O Brasil permite a 'má gestão' dos clubes!
Publicado no Fórum do Meu Timão em 20/10/2020 às 17:17
Por Érik Januário da Silva (@erik.januario.da.sil)
É sempre bom entrar no fórum e ver a montanha de comentários pedindo a lava jato, a polícia federal, o exército, o Batman...qualquer um que possa investigar o que é feito na gestão do Corinthians a muitos anos.
Mas há um problema nisso e explica o porque os dirigentes de futebol fazem o que quiserem.
Os clubes são considerados entidades PRIVADAS e por isso tem seus próprios estatutos e regulamentos.
Mas a lei brasileira considera crime de corrupção somente quando é cometido por agentes públicos ou que prejudiquem instituições públicas.
Então se o dirigente compra um jogador que valia 10 e paga 20, pegando 5 pra ele e para o empresário, isso não é crime, desde que ele declare esse valor e pague os impostos. Quem sofre é o cofre do clube. Não há uma lei no Brasil que tipifique isso como crime de responsabilidade por exemplo e por isso ninguém é investigado.
Isso é considerado somente como 'má gestão'.
Quem tinha que tirar o presidente por essas coisas são os conselheiros internos. Mas isso é uma piada para outro tópico.
Então, gente, a galera que tá levando dinheiro dos clubes de futebol a anos, fazendo essas negociatas suspeitas nunca vai ser sequer investigada porque o que eles cometem não é crime...é má administração...segundo as leis do Brasil.
"Ah, mas e o Cruzeiro? "
Os caras do Cruzeiro cometeram crimes comuns de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal falsidade ideológica e outras coisas e por isso foram investigados.
Por fim, enquanto o estatuto do clube não mudar e punir a 'má administração' do dirigente nós poderemos ter muitos outros se aproveitando do clube.
3.030 visualizações e 124 respostas neste tópico
Responder tópico
@claudius em 21/10/2020 às 20:19
Na real..acredito que esses presidentes e demais diretores cometeram crimes contra coisa pública sim...e muitos...problema é que em SP tem organizzações criminosas que ninguém mexe...é tipo as FARC...os agentes públicos não tem poder suficiente pra peitar essa galera..se fizerem isso são mortos...eu conheço muitas profissões públicas e a galera toda...prevaricação é a regra, pode ter certeza...crime manda no Brasil..
De outro lado há os ilícitos privados, contra a instituição Corinthians. Inicialmente, vejo que cabe persecução penal e civel pelo Ministério Público, pois, seguindo a linha da horizontalização dos direitos fundamentais, há atos que, apesar de contratuais e privados, invadem a esfera dos direitos previstos no art. 5º da Constituição. Então, mais uma vez, dá pra cobrar sim do Ministério Público de SP pelos ilícitos civis praticados contra a instituição Corinthians (pessoa jurídica também tem direitos e possui reputação a ser zelada, respondendo seus gestores pelos atos praticados contra seus interesses), porém, os caras apreciam mais a vida deles..então..pode ter certeza...Gaviões da Fiel, Andrés e demais presidentes, diretores e empresários, são gente pesada...ninguém peita..a única salvação seria o povo criar uma organização paramilitar (o que é crime) ou se houvesse intervenção federal, por ex, das forças armadas..mas nesse caso seria um exagero, a não se que comprovesse crimes ligados a essa organização...afinal, todos sabemos que Corinthians é uma máquina de lavar dinheiro..
Publicidade
@eduardo.maisao em 21/10/2020 às 20:13
Os caras do Cruzeiro cometeram crimes comuns de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal falsidade ideológica e outras coisas e por isso foram investigados.
Isso é só no Cruzeiro?
No Corinthians não?
@angel.romero3 em 21/10/2020 às 18:34
Dos citados, só confio no Batman.
@felipedelega em 21/10/2020 às 18:28
Resumindo.. Estamos na merd4
@joao.pedro.davila1 em 21/10/2020 às 18:25
1- A Lei do Passe permite isso;
2- Andrés Sanchez certamente cometeu os mesmos crimes que a diretoria do Cruzeiro, mas calou as bocas que lhe causariam problemas.
@jc.penna em 21/10/2020 às 18:18
Isso desanima demais. Nem da vontade de continuar torcendo.
@leoalveees em 21/10/2020 às 18:05
No dia que dirigente for preso por má administração acho que uns 90% dos candidatos desistiriam de concorrer ao cargo
@jeb.cor em 21/10/2020 às 17:42
Infelizmente isso esta incrustado no jeito de ser do brasileiro, o jeitinho, deixar tudo pra última hora e o famoso 'rouba mais faz' que alguns acham normal.
@xandon em 21/10/2020 às 17:18
O Brasil permite ladrões corruptos como Andrés Sanchez é bem diferente. Os politicos e juízes que temos não precisa falar mais nada! Brasil é o país de ladrões corruptos está é a grande verdade! Quando o cidadão não é ladrão corrupto, o trabalho aparece vou dar um único exemplo Eduardo BANDEIRA DE MELO!
@marcos.andre.da.sil4 em 21/10/2020 às 17:14
Acorda Corinthians.