Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Técnico brasileiro tira licença da Uefa na Ucrânia e explica diferença do Brasil

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Absolon

Ranking: 626º

Absolon 4.595 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/08/2020 às 23:45
Por Absolon Soares da Silva (@absolonsoares)

Técnico brasileiro tira licença da Uefa na Ucrânia e explica diferença do Brasil

Vi muitos tópicos comentando que Tiago é incompetente e fraco para o cargo de treinador no Corinthians, mas gostaria de verdade que os irmãos e irmãs Corinthians pudessem ler essa reportagem que vou deixar copiada a abaixo e mostra a diferença de trabalhar no futebol brasileiro em relação a qualquer lugar na Europa. Segue texto:

Link: https://trivela.com.br/tecnico-brasileiro-tira-licenca-da-uefa-na-ucrania-e-explica-diferenca-do-brasil/amp/ Técnico brasileiro tira licença da Uefa na Ucrânia e explica diferença do Brasil | | Trivela Trabalhar fora do Brasil é um desafio para os técnicos brasileiros. Embora dentro de campo o Brasil seja um dos país que mais exportam jogadores para todos os trivela.com.br
Na Europa, é preciso ter a licença da Uefa para ser treinador e por isso os ex-jogadores que querem seguir este caminho também precisam passar pela formação. “No meu grupo tem o [Harrison] Omoko, nigeriano, ex-Dynamo Kiev. Tem também o Eduardo da Silva, ex-Flamengo, que hoje está no Shakhtar Donetsk, e o Andrey Voronin, ex-seleção ucraniana [que jogou também no Liverpool]”, conta.

Gil diz que a formação de treinador na Europa é diferente do Brasil. “Primeiro, o curso abrange tudo que envolve o futebol, por isso o treinador aqui é chamado de manager, ele participa desde as contratações de pessoal até administração do clube. O técnico de futebol no Brasil em grande parte se limita a equipe e jogos, com a pressão por resultados”, explica.

“O treinador não tem tempo de se envolver em questões administração do clube, tem seu trabalho limitado, e a categoria [de treinadores] aceita isso de maneira natural. Tanto que é comum no Brasil ter trocas constantes de treinadores”, argumenta.

“Li há pouco uma matéria de um treinador Brasileiro a ser questionado sobre sua má campanha em um clube grande, o mesmo disse que não ficava dois dias em casa em caso de demissão [Argel, do Internacional, foi quem disse isso. Ao ser demitido do Inter, foi contratado pelo Figueirense cerca de 24h depois de ser demitido]. Isso mostra a instabilidade em todos os sentidos”, afirmou Gil.

O que pretendo é trazer a reflexão de algumas vezes o resultado não é imediato e muito menos da forma como gostaríamos. Em breve mais tópicos sobre ser treinador na Europa e no Brasil. #vaiCorinthians sempre

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Lucas Pereira Da Silva

Ranking: 28º

Lucas 28.431 posts

@lucas.ps.timao em 16/08/2020 às 00:05

É assim, tem que escolher um cara pra apostar e ir até o final com esse treinador, que por sua vez tem que valorizar seu posto e entrar de cabeça no projeto.

Klopp no Liverpool é o melhor exemplo disso.

Guardiola no City é outro exemplo, tem mais um ano de contrato para tentar buscar a Champions.

Foto do perfil de Drasccp Sp

Ranking: 273º

Drasccp 8.046 posts

@drasccp em 16/08/2020 às 19:51

Aqui não tem planejamento. Contrata um treinador, pede pra implantar um esquema ofensivo, dá 15 volantes e 2 atacantes pra ele no elenco e diz: 'Se vira', se tropeçar em 3 jogos, tá na rua em menos de 1 mês.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Guilherme Henrique Zillig Raduan

Ranking: 242º

Guilherme 8.811 posts

@dr.fiel em 17/08/2020 às 12:42

Sabe quando o treinador aqui vai se envolver com diretoria e cquestõesp oliticas dos clubes aqui? NUNCA!

Foto do perfil de Jonathan M. Da Silva

Ranking: 4.316º

Jonathan 652 posts

@jonsccp82 em 17/08/2020 às 12:20

Os técnicos formados pela UEFA parecem possuir toda a capacitação necessária para entender e interferir em todos os assuntos extra campo que podem influenciar no andamento do futebol.

Não são meros entendedores de tática, mas sim gestores empresariais, o que ajuda muito na apresentação e execução de projetos esportivos, independente do prazo.

Sempre falo isso, mas me surpreendeu um relatório do Klopp onde, ao mesmo tempo que elogiava o Coutinho, recomendava sua venda ao Barcelona porque sua capacidade pulmonar não o habilitava a ajudar na recomposição do meio campo do Liverpool quando era necessário retomar a bola. Isto é ciência pura!

No Brasil, o que vemos são sistemas de gestão de grupo e execução tática totalmente rústicas. O trabalho do técnico é totalmente limitado a questões de campo, sem nenhum tipo de modernidade nos fatores que compõem um departamento de futebol profissional.

Nosso país hoje diminuiu demais sua importância e perdeu competitividade em decorrência desse amadorismo cruel que mata nossos clubes desde o final dos anos 80.

Entenderam agora porque a falácia do 'ódio eterno ao futebol moderno' - mantra de muitos - é uma idiotice sem precedentes?

Foto do perfil de Yuri Andrade

Ranking: 97º

Yuri 14.750 posts

@yuri.andrade1 em 17/08/2020 às 11:49

No Brasil, o grande problema da maioria dos clubes são as diretorias

Que vendem e compram mal

E o culpado é sempre o técnico

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 9º

Tatiane 10.065 posts

@tatiane.prado1 em 16/08/2020 às 11:15

No Brasil um treinador é obrigada a gerir problemas como desmanche, política, base toda corrompida por empresários...e jogadores mimados que mandam no vestiário.

Na Europa o treinador cuida do campo...e os gestores e o dinheiro afasta todos ps outros problemas que temos por aqui.