Patrocínio de camisa no centenário coloca Corinthians ao lado de grandes clubes europeus

Patrocínio de camisa no centenário coloca Corinthians ao lado de grandes clubes europeus

Por Meu Timão

3.7 mil visualizações 0 comentários Comunicar erro

Camisa do Timão e traz grande receita para o clube

Camisa do Timão e traz grande receita para o clube

Um estudo publicado nesta quinta-feira (28) pela consultoria Sport+Markt ajudou a mensurar o quanto os clubes brasileiros perdem em relação aos europeus em termos de patrocínio em suas camisas. Mas a divulgação dos dados mostrou que a combinação de centenário, Ronaldo e diversos anunciantes em uma só camisa colocou o Corinthians ao lado de grandes clubes do Velho Continente.

O Alvinegro atualmente conta com seis pontos de patrocínio em sua camisa. A Hypermarcas colocou a Neo Química Genéricos no peito e nas costas, além da Bozzano nas mangas e a Avanço nas axilas e no ombro, a um custo aproximado de R$ 38 milhões. O banco Pan-Americano abocanhou outros dois locais: as barras da frente e de trás do uniforme, por R$ 7 milhões.

Os cerca de R$ 45 milhões arrecadados pelo Corinthians neste ano equivalem a aproximadamente de 19 milhões de euros, a moeda com a qual os clubes europeus negociam suas cotas de patrocínio. Segundo o relatório divulgado pela Sport+Markt, somente quatro times da Europa superaram o Timão nesta temporada: Manchester United e Liverpool, com 23,6 milhões de euros cada (aproximadamente R$ 56 milhões), o Real Madrid, com 23 milhões de euros (R$ 54,6 milhões) e o Bayern de Munique, com 22 milhões de euros (R$ 52 milhões).

O Manchester United é patrocinado pela corretora de seguros AON, o Liverpool tem parceria com o banco Standard Chartered, o Real com o site de apostas na internet Bwin e o Bayern com a empresa de telecomunicações Deutsche Telekom. O Chelsea, quinto colocado, já aparece atrás do Corinthians, com os 16,3 milhões de euros (R$ 38,5 milhões) da Samsung.

Há três ressalvas nessa comparação: 1) Os clubes europeus possuem apenas um ponto de patrocínio em suas camisas: no peito. Mesmo os times com grandes patrocínios não os usam nas costas; 2) Se o Barcelona escolhesse ter um patrocínio em sua camisa, provavelmente superaria o Timão, pois tem disparado a maior base de torcedores segundo a Sport+Markt. Contudo, o time, por tradição, usa apenas um logotipo simbólico do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância); e 3) Uma porcentagem relevante do montante corintiano vai para Ronaldo.

As médias de receita por patrocínio de camisa dos clubes de primeira divisão na Europa são: 6,4 milhões de euros (R$ 15,1 milhões) na Inglaterra, 5,92 milhões de euros (R$ 14 milhões) na Alemanha, 3,29 milhões de euros (R$ 7,77 milhões) na França e 2,94 milhões de euros (R$ 6,9 milhões) na França.

Fonte: R7

Veja Mais:

  • Vôlei alvinegro começa sua caminhada na Superliga nesta semana

    Brasileirão, estreia na Superliga e final no feminino: a semana de compromissos do Corinthians

    ver detalhes
  • Roger marcou o segundo gol corinthiano no duelo deste domingo

    Corinthians vira nos acréscimos, mas ainda leva gol de empate e tropeça no Vitória

    ver detalhes
  • Corinthians empatou com o Vitória em 2 a 2 nesta rodada

    Concorrentes tropeçam, e Corinthians abre leve distância para Z4; veja classificação

    ver detalhes
  • Ralf foi eleito craque da partida no entendimento dos torcedores do Corinthians

    Veteranos são eleitos 'craques' do Corinthians no Barradão; Avelar beira nota zero

    ver detalhes

Você prefere um elenco forte ou uma camisa sem muitos patrocínios?

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes