Venha fazer parte da KTO
x

DF critica escolha de Itaquerão e anuncia redução de estádio; BA ameaça recorrer à Fifa

322 visualizações 0 comentários Reportar erro

Após o Comitê Organizador Local da Copa-2014 decidir que a abertura dos jogos será em São Paulo, o governador do Distrito Federal Rogério Rosso (PMDB) criticou nesta quarta-feira a escolha do novo estádio do Corinthians, que ainda não tem uma forma de financiamento viabilizada.
Ao lado do governador eleito Agnelo Queiroz (PT), Rosso classificou a escolha pela abertura em Itaquera de "prematura". "Lanço um desafio nacional ao presidente Ricardo Teixeira: que ele prove que o Itaquerão vai estar pronto em 2013 para a Copa das Confederações", disse.

Rosso criticou ainda o prazo dado para a conclusão do novo estádio do Corinthians, previsto para o final de 2013, enquanto as outras cidades deverão entregar as arenas um ano antes. "O cronograma da Fifa tem que ser observado. Por que vale para uns e não vale para outros?", disse.

Com a confirmação do Itaquerão para a abertura da Copa-2014, o governador eleito Agnelo Queiroz (PT) afirmou que vai reduzir a capacidade do estádio Mané Garrincha para o evento. As obras já iniciaram, ao custo de quase R$ 700 milhões para um público de 70 mil lugares.

"Nós vamos procurar a CBF para ter uma confirmação oficial, porque se não for a abertura nada justifica o Distrito Federal ter um estádio para 70 mil pessoas. Vamos rever o projeto para 40 mil lugares", disse.

Agnelo, no entanto, preferiu não dizer qual deve ser o novo preço do estádio. Perguntado se a mudança no projeto pode atrasar as obras, Agnelo desconversou. "Eu espero que não. Vamos tomar os cuidados, tudo ainda é preliminar".

BAHIA

Outra cidade candidata a receber a abertura do Mundial, Salvador também não se conformou com a decisão "preliminar" do COL. "Há cerca de 15 dias, recebemos correspondência de Ricardo Teixeira dizendo que, quando a Fifa fosse tomar essa decisão, todas as pleiteantes seriam chamadas para a discussão. Nossa expectativa é que sejam usados os mesmos critérios técnicos que estão sendo adotados nas outras 11 sedes", disse o secretário da Bahia para a Copa, Ney Campello.

Ele completou: "Ainda esperamos ser comunicados oficialmente disso pela Fifa, que é a proprietária e promotora do evento. Neste caso, vou encaminhar a ela uma pergunta se esta deliberação significa uma mudança das condicionantes para as demais cidades, uma abertura de precedente... A partir de então, também poderemos entregar o estádio só no final de 2013? O que vai mudar nesse cenário?".

Garantindo que Salvador já está "com o projeto em fase executiva, obras iniciadas e financiamento absolutamente resolvido no processo de contratação do BNDES", Campello acrescenta preferir "não fazer ilações políticas" sobre o assunto, mas alfineta: "O que acho é que o projeto de São Paulo, do ponto de vista técnico, é extremamente falho e espero que o país não queira repetir o que aconteceu na África do Sul, onde o Soccer City [palco do jogo inaugural] só foi inaugurado há 15 dias da estreia".

Fonte: Folha

Enviado por: will2s

Veja Mais:

  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes
  • Alexandre Leitão era CEO do Orlando City, dos Estados Unidos, e atualmente ocupa o cargo no Athletico-PR

    Consultoria indica ao presidente do Corinthians a contratação de um CEO, diz jornalista; veja nome

    ver detalhes
  • O Corinthians fechou polêmica parceria com o Grupo Gazin recentemente

    Corinthians vê camarote 'desvalorizado' para justificar permuta por colchões no CT

    ver detalhes
  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!