Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Comparação Luan x Romero

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Bruno

Ranking: 790º

Bruno 3.810 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/01/2019 às 01:25
Por Bruno Dos Santos (@bruno.dos.santos11)

Fala, Fiel! Tendo em vista a possibilidade que surgiu hoje da troca entre Romero e Luan, resolvi dar uma olhada no estilo de jogo de cada um pra descobrir as semelhanças e diferenças entre os jogadores, com base nos dados fornecidos pelo Sofascore referentes ao Brasileirão 2018.

https://youtube.com/watch?v=UPS9JyL8ygwiframe-youtube= Ángel Romero ? Corinthians ? Gols, Assistências & Dribles ? 2018 HD - YouTube Ángel Romero ? Corinthians ? Gols, Assistências & Dribles ? 2018 HD - YouTube OLHA O QUE O ROMERO TA FAZENDO EM 2018 Ángel Romero ? Corinthians ? Goal, Assists and Dribles ? 2018 HD youtube.com youtube.com 'UPS9JyL8ygw'

Como dá pra notar no vídeo, tivemos em 2018 um Luan diferente: não mais aquele ponta velocista de outros anos, mas um Luan mais construtor, que parte do lado do campo para o meio. Não só isso, mas atuou diversas vezes centralizado com o Larghi, algumas vezes como meia e até como volante. Ainda tem a transição ofensiva muito forte, e prefere normalmente a tabela rápida ao drible. Enxerga muito bem os espaços e passa muito bem a bola nessas situações.

Romero, por sua vez, joga normalmente na ponta e jogou algumas vezes na referência, mas costuma ficar mais preso ao lado do campo. Ele dá profundidade chegando à linha de fundo e também infiltra e pisa muito na área. Romero é inteligente e interpreta muito bem os espaços, mas o gesto técnico por vezes não é bem executado.

Alguns mapas de calor do Luan na parte final da temporada:

Agora Romero:

Essas diferenças se mostram nos números: Luan trocou em média 35,8 passes por partida, com 80% de eficiência, enquanto Romero trocou 25,5 passes com 76% de aproveitamento. No entanto, Romero driblou bem mais: média de 1,3 por partida, contra 0,5 de Luan.

Luan marcou apenas 3 gols no Brasileirão, mas somou 5 assistências (no nosso elenco o maior assistente foi Jádson, também com 5) e 7 grandes chances criadas. Romero não tão criativo, mas marcou 6 gols no campeonato (muito embora 3 tenham sido na mesma partida, naquela goleada de 4x1 contra o Vasco).

Agora, aquilo no qual ambos são muito comparados: parte defensiva. O Luan desarmou mais que o Romero no campeonato: 2,1 por jogo (número bem alto para um meia) enquanto o Romero registrou 1,4 desarmes em média. Porém, o Romero ganha, em média, 8,1 disputas de bola por partida, o que é um número BRUTAL. O Luan fica bem atrás, mas também com um ótimo número: 5,3 disputas por jogo.

Concluindo: ao menos em 2018, Luan não foi um ponta velocista, participou bastante das construções das jogadas, jogou centralizado e até de volante. Difere aí de Romero, que tem algumas dificuldades pra participar das construções das jogadas e busca mais a linha de fundo. Ambos são semelhantes no que diz respeito ao aspecto defensivo do jogo, e também são excelentes enxergando espaços no campo. A diferença é que Luan tem o gesto técnico mais polido e consegue colocar a bola nos espaços que visualiza, o que nem sempre acontece com Romero.

Acho que seria uma troca positiva para os dois clubes. Romero pelo lado daria o equilíbrio necessário para que Chará e Cazares joguem com mais liberdade no Atlético. Luan seria um jogador experiente, vencedor da Libertadores (mais um no nosso elenco), contribuiria mais com a construção ofensiva (problema no Corinthians desde 2015) mas sem perder a combatividade de Romero em campo.

E você, o que acha?

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Edison Santiago

Ranking: 422º

Edison 6.116 posts

@edisonsantiago em 19/01/2019 às 01:44

Resumindo, dois perebas!

Foto do perfil de Dan Sales

Ranking: 518º

Dan 5.306 posts

@dan.sales em 19/01/2019 às 01:40

Bom tópico. Como podemos perceber em números, o Romero é um jogador muito útil e o Luan também, ambos tem pontos em que são superiores ao outro.

Tecnicamente não vejo tanta diferença entre os dois, apesar de o Luan ser um pouco melhor realmente. O Romero é mais combativo, tanto que foi escolhido por colegas de profissão de outros times de série A como o jogador mais chato de jogar contra.

Agora, com a saída do Romero (se vier a se confirmar), é obrigação contratar um lateral esquerdo top mesmo, e de preferência um zagueiro que seja excelente em bolas aéreas (coisa que nenhum de nossos zagueiros é), o lateral pra que os cruzamentos continuem não acontecendo e o zagueiro pra evitar o Deus nos acuda quando a bola passar pela marcação do lateral e do ponta, mesmo com a chegada do Luan.

Obrigado por tudo Romero, desejo boa sorte por onde você passar, menos se for jogar contra o Timão...