sempre legitima. Criticar? Vira Nutella. Dar uns tapas nas orelhas dos caras também não pode, pois vira criminoso. Do jeito que anda este futebol supervalorizado sem base para tanto, o melhor jeito será parar de torcer.

Sofrer por nada não dá. Esses caras não merecem ser legitimados pelo valor que não possuem. Pelo valor que não dão a quem os supervaloriza. Fato! Eles, que deveriam fazer milhões sorrir, só movimentam energias de raiva e angústia. A euforia deveria ser um direito de torcedores que pagam tão caro para torcer. Todo jogo, independente até de vitória, deveria, no mínimo, ser um grande espetáculo de talento, dedicação e arte. São profissionais de um entretenimento supervalorizado, certo? Seria o justo e minimamente lógico dentro desta sistemática já tão ilógica.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico