Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

As Alterações de Carille

Foto do perfil de Adilson

Adilson 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/10/2019 às 01:49
Por Adilson Viana (@adilson.viana)

Nos últimos jogos vimos a mudança de Fábio Carille no que diz respeito aos titulares do time. Promoveu as entradas de Carlos Augusto, Sornoza, Janderson e Gustavo.

É nítida a queda de rendimento dos jogadores até então tido como titulares incontestáveis pelo técnico corintiano, exemplos como Jr. Urso que teve um ótimo início com a camisa do Corinthians, Clayson que desde 2017 alterna bons e maus momentos no clube, até mesmo um dos ídolos do elenco atual vive um momento ruim, Fagner.

Nesse sentido, o técnico - após ser extremamente pressionado por mudanças no time -, promoveu as mudanças já citadas. Carlos Augusto ganhou a posição de Danilo Avelar, Janderson ganhou a posição de Clayson, Gustavo (antes terceira opção) ganhou a posição de Mauro Boselli e Sornoza retornou ao time com a lesão de Jr. Urso e o mau momento vivido pelos possíveis substitutos (Ramiro e Matheus Jesus).

No primeiro tempo do jogo contra o Goiás no meio de semana podemos ver um time realmente mais leve, mais ofensivo e a esperança de que o time voltaria a apresentar um bom futebol era real, tangível. Contudo o segundo tempo nos mostrou mais uma vez que o Corinthians há muito tempo não joga futebol.

Se outrora éramos a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, nos últimos quatro jogos sofremos três viradas (Corinthians 2x2 Athlético, Goiás 2x2 Corinthians e, mais recente, Corinthians 1x2 Cruzeiro) e nesse intervalo de jogos ainda perdemos para o São Paulo por 1x0. São 7 gols sofridos em 4 jogos e duas viradas sofridas dentro de casa.

O Corinthians neste sábado perdeu sua primeira partida dentro da Arena Corinthians pelo Campeonato Brasileiro deste ano, já o Cruzeiro venceu a sua primeira fora de casa.

Passemos agora a analisar as mudanças promovidas pelo técnico do Corinthians, Fábio Carille.

Janderson x Clayson: é incontestável que que o momento do Clayson no time titular do Corinthians é péssimo. O jogador não contribui de forma efetiva para a criação de jogadas do time, não possui profundidade, executa dribles que não resultam em jogadas de gol, ou mesmo jogadas que geram algum perigo ao adversário.

No sentido oposto o jovem Janderson, ainda muito afobado por conta da idade, já mostra efetividade em seus dribles, procura sempre a linha de fundo e a tabela com seus companheiros de time, mostra-se muito mais promissor que o então titular da posição. Precisa de sequência para uma análise mais justa, mas vale a aposta.

Sornoza x Jr. Urso/Ramiro/Matheus Jesus: Junior Sornoza foi jogador importante para o time no início da temporada, traduzindo em assistência para gols suas faltas até então bem batidas, contudo nunca passou, no Corinthians, de um mero batedor de faltas, pouco contribuindo para a criação de jogadas do time.

Do outro lado temos Jr. Urso que teve um ótimo início pelo clube, mas que no decorrer da temporada teve uma queda de rendimento absurda, Ramiro ainda não provou a que veio, assim como Matheus Jesus. Acredito que recuar o Mateus Vital para jogar na função que fazia o Rodriguinho em 2017 seja o ideal para essa posição de segundo volante.

Gustavo x Boselli: Gustavo é outro jogador que foi de extrema importância para o clube durante o início do ano, mas que com o decorrer da temporada perdeu protagonismo dentro do time. Se começou o ano como artilheiro, agora perde muitas oportunidades, faz nos lembrar do Gustavo da primeira passagem pelo clube, uma lástima.

De forma oposta Mauro Boselli chegou ao clube como a esperança de gols, depois de um ano sofrendo com Roger e Jonathas. No início do ano aguardou no banco, de forma justa, o bom momento vivido por Gustavo e, aos poucos, no decorrer da temporada, foi ganhando espaço e convertendo suas oportunidades em gols. É, na minha opinião, o centroavante com melhor técnica entre os três que temos, mas surpreendentemente não agrada quem escala o time e, após recente entrevista, perdeu a vaga de titular. Um erro!

Carlos Augusto x Danilo Avelar: aqui é necessário paciência para escrever, ler e assistir os jogos. Carlos Augusto é um jovem de 20 anos, assim como Janderson, são jogadores que precisam da confiança do time e sequência para produzirem um bom futebol. Carlos ao longo do Campeonato Brasileiro possui 10 jogos realizados e nunca ganhou uma sequência de jogos no time titular, a exemplo do que aconteceu entre os jogos contra o Goiás e agora contra o Cruzeiro, jogou um jogo e foi sacado no outro. Foi muito criticado por suposta falha no segundo gol do Goiás no meio de semana e de fato falhou, mas não o vejo abaixo do titular da posição.

Danilo Avelar é um jogador experiente, possui 30 anos, passou a carreira inteira atuando em clubes de menor expressão da Europa sem nunca ter brilhado em qualquer clube que passou, estranhamente, no Corinthians, é titular. O site footstats traz algumas estatísticas que, ao meu ver, colocam ao menos o dever de testar o Carlos em uma sequência de jogos.

Ambos os laterais possuem um total de zero passes para gol; ambos também empatados quando o assunto é passes para finalização, são 7 para cada lado; Carlos leva vantagem quando o assunto é viradas de jogo, possui 3 certas contra 0 do companheiro; em 10 jogos Carlos desarmou 10 vezes, enquanto Avelar, em 18 jogos, desarmou 28 vezes, isso quer dizer que a cada jogo Carlos pratica 1.8 desarme enquanto Avelar 1.5 desarme; Carlos tem 1 gol e Avelar 2.

São dois jogadores que aparentemente se equivalem a diferença, contudo, está na atitude de ambos. Enquanto Carlos Augusto se arrisca, Danilo Avelar é burocrático. Carlos Augusto não é um primor na marcação, assim como também não o é Danilo Avelar, mas a qualidade no campo ofensivo do jovem lateral é de se observar: possui velocidade, trabalha bem com tabela, tem profundidade.

É importante pensar também no patrimônio do clube. Considerando a equivalência de ambos os laterais: mais vale deixar um jogador (sem mercado) errando no time titular ou deixar que um jovem com potencial de venda no futuro erre e se desenvolva?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 81º

Sérgio 16.130 posts

@sergio.libanori em 20/10/2019 às 01:55

Traduzindo as alterações do Carille. Tirou um jogador ruim e colocou outro jogador ruim... Porque no nosso elenco (exceção feita a Cássio, Fagner, Gil, Ralf e Pedrinho) é tudo jogador meia boca. Só não vê quem não quer kkk

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Pablo Neves

Ranking: 3.998º

Pablo 716 posts

@pablo.neves1 em 20/10/2019 às 09:09

Concordo com tudo, mas o Rodriguinho não jogava recuado era sempre Maycon ou Camacho

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 883º

Luiz 3.457 posts

@luizhenrique em 20/10/2019 às 06:37

Muito boa análise meu amigo.

Acho que seria bom se falasse também de um dos principais problemas do time os meias e a armação das jogadas.

Foto do perfil de Frede Alves

Ranking: 123º

Frede 13.119 posts

@frede.alves1 em 20/10/2019 às 06:23

Está claro para quem quer ver, que esse Corinthians não foi feito pra ser ofensivo. Temos que assumi que nosso jogo é aquele do 1x0.