Venha fazer parte da KTO
x

Para a Polícia Militar, Pacaembu é mais seguro que Arena Corinthians, Morumbi e Allianz Parque

2.1 mil visualizações 31 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Divulgação

Para a Polícia Militar de São Paulo, o Pacaembu, estádio com mais de 70 anos, é o melhor lugar para receber um clássico na cidade. Nos laudos de segurança dos estádios do Campeonato Paulista, a PM coloca o Pacaembu como o local mais seguro para acomodar visitantes do que Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (Palmeiras) e Arena Corinthians.

Para entender como chegaram a essa conclusão, basta ir aos laudos técnicos disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), buscando a pergunta 29 de cada um deles: O setor ocupado pela torcida visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego massivo de força policial?

O portal ESPN fez uma longa matéria sobre o assunto, mas vale destacar alguns pontos, como, por exemplo, um dos trechos do laudo que fala sobre o Pacaembu:

'No interior do estádio. a divisão de torcida fixa auxilia bastante no policiamento, bem como as grades na parte inferior que impedem que haja qualquer acesso aos setores em torno da torcida visitante (numeradas e tobogã). Estruturas são instaladas na parte interior do setor para impedir contato visual. O emprego maciço de efetivo e de estruturas móveis se mostra necessário no lado externo do estádio, pela localização do portão de acesso do visitante'.

Sobre os outros estádios, entretanto, sobram algumas críticas. Para o Allianz Parque, a PM afirma que:

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois, tanto o acesso ao Estádio quanto as divisões do setor visitante são pontos sensíveis que devem ser constantemente monitorados onde há iminente perturbação da ordem. O setor reservado à torcida visitante está localizado na arquibancada inferior do estádio (nível 1 e 2). Ocorre que há espaço destinado a torcida do Palmeiras no nível 3 e 4 (Camarotes) e, também, no nível 5 (arquibancada superior) localizados exatamente acima do espaço reservado aos visitantes. Tal situação pode culminar em problemas para a segurança do evento'.

E nem a Arena Corinthians escapou das críticas feitas pelos peritos:

'O acesso à torcida visitante ao estádio não está pronto, por conta disso é impossível avaliar se a arquitetura do local pode ajudar ou atrapalhar o plano de segurança do evento, o que prejudica a avaliação deste item', analisou.

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois tanto o acesso ao Estádio quanto as divisiões do setor visitante são provisórias e frágeis', relata o órgão público.

O Morumbi, por sua vez, recebeu o único "não" dentre os quatro estádios para a pergunta se o setor de visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego de muitos oficiais.

E tem mais:

'Mesmo com a separação do setor visitante com os demais setores, é necessária a utilização de estruturas móveis (cordas e cavaletes) combinadas com a presença de policiais militares para evitar hostilidades entre torcedores. Estes policiais são posicionados nas divisões de torcidas e nas patrulhas designadas especificamente para o fim de garantir a ordem pública no local. Entre o setor visitante e o setor vermelho, a barreira é feita de acrílico que permite o contato visual entre as torcidas, que não é adequado para o local'.

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: