Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Apresentei meu TCC sobre o Timão e tirei 10!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 3.336º

Lucas 917 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/01/2019 às 20:59
Por Lucas Marin (@lucas.da.silva.marin)

Dia 04 de Abril de 2018 neste fórum ( https://www.meutimao.com.br/post-no-forum/7937868/eai-pessoaleu-fiz-o-meu-tcc-da-faculdade Post de Lucas no fórum 'Bate-Papo da Torcida' do Meu Timão Post de Lucas em meutimao.com.br meutimao.com.br ) liberei uma pesquisa que seria utilizada em meu TCC sobre o Corinthians.

Hoje, 6 meses após a apresentação com a nota 10 e diploma na mão estou pronto para apresentar os resultados e tudo o que há de interessante sobre o estudo feito.

O objetivo era compreender qual o impacto do trabalho de comunicação e marketing do Corinthians em nós torcedores.

Para isso eu fiz uma análise pegando o Corinthians rebaixado de 2007 até 2017, para compreender os avanços e outros aspectos.

Pra início, os dados da pesquisa:

-Todas as respostas vieram do fórum. Foram 147 homens e 7 mulheres. O futebol é um ambiente masculino por afinidade ou nós que não damos espaço?

-A grande maioria está entre 22 e 30 anos. Tivemos 4 acima dos 51 anos.

-Pasmem, tiveram respostas de 14 estados diferentes, sendo Minas Gerais de maior quantidade apenas atrás de São Paulo.

-Apenas 11 faziam parte de torcida organizada.

-Apenas 6 disseram ir a todos os jogos, contra 65 torcedores que raramente vão e 41 que nunca foram.

-87 pessoas ou 56% do total relataram gostar da direção, apesar de ir contra algumas atitudes. Só 13% consideraram ruim.

-Apenas 5% dos entrevistados disseram não comprar itens originais.

-34% ou 53 pessoas eram sócio torcedores e a maior justificativa (30%) assina para compra do ingresso. 29% disseram assinar por amor ao time.

-Perguntei qual a influencia das derrotas no comportamento do torcedor. 107 ou 68% disseram não serem influenciados.

-65% atribuíram o sucesso pós rebaixamento na gestão e marketing.

-Quanto ao futuro a maioria com 41% das pessoas relataram dúvidas sobre o futuro do clube.

MINHA ANÁLISE

Tive várias percepções na minha pesquisa.

-O futebol brasileiro é amador pois as federações e organizações são amadoras. Comparando com EUA, NBA, Europa e NFL, todas organizações implementaram regras e leis que obrigaram os clubes/franquias a evoluírem. No Brasil o futebol é ruim porque o contexto em geral é ruim.

-O Corinthians cresceu muito sendo menos amador e mais preciso após o rebaixamento. Logo outros clubes copiaram e evoluíram. Mas o futebol em geral, apesar de melhor hoje em dia, ainda peca como um entretenimento.

-O estádio do Corinthians é uma cartada de ouro. Se tudo der certo tem tudo para ser referência mundial, quando analisando outros estádios como o do Atlanta Falcons (NFL) e Old Trafford (Man. United) pois apresenta flexibilidade e a possibilidade de oferecer muito mais do que só futebol.

-O torcedor corintiano é de fato apaixonado pelo clube, e não por suas fases. A pesquisa indicou isso em vários momentos, o que significa que a diretoria poderia apostar suas fichas em investir a longo prazo e apostar no seu torcedor. A parceria do BMG, que surgiu bem depois sustenta essa afirmação.

-O Corinthians precisa se relacionar melhor com seu torcedor. Não se trata apenas de campo e torcida. Em geral o corintiano quer saber sobre finanças, contratações, transparência e etc. Sugeri que a diretoria tivesse mais transparência nas suas ações e as explicando. Dessa forma ganharia respaldo da torcida diminuindo a chance de duras críticas caso uma decisão falhasse.

https://drive.google.com/file/d/1fx_ZijaWYdSly_NsCniREGR5UKUExHLB/view?usp=sharing TCC PDF.pdf - Google Drive TCC PDF.pdf - Google Drive drive.google.com Aqui o trabalho completo para quem desejar! Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Julia Posey

Ranking: 12º

Julia 8.675 posts

@julia.posey em 29/01/2019 às 21:48

Parabéns, Lucas! Belo trabalho. E obrigada por compartilhar conosco. Sou uma das pessoas que lerá com atenção. E vai Corinthians! Abs

Foto do perfil de Carlos Gabas

Ranking: 714º

Carlos 4.174 posts

@carlos.alberto.prado em 29/01/2019 às 21:42

Duas palavras para-bens

Foto do perfil de Irani Tapia

Irani 51 posts

@irani.tapia em 29/01/2019 às 21:39

Parabéns pela excelente ideia, me parece inovadora.

Um TCC inspirado no time de coração.

No seu texto eu faço parte do grupo de mulheres de mais de 60 anos. E sou participativa também. Futebol é o ópio do povo.

Tenha uma boa vida.

Abraços

Foto do perfil de Roberto Carvalho

Ranking: 224º

Roberto 9.173 posts

@roberto.carvalho4 em 29/01/2019 às 21:37

Parabéns pela aprovação! TCC dá um trabalho do caramba. Vai, Corinthians!

Publicidade

Foto do perfil de Mari Penzani

Ranking: 143º

Mari 351 posts

@maripenzani em 29/01/2019 às 21:37

Parabéns, Lucas!

Esse ano defendo minha mono e vou trabalhar a marca Corinthians e como ela influencia nos torcedores. Quero fazer um estudo profundo sobre isso e também fazer algumas acoes.

Muito bom ler seu trabalho. Obrigada, me deu ainda mais animo. :)

Foto do perfil de Diego Navarro

Ranking: 4.766º

Diego 575 posts

@navarroo em 29/01/2019 às 21:37

Parabéns pelo trabalho e pela nota!

Foto do perfil de Julio Severo Lins

Ranking: 2.307º

Julio 1.396 posts

@julio.severo.lins em 29/01/2019 às 21:36

Bacana mano parabéns pelo trabalho.

Foto do perfil de Felipe King

Ranking: 930º

Felipe 3.352 posts

@felipe.king em 29/01/2019 às 21:34

Parabéns... Excelente trabalho! Sucesso!