Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O melhor time do mundo no ano 2000

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Dário

Ranking: 4.931º

Dário 541 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/09/2017 às 15:26
Por Dário Barcelos (@branquinho.barcelos)

O melhor time do Mundo

Uns tentam desvalorizar, outros fingem que não aconteceu; mas o fato é que todo clube tem inveja e queria ter o título mais importante que um clube pode almejar: o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. O torneio, disputado em janeiro de 2000, foi o primeiro campeonato interclubes que reuniu agremiações de todos os continentes habitados: Real Madrid e Manchester United da Europa; Corinthians e Vasco da Gama da América do Sul; Necaxa da América do Norte; Al Nassr da Ásia; Raja Casablanca da África; South Melbourne da Oceania.

Por esse motivo, é a única competição reconhecida pela FIFA, entidade máxima do futebol, como campeonato mundial interclubes. O time titular do Timão na competição era de botar medo em qualquer adversário. Relembrando… Dida no gol; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber na linha de defesa; Rincón e Vampeta de volantes, sendo que o colombiano era o capitão; Marcelinho e Ricardinho na armação; Edílson e Luizão no ataque. No banco de reservas, outros nomes memoráveis como o volante Edu e o atacante Dinei.

PRIMEIRA FASE: O grupo A, com sede em São Paulo, contava com Corinthians, Raja Casablanca, Real Madrid e Al Nassr. A primeira partida do alvinegro foi contra o Raja Casablanca, no Morumbi. O Timão abriu o placar com Luizão, aos 4min do segundo tempo. Aos 20min, Fábio Luciano fez o segundo, de cabeça. Dizem as más línguas que a bola não entrou, mas o fato é que o jogo terminou 2 a 0 para o Coringão. No outro jogo do grupo, o Real Madrid bateu o Al Nassr por 3 a 1. Embalado, o Corinthians partiu para o jogo mais esperado da primeira fase, contra o poderoso Real Madrid, da Espanha. Foi o jogo de Edílson.

Ele marcou os dois do Timão no empate em 2 a 2. Se durante a semana o francês Karembeu afirmou desconhecer o capetinha, durante o jogo ele acabou conhecendo mais do que gostaria: no lance do segundo gol do Timão, Edílson cortou Roberto Carlos, deu um sensacional drible no meio das canetas do francês e fuzilou as redes de Casillas. O outro destaque da partida foi o goleiro Dida, que defendeu pênalti cobrado por Anelka, aos 36min do 2º tempo, quando a partida já estava 2 a 2, evitando a derrota do Coringão. O terceiro jogo foi contra o Al Nassr, da Arábia Saudita. O Timão precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com um saldo de gols melhor que o do Real Madrid, que vencera a partida contra o Raja por 3 a 2. Numa noite chuvosa, o Timão fez o necessário: 2 a 0, com gols de Ricardinho e Rincón, o último aos 36min do 2º tempo (haja coração!).

DECISÃO: A final, contra o Vasco da Gama, que havia eliminado o forte Manchester United, foi disputada no Maracanã, no dia 14/01/2000. Nesta noite, 20 mil corintianos invadiram o estádio, que estava lotado para a grande decisão. Os jogadores do Corinthians, que já vinham em uma maratona de jogos desde o Brasileiro de 1999 (vencido pelo Timão!), estavam ainda mais desgastados pelas partidas duras da primeira fase do mundial, quase sempre disputadas sob chuva, e muitos jogaram a final no sacrifício, sentindo dores. O jogo foi nervoso, bastante disputado e o Timão se armou muito bem na defesa para conter o ataque carioca, que tinha Romário, Edmundo, Ramón e Juninho Pernambucano. Nos contra-ataques, Edílson e Luizão deixavam os cariocas arrepiados.

No final, o resultado foi um placar sem gols: 0 a 0. Nos pênaltis, o Timão confiava na habilidade de Dida para conquistar o título – e deu certo. Ele pegou a cobrança de Gilberto e, apesar de Jéfferson defender a batida de Marcelinho, Edmundo errou o alvo e deu o título para o Timão. O placar da disputa foi 4 a 3. Marcaram para o Timão Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu; pelo Vasco, Romário, Alex Oliveira, e Viola.

Com a transmissão da partida ao vivo para todo o Brasil, a Rede Bandeirantes de televisão registrou a maior marca de audiência de sua história: 53 pontos no Ibope, batendo todas as concorrentes durante toda a duração do jogo. Na hora das premiações, não poderia ser diferente: a Bola de Ouro da competição ficou com o capetinha Edílson.

Os dois gols anotados contra o Real Madrid e uma assistência foram alguns dos motivos que levaram a Fifa a premiar o atacante, que foi chamado de “sublime” e de “multi-talentoso” pelo site oficial da entidade.

www.wagnersalvi.com.br/index.php/historia/ Corinthians - A História de um Grande Time Resumo da História do Corinthians, com seus fatos mais marcantes wagnersalvi.com.br wagnersalvi.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de David TimÃo

Ranking: 504º

David 5.418 posts

@huracan em 10/09/2017 às 09:25

Fui nos jogos contra o Raja e contra o R.Madri...depois fiquei na dúvida..minha esposa (à época) estava grávida de 8 meses...mas tinha a final do Mundial no Maracanã...um amigo passou em casa informando que tinha um pacote dessa viagem lá do clube...de avião...bate-volta rapidinho...então isso ajudou no 'convencimento' para a viagem ao Maraca...e vamos que vamos...embarcamos em Congonhas pela TransBrasil às 13:50...chegando em S.Dumond já tinha um onibus reservado..no trajeto centenas de Torcedores do Flamengo acenavam para nós torcendo (contra o Vasco é claro)..enfim..fui..vi...e vencemos...um mês depois nasceu meu Filho Arthur..já CAMPEÃO MUNDIAL..e de lá pra cá me acompanha nos jogos do Timão na Arena...onde assistimos Juntos o seu 1º título (em campo) na nossa Arena..contra a Ponte...assim como foi o meu 1º título...no Morumbi em 77...contra a mesma Ponte...pra mim...é muito EMOCIONANTE essa História e VAI CORINTHIANS...SEMPRE

Foto do perfil de Fielipe Prevedello

Ranking: 5.725º

Fielipe 440 posts

@fielipe em 10/09/2017 às 09:25

Muitos antis comentam sobre o segundo gol do Corinthians contra o Al Nassr na vitória por 2 a 0, mas muitos nem comentam sobre o gol legal do zagueiro João Carlos contra o Real Madrid que poderia ter dado a vitória por 3 a 2 ao Corinthians contra os merengues.

Foto do perfil de Louco Por Corinthians

Ranking: 6.349º

Louco 373 posts

@styllas em 10/09/2017 às 08:49

Foi um dos melhores jogos que já vi. Pu#$$%$ é bom demais se Corintiano!

Foto do perfil de Marco Senna

Marco 76 posts

@marquinhos107 em 09/09/2017 às 17:08

Assisti aos dois mundiais conquistados pelo Timão! E o Vasco de 2000 era mais time que o Chelsea!

O Vasco era um TI-MA-ÇO!

Real Madri e Manchester United desdenham desse campeonato porque não venceram os clubes brasileiros.

Edmundo deitou no M.U e Edílson acabou com a carreira do Karembeu. A finalíssima foi uma das partidas mais emocionantes que eu já assisti do Timão. Se o Vasco tivesse ganho, teria feito com jus, foi um adversário digno que engrandeceu ainda mais a nossa conquista.

Foto do perfil de Fiel

Ranking: 72º

Fiel 16.886 posts

@mclhp em 09/09/2017 às 15:47

Sou phd em mundial de 2000. Discuto com qualquer um sua legitimidade...E instruo os corintianos que não conhecem este campeonato para munir qualquer um sobre esta competição.