Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Permitam-me um (longo) desabafo

Foto do perfil de Ivan

Ivan 163 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/11/2019 às 21:19
Por Ivan Sampaio (@ivan.sampaio)

Não sou de ficar postando 'textão', onde quer que seja. Todavia, ao ver a história e as cores do Corinthians sendo destruídas jogo após jogo, não aguento mais ficar calado.

Pois bem.

Nasci em berço corintiano, o time que meu pai, ex-metalúrgico que emigrou do Piauí para SP na década de 70, escolheu torcer após influência de alvinegros de 'firma' que insistiam para que os acompanhasse para os estádios. De alguém que não sabia nada de futebol, tornou-se um torcedor fanático.

Lembro de ter chorado copiosamente em 1994, quando tinha 6 anos, ao perdermos a final do brasileiro para o Palmeiras, como lembro da apoteose dos títulos Paulista e da Copa do Brasil de 1995.

O complicado jogo da vida prega peças, porém...

As coisas ficaram bastante difíceis e meu pai resolveu voltar para o Nordeste em 1996. Na roça, sem energia elétrica, o único meio de comunicação disponível era um rádio a pilha, o qual, entre inúmeros chiados, conseguíamos ouvir os jogos do Corinthians. Para exemplificar, os títulos da Copa Rio São Paulo e Copa do Brasil (2002) e Brasileiro (1998,1999 e 2005) acompanhamos quase que integralmente via rádio. Mas nunca deixei de tentar ouvir o Corinthians jogar.

Entre idas e vindas, mudei-me do sertão piauiense, fiz faculdade. A traumática queda em 2007 ficará para sempre em minha memória. Mas parece que o meu amor pelo Corinthians só aumentou. Todos os jogos da Série B que foram transmitidos pela Rede TV! Nas tardes de sábado com Luiz Alfredo e Ronaldo Giovanelli eu assisti.

O tempo passou, mudei de cidade e de estado, consegui emprego. Os tempos são outros, e felizmente, eu e meu pai podemos acompanhar os jogos através de TV por assinatura.

Tinha um sonho de um dia assistir um jogo do Corinthians no estádio, o que pude realizar pela primeira vez em 2015, assistindo aos jogos contra a Portuguesa e Penapolense (Paulista). Não contive minha emoção ao pisar na Arena pela primeira vez. Uma emoção ainda mais forte sentiria ao me fazer presente na Arena em 2017, na vitória por 3 x 2 contra o Palmeiras, no jogo que veio a praticamente decidir o nosso heptacampeonato.

Mas por que eu fiz toda essa narrativa?

O meu intuito foi dizer que, apesar das dificuldades, nunca deixei de acompanhar o Corinthians porque sempre nosso time foi sinônimo de GARRA, RAÇA, SUPERAÇÃO, VONTADE. Ainda que fosse pelo rádio, sempre se dava um jeito de assistir a jogos.

No entanto, o dano que Carille tem feito à instituição é algo extremamente danoso. Diferentemente do que o Sr. Danilo Avelar falou recentemente, não vamos ao estádio nem ligamos a televisão achando que veremos espetáculo. A nossa história é repleta de campeonatos conquistados com times desacreditados, a exemplo do primeiro título nacional (1990), e mesmo o time campeão da Libertadores e Mundial (2012).

Durante todo esse tempo, esta é a primeira vez em que não sinto vontade de assistir aos jogos do Corinthians, tampouco lamento quando não é possível acompanhar, como no mês passado em que estava viajando.

Excetuando-se alguns jogos do Campeonato Paulista (contra o Palmeiras, 1º jogo contra o Santos e as finais), o que temos assistido não são partidas de futebol, mas verdadeiras pelejas. É inadmissível sofrer para empatar contra o Ferroviário-CE, ser surpreendido em casa pelo Avenida-RS, time que nunca havia saído do seu Estado, e tomar um 'banho de bola' do inexpressivo Independiente Del Valle. Sem contar que, das poucas vitórias que temos no Campeonato Brasileiro, quase todas foram conquistadas no primeiro turno, e sobre times que estão ou estavam no pelotão inferior da tabela de classificação (p. Ex.: Botafogo, CSA, Chapecoense, Fortaleza).

Além de ser um time que não demonstra qualquer vontade e raça em campo, à beira do gramado estava um treinador que, dentre outras coisas: 1) apegado a um único esquema tático, ainda que troque nomes; 2) insiste com figuras como Clayson, e ainda tem a ousadia de elogiá-lo, a exemplo do que ocorreu quando respondeu ao repórter do Premiere antes da partida contra o CSA; 3) quando resolve jogar com 2 atacantes, põe o Love de 'secretário-de-lateral'; 5) adota como critério de escalação de um centroavante a eficiência na 'bola aérea defensiva'; 4) concede entrevistas desastrosas, sempre transferindo a terceiros as responsabilidades por maus resultados; etc etc.

Sim, soube em tempo real que o Sr. Carille foi demitido. É uma medida imediata e extremamente necessária, porém somente isso não irá resolver, pois ele é apenas um dos pequenos reflexos de uma série de decisões equivocadas tomadas pela diretoria, e, ao que me parece, propositalmente.

A estrutura do Corinthians está apodrecida e carcomida. Quanto mais tempo a chapa Corrupção e Incompetência estiver cometendo desmandos, mais próximos estaremos do total descalabro financeiro.

Andre$ e seus sucessores sempre mantiveram essa conversa fiada de que não podem fazer contratações de peso e que é necessário respeitar o teto salarial do time. Porém, abarrotam o elenco com contratações medianas/medíocres, tudo na intenção de gerar comissões e taxinhas. A folha salarial do Corinthians é uma das maiores do futebol nacional e a dívida só aumenta!

O time possuía 17 volantes em seu elenco ( https://www.meutimao.com.br/noticias-do-corinthians/314693/corinthians-passa-a-ter-contrato-com-17-volantes-se-confirmar-chegada-de-matheus-jesus-veja-lista Corinthians passa a ter contrato com 17 volantes se confirmar chegada de Matheus Jesus; veja lista Corinthians passa a ter contrato com 17 volantes se confirmar chegada de Matheus Jesus; veja lista Matheus Jesus, destaque do Campeonato Paulista, chega para dar mais uma opção de volante para Carille. A contratação, porém, não chega pela falta de... meutimao.com.br meutimao.com.br ), mas temos que aturar Jr. Urso caminhando em campo. Afinal, que maldito planejamento é esse?

Cansei de perder meu tempo assistindo tristes pelejas protagonizadas por jogadores sem alma, sem vontade e sem qualquer respeito pela torcida; cansei de um treinador que, embora seja um maestro de uma nota só, transformou-se em uma pessoa prepotente; mas, principalmente, cansei desta diretoria composta por incompetentes e até mesmo por dirigentes com passagem pela polícia, seja como investigados, seja como réus.

Enfim, desculpem-me estas tristes e longas linhas, contudo nem tenho mais palavras para descrever a tristeza que sinto em ver a história do Sport Club Corinthians Paulista sendo atirada à lama, dentro e fora dos gramados.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de B Real

Ranking: 561º

B 4.936 posts

@louco.por.ti.corint1 em 03/11/2019 às 21:46

Irmão, Corinthians está na nossa alma, e com certeza as maiores alegrias da vida, foram momentos proporcionados pelo Timão.

Por isso não podemos nunca fingir que está tudo bem, e nem deixar que nos enganem, o clube está ruindo e pessoas enriquecendo.

Devemos lutar por essa paixão, termos de volta o nosso Timão!

Publicidade

Últimas respostas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Luiz Lima

    Novo Vitor Roque! Ótima Oportunidade!

    Última resposta há 2 minutos por Caio Cunha

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de CHRISTIANO FERREIRA

    Flamengo quase zerou sua dívida enquanto nos quase 2 bilhões

    Criado em 31 minutos por CHRISTIANO FERREIRA

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Luiz felipe Mlaker Leone

    Reforço para o elenco

    Última resposta há 2 minutos por LEANdrO D OlivEirA

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Café_com_Bobagem

    A Edina nem disfarça... Kkkkk

    Última resposta há 6 minutos por Gigante Cássio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eduardo Macedo

    Contra fatos não há argumentos

    Última resposta há 7 minutos por José Roberto

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 10 minutos por Andre Cavalcante

    69respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 10 minutos por José Roberto

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 11 minutos por Waldete Francisca

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    SantosTV deu uma moral para a Neo Química Arena

    Criado em 13 minutos por Falcão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Clint Corinthiano

    Será que dá pra fazer isso na Neo Química Arena?

    Última resposta há 14 minutos por Vinicius Mikuska

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Torcedores do Santos danificaram alguns locais da arena

    Última resposta há 17 minutos por Caio Henrique Grunheidt

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Lino Malta

    Temos o melhor cobrador de faltas pós Jadson

    Última resposta há 18 minutos por Carlos Garrido

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Helton Damas

    A razão pela qual a arena nunca deveria ter sido alugada para o Santos. A questão não é financeira

    Última resposta há 18 minutos por Caio Henrique Grunheidt

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Gabriel Nogueira

    Fatos sobre a fiel miojo

    Última resposta há 19 minutos por Nelson 77

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Indio

    Torcida do Santos quebrou a própria cidade de Santos...

    Criado em 24 minutos por Indio

    0respostas

    acessar o tópico