Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Retranca vitoriosa desde 2008?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Mano

Ranking: 1.332º

Mano 2.396 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/10/2019 às 18:14
Por Mano Chao (@mano.chao)

Salve, nação corinthiana! Apesar de acompanhar o fórum desde 2016, esse é o meu primeiro tópico.

Vejo que ultimamente uns dos debates frequentes vem sendo sobre o estilo de jogo do time esse ano, ser o estilo de jogo que levou nosso time ao topo do mundo desde 2008. Eu considero isso uma falácia, irei pontuar sobre os anos e deixar vídeos de jogos que comprovam que esse estilo de jogar por uma bola, recuar todo mundo ao fazer gol e se trancar lá atrás dentro e fora de casa não tem nada a ver com o estilo que estamos praticando desde 2008.

2008 - Depois de anos passando perrengue na defesa, Mano Menezes com a vinda de William e Chicão e mudança no esquema arruma o setor defensivo, além disso já começa ser implantado a ideia do time atacar com apoio chave do segundo volante, sempre saindo rápido em contra-ataque e buscando construir jogadas pelo meio. Com a chegada de Douglas e Elias no segundo semestre, time passou a manter mais a posse de bola no campo ofensivo. Não fazia um gol e recuava como hoje em dia, trocava muitos passes e jogava sempre em busca da vitória:

https://youtube.com/watch?v=iTYEDwb2NNk corinthians 4 x 0 goias: 8°finais copa do brasil 2008 2 jogo - YouTube corinthians 4 x 0 goias: 8°finais copa do brasil 2008 2 jogo - YouTube Timão goleia em noite de festa da uva A festa da uva foi completa no Morumbi na noite desta quarta-feira. Com o estádio lotado pela fanática torcida do Corin... youtube.com youtube.com

2009 - Com a chegada de diversos reforços ao invés de se agarrar ao esquema de 2008 (já bem adaptado ao clube), Mano Menezes buscou extrair o melhor do time: 3 atacantes, um meia ofensivo e um segundo volante que vai muito ao ataque, fora do lateral-esquerdo dobrar sempre com o atacante naquela ponta. Na minha opinião melhor time que tivemos (inclusive melhor que em 2015), quando jogou com o time titular valendo ganhou de todos os adversários, costumava iniciar o jogo já pressionando e mantinha pressão alta em determinados momentos, costumava buscar sempre o segundo gol antes de montar o contra-ataque. Nunca vi esse time ficar um jogo sem chutar no gol, ou atrás só esperando sem atacar. Prova viva disso é a final da Copa do Brasil 2009, começou os dois tempos em cima e fez 2x0 contra o bom time do Internacional:

https://youtube.com/watch?v=bqx5MAf96pI Melhores Momentos Corinthians 2 x 0 Internacional final da copa do Brasil 2009 - YouTube Melhores Momentos Corinthians 2 x 0 Internacional final da copa do Brasil 2009 - YouTube Gol de: Jorge Henrique, aos 26 minutos do primeiro tempo, Ronaldo, aos 8 minutos do segundo tempo Felipe; Alessandro , William, Chicão e Marcelo Oliveira (Di... youtube.com youtube.com

2011 - Aqui começou a formação de um time cascudo, sendo construindo em meio a turbulências e sem o famoso 'grande craque'. Tite aqui buscou manter a defesa estável, e aos poucos foi armando o meio-campo que foi peça chave nessa campanha, desafogando o jogo e decidindo jogos complicadíssimos. Também não era um time que ficava lá atrás sem atacar, quando fazia gol não colocava o mundo atrás da bola e muitas vezes ampliava o placar. Além da memorável goleada no SPFW.

https://youtube.com/watch?v=fiH3fwSiIMs Corinthians 2 x 1 Atlético MG 20/11/2011 Melhores Momentos Brasileirão - YouTube Corinthians 2 x 1 Atlético MG 20/11/2011 Melhores Momentos Brasileirão - YouTube Melhores Momentos jogo inesquecível no Pacaembú youtube.com youtube.com

2012 - Como falei time cascudo, acostumado com pressão e decisão, com reforços pontuais Tite apenas aprimorou o que tinha disponível e deu maior rotatividade ao meio-campo/ataque, jogando na reta final da Libertadores sem centroavante de ofício. Era um time que segurava o resultado e tentava contra-atacar fora de casa, mas se impunha do meio pra frente jogando em casa, também não recuava e parava de jogar após fazer o gol, prova disso é a própria final da Libertadores. Um jogo que gosto de relembrar é o que vencemos o Atlético-MG em casa no Brasileirão, estávamos nos preparando para o mundial e foi um dos poucos jogos que jogamos pra valer contra o melhor time do campeonato naquele momento, e vencemos jogando em cima.

(Uma qualidade pouco lembrada desse time era a saída de bola de pé em pé a partir da defesa, muitos poucos chutões)

https://youtube.com/watch?v=2UttWFGteX0 Corinthians 1x0 Atletico-MG - Melhores Momentos - Brasileirão - 02-09-2012 - YouTube Corinthians 1x0 Atletico-MG - Melhores Momentos - Brasileirão - 02-09-2012 - YouTube Melhores Momentos - Corinthians 1x0 Atlético MG - Campeonato Brasileiro 2012 O gol de Corinthians 1x0 Atletico-MG pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro Go... youtube.com youtube.com

2015 - Após saída em baixa, Tite se reciclou e montou um Corinthians voando. Mudou o esquema para 4-1-4-1 e fez o time com praticamente os mesmos jogadores de 2014 mudar de patamar, triangulações, saída de bola rápida, poucos cruzamentos e mais passes de construção de jogadas de ataque e além de uma defesa sólida, um contra-ataque mortal. Já contra o Once Caldas o Corinthians passou um rolo compressor, time só desandou no início do Br e Libertadores por problemas de salário, após resolver isso voltou a voar. Fazer um gol e retrancar? Não! Jogar só por uma bola? Também não! Muitos falam do Flamengo 2019, mas esse time do Corinthians foi campeão incontestável, melhor campanha dos pontos corridos até hoje. E era isso que o time fez no jogo mais importante do campeonato:

https://youtube.com/watch?v=xfk-eK-0yfY Atlético MG 0 x 3 Corinthians 33º Rodada do Campeonato Brasileiro 2015 - YouTube Atlético MG 0 x 3 Corinthians 33º Rodada do Campeonato Brasileiro 2015 - YouTube Eu acredito do Corinthians! Timão vence Atlético-MG e abre 11 pontos na liderança. youtube.com youtube.com

2017 - Após um ano conturbado, muito questionado Carille assume o clube e não promete muito. Porém, o que ele promete ele cumpre. Sabendo aproveitar o que de melhor tinha de 2016, e com reforços pontuais para o time titular armou um dos melhores times defensivos do século no Brasil. Defensivo não significa abdicar de jogar, e sim ser cirúrgico nas oportunidades que tem sem ficar levando sufoco. Esse time poucos falam, mas foi o que mais trocou passes no Brasileirão, além de ter um aproveitamento incŕivel em finalizações. Grande parte dos gols construídos pelas laterais, poucos cruzamentos, muitas jogadas rasteiras de fundo que contavam com além dos pontos e centro-avante a presença do segundo volante no campo de ataque. Na grande maioria dos jogos iniciava em cima, abria o placar e depois segurava e fazia mais gols, não abria mão de jogar futebol, buscando gol até o final do jogo.

https://youtube.com/watch?v=o1nI8Gr2-2M Corinthians 3 x 1 Sport - Melhores Momentos (COMPLETÃO) Brasileirão 2017 - YouTube Corinthians 3 x 1 Sport - Melhores Momentos (COMPLETÃO) Brasileirão 2017 - YouTube youtube.com youtube.com

Enfim não coloquei outros anos, pois, esses foram os mais importantes da nossa filosofia desde 2008. Fica aí a questão, o que praticamos hoje é essa filosofia? Muito toque de bola, triangulação, construção de jogo desde o ataque, variando e meio e lateral a depender das peças? Não! Então, isso não pode ser usado como muleta para justificar o desempenho do time, pois, o que está sendo aplicado é longe do que nosso time produziu nesses últimos anos.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Aylton Silva Affonso

Ranking: 1.989º

Aylton 1.648 posts

@aylto em 25/10/2019 às 17:19

Muito bom!

O que mais me enoja em nossa imprensa é os caras ficarem repetindo essa história de que os times vitoriosos recentes do Timão foram todos times do 'um a zero', e colocam até o time de 2015 nisso.

Não falam que o time de 2015 foi ao mesmo tempo a melhor defesa e O MELHOR ATAQUE do campeonato.

E dá-lhe essa turma lembrar dos 'grandes times' do Cruzeiro 2003, São Paulo 2006 etc, e NUNCA citam o Corinthians de 2015.

NOJO DESSA TURMA!

Foto do perfil de Rodrigo Gonzales

Ranking: 1.000º

Rodrigo 3.121 posts

@rodrigo.gonzales3 em 24/10/2019 às 20:06

Esse ano o time simplesmente não encaixou com o estilo do técnico, assim fica perdido em campo.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Alexandre A. Justino S.c.c.p.

Ranking: 1.901º

Alexandre 1.725 posts

@alexandre.sccp1 em 26/10/2019 às 19:35

Ótimo tudo isso, mas hoje o time não faz nada, absolutamente nada. Carille sendo discípulo de Mano e Tite, o que faz com o time esse ano. Nada encaixa. Tá osso.

Foto do perfil de Pé De Anjo

Ranking: 88º

15.544 posts

@diego92 em 26/10/2019 às 17:00

Galera defende o Carille com isso ainda, nem na serie b, jogávamos tds atrás, isso que time foi todo remontado, abdicar de jogar, e inaceitável

Foto do perfil de Corneta .

Ranking: 6º

Corneta 59.313 posts

@cesinha77 em 26/10/2019 às 16:18

Retranca. Simples assim. Teve lampejos de bom futebol? Claro, principalmente em 2015.

Mas é retranca. Desde 2008.

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.504º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 26/10/2019 às 15:34

Carille podia quando comecoy

Publicidade

Foto do perfil de Miguel Prado Gontijo

Miguel 62 posts

@miguel.prado.gontijo em 26/10/2019 às 11:57

úParabéns mano chao, gostei do nome e do texto.

Esse lance de ficar pedindo saída do treinador e questionar usando a muleta da filosofia de jogo pra contestar é barbaridade!

Cabe ressaltar aqui que o time desse ano até tem potencial pra jogar da forma como mencionou no final do texto, porém não sei o que se passa com os jogadores que não conseguem se entrosar, parece, estranho pois o time sempre teve muita identificação de grupo.

Seja lá o que for espero que se resolvam e joguem uns pelos outros. Ser cirúrgico no contra-ataque, último passe e finalização requer amizade, prazer de jogar juntos!

Foto do perfil de Wilton Luiz

Wilton 4 posts

@wilton.luiz em 26/10/2019 às 11:53

Muito bom, o pior de tudo são os jornalistas que ficam propagando uma mentira dizendo que o Corinthians ganhou tudo jogando por uma bola, ridículo

Foto do perfil de Lucas Gabriel Da Silva

Ranking: 4.235º

Lucas 667 posts

@lucat em 26/10/2019 às 11:36

Para mim otime de 2008,2012 e 2015 mostram a força que um técnico competente pode ter e que conhece seua jogadores. O time de 2017 mostrou o quanto Carille pode extrair bem em cima dos jogadores que ele tem, ele tinha um time sem opcoes e horrível, mas qye em determinado momentos TODOS tiveram uma participação no título. O time de 2019 mostra o lado de um Carille desumilde que reclama dos jogadores que não tem, quer impor o seu estilos de jogo (que alias eu não to vendo nada), e não trabalha em cima do que tem, pede um meia que chega, mas poderia usar um Pedrinho que joga muito como meia atacante na SELEÇÃO, um Vital campeão Sub-23, Boselli goleador nato

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.229º

Luiz 2.590 posts

@luiz.fernando.balest em 26/10/2019 às 11:35

Uma pena que nosso ataque é inofensivo demais!