Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática do jogador corinthiano, Camacho

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.644º

Félix 591 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 21/04/2021 às 23:44
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

A pedidos, fiz uma análise tática bem curta do Camacho, um dos jogadores mais subestimados do Corinthians, como provam os dados a seguir. A abordagem foi mais no fato de muitos acharem que ele erra muitos passes, achando que ele não é útil na armação do time. Vamos dar uma olhada?

CARACTERÍSTICAS

Acima temos os mapas de calor das temporadas 2019 e 2020. Reparem no quão participativo ele é no meio-campo, tanto quanto o Cantillo, por exemplo. O WhoScored mostra que as suas caraterísticas são de forte força defensiva, bons chutes de fora da área, bom em passes curtos e assistências, além de bom receptor e finalizador de bolas paradas, sendo bastante ameaçador nesse sentido. De fato, no ano passado, os maiores perigos de bola parada vieram dele.

REALMENTE ELE ERRA PASSES ?

Muita gente o critica por errar passes, sem saber que essa é, disparado, a sua melhor característica. Abaixo segue uma comparação de passes entre ele e Arrascareta, que além de ter sido um dos melhores meias do Brasileirão passado e reconhecidamente um excelente passador, Camacho, proporcionalmente e com menos tempo de jogo, possui uma média de eficiência bem melhor do que ele.

Ele é o segundo passador mais preciso do time da temporada passada e está sendo novamente o segundo passador mais preciso esse ano. Talvez isso tire a ideia de muitos que o enxergam como alguém que erra muitos passes.

Esse mapa de passes e posse de bola é do jogo contra o Ituano, na qual ele foi um dos melhores em campo e deu uma assistência. Nesse jogo ele errou apenas 3 passes dos 40 dados. Notem que ele passa tanto no meio-campo como em ataque. Como vocês se lembram, ele foi o principal criador de jogadas em conjunto com Raul, João Victor e os meio-campistas. Foi, disparado, o melhor jogo dele no Corinthians, com o tipo de jogo que ele gosta de fazer: um jogo em que os passes rápidos e os meios campistas jogando próximos ao invés de afastados.

DISPUTAS

Ao comparar com o Edenílson do Internacional, que foi o melhor do Brasileirão do ano passado, apesar de ter menos jogos do que ele, ainda assim Camacho é mais preciso em porcentagens do que ele em disputas ganhas, tanto no ataque quanto na defesa e nas bolas aéreas. E o Edenílson é reconhecidamente um dos melhores volantes do país na atualidade.

CONCLUSÃO

Como podemos ver, Camacho é tão preciso quanto Cantillo – além de muitos jogadores por aí. Ele é bem parecido com Tchê Tchê, praticamente as mesmas características e tão preciso quanto ele. É um jogador ideal para clássicos, porque ele defende bem e arma as jogadas de trás, além de bater de fora da área. Ele é muito melhor para atuar num 4-2-3-1 do que Cantillo, porque ele pode participar mais do meio-campo em conjunto com Otero, Luan ou os jovens. Até porque o 4-2-3-1 exige aproximação de um volante passador sem desguarnecer a defesa e nem deixar os meias minguando pelo fato de jogarem afastados, gerando falta de superioridade numérica, mas pra que dê certo é preciso deixar Otero como meia-central, já que Cazares foi embora. A questão sempre foi abordar estrategicamente o jogador dentro de um esquema específico de posse de bola assertiva, e não o colocar como mais um volante. Provas para isso têm de sobra.

VAI, CORINHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico