Para a Polícia Militar, Pacaembu é mais seguro que Arena Corinthians, Morumbi e Allianz Parque

2.0 mil visualizações 31 comentários

Por Meu Timão

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Divulgação

Para a Polícia Militar de São Paulo, o Pacaembu, estádio com mais de 70 anos, é o melhor lugar para receber um clássico na cidade. Nos laudos de segurança dos estádios do Campeonato Paulista, a PM coloca o Pacaembu como o local mais seguro para acomodar visitantes do que Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (Palmeiras) e Arena Corinthians.

Para entender como chegaram a essa conclusão, basta ir aos laudos técnicos disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), buscando a pergunta 29 de cada um deles: O setor ocupado pela torcida visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego massivo de força policial?

O portal ESPN fez uma longa matéria sobre o assunto, mas vale destacar alguns pontos, como, por exemplo, um dos trechos do laudo que fala sobre o Pacaembu:

'No interior do estádio. a divisão de torcida fixa auxilia bastante no policiamento, bem como as grades na parte inferior que impedem que haja qualquer acesso aos setores em torno da torcida visitante (numeradas e tobogã). Estruturas são instaladas na parte interior do setor para impedir contato visual. O emprego maciço de efetivo e de estruturas móveis se mostra necessário no lado externo do estádio, pela localização do portão de acesso do visitante'.

Sobre os outros estádios, entretanto, sobram algumas críticas. Para o Allianz Parque, a PM afirma que:

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois, tanto o acesso ao Estádio quanto as divisões do setor visitante são pontos sensíveis que devem ser constantemente monitorados onde há iminente perturbação da ordem. O setor reservado à torcida visitante está localizado na arquibancada inferior do estádio (nível 1 e 2). Ocorre que há espaço destinado a torcida do Palmeiras no nível 3 e 4 (Camarotes) e, também, no nível 5 (arquibancada superior) localizados exatamente acima do espaço reservado aos visitantes. Tal situação pode culminar em problemas para a segurança do evento'.

E nem a Arena Corinthians escapou das críticas feitas pelos peritos:

'O acesso à torcida visitante ao estádio não está pronto, por conta disso é impossível avaliar se a arquitetura do local pode ajudar ou atrapalhar o plano de segurança do evento, o que prejudica a avaliação deste item', analisou.

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois tanto o acesso ao Estádio quanto as divisiões do setor visitante são provisórias e frágeis', relata o órgão público.

O Morumbi, por sua vez, recebeu o único "não" dentre os quatro estádios para a pergunta se o setor de visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego de muitos oficiais.

E tem mais:

'Mesmo com a separação do setor visitante com os demais setores, é necessária a utilização de estruturas móveis (cordas e cavaletes) combinadas com a presença de policiais militares para evitar hostilidades entre torcedores. Estes policiais são posicionados nas divisões de torcidas e nas patrulhas designadas especificamente para o fim de garantir a ordem pública no local. Entre o setor visitante e o setor vermelho, a barreira é feita de acrílico que permite o contato visual entre as torcidas, que não é adequado para o local'.

Veja Mais:

  • Maycon deve ser um dos titulares do Corinthians na Bombonera.

    Corinthians enfrenta o Boca Juniors de olho em classificação antecipada na Libertadores; saiba tudo

    ver detalhes
  • Procuradoria do STJD pede abertura de inquérito para investigar suposto caso de injúria racial cometido por Rafael Ramos contra Edenilson

    Procuradoria do STJD pede abertura de inquérito para apurar suposta injúria racial de Rafael Ramos

    ver detalhes
  • Grupo segue no Aeroporto de Guarulhos aguardando a solução e com a esperança de chegar em Buenos Aires para o jogo

    Empresa cancela voo e mais de 200 torcedores do Corinthians seguem sem embarcar para Buenos Aires

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians esgotou todos os ingressos disponíveis para o jogo contra o Boca Juniors

    Corinthians consegue aumento de carga de ingressos contra o Boca Juniors; entradas estão esgotadas

    ver detalhes
  • Corinthians realizou seu último treinamento antes de enfrentar o Boca Juniors

    Corinthians encerra preparação na Argentina sem maioria dos titulares de sábado; veja possível time

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta São Paulo pelo Brasileirão neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena

    Corinthians abre venda de ingressos para clássico contra o São Paulo no Brasileirão; veja valores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x