Para a Polícia Militar, Pacaembu é mais seguro que Arena Corinthians, Morumbi e Allianz Parque

Para a Polícia Militar, Pacaembu é mais seguro que Arena Corinthians, Morumbi e Allianz Parque

Por Meu Timão

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Pacaembu foi considerado o estádio mais seguro para clássicos

Foto: Divulgação

Para a Polícia Militar de São Paulo, o Pacaembu, estádio com mais de 70 anos, é o melhor lugar para receber um clássico na cidade. Nos laudos de segurança dos estádios do Campeonato Paulista, a PM coloca o Pacaembu como o local mais seguro para acomodar visitantes do que Morumbi (São Paulo), Allianz Parque (Palmeiras) e Arena Corinthians.

Para entender como chegaram a essa conclusão, basta ir aos laudos técnicos disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol (FPF), buscando a pergunta 29 de cada um deles: O setor ocupado pela torcida visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego massivo de força policial?

O portal ESPN fez uma longa matéria sobre o assunto, mas vale destacar alguns pontos, como, por exemplo, um dos trechos do laudo que fala sobre o Pacaembu:

'No interior do estádio. a divisão de torcida fixa auxilia bastante no policiamento, bem como as grades na parte inferior que impedem que haja qualquer acesso aos setores em torno da torcida visitante (numeradas e tobogã). Estruturas são instaladas na parte interior do setor para impedir contato visual. O emprego maciço de efetivo e de estruturas móveis se mostra necessário no lado externo do estádio, pela localização do portão de acesso do visitante'.

Sobre os outros estádios, entretanto, sobram algumas críticas. Para o Allianz Parque, a PM afirma que:

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois, tanto o acesso ao Estádio quanto as divisões do setor visitante são pontos sensíveis que devem ser constantemente monitorados onde há iminente perturbação da ordem. O setor reservado à torcida visitante está localizado na arquibancada inferior do estádio (nível 1 e 2). Ocorre que há espaço destinado a torcida do Palmeiras no nível 3 e 4 (Camarotes) e, também, no nível 5 (arquibancada superior) localizados exatamente acima do espaço reservado aos visitantes. Tal situação pode culminar em problemas para a segurança do evento'.

E nem a Arena Corinthians escapou das críticas feitas pelos peritos:

'O acesso à torcida visitante ao estádio não está pronto, por conta disso é impossível avaliar se a arquitetura do local pode ajudar ou atrapalhar o plano de segurança do evento, o que prejudica a avaliação deste item', analisou.

'A estrutura planejada para a acomodação da torcida visitante necessita de um emprego massivo de policiais militares, pois tanto o acesso ao Estádio quanto as divisiões do setor visitante são provisórias e frágeis', relata o órgão público.

O Morumbi, por sua vez, recebeu o único "não" dentre os quatro estádios para a pergunta se o setor de visitante oferece condições de segurança que dispensem o emprego de muitos oficiais.

E tem mais:

'Mesmo com a separação do setor visitante com os demais setores, é necessária a utilização de estruturas móveis (cordas e cavaletes) combinadas com a presença de policiais militares para evitar hostilidades entre torcedores. Estes policiais são posicionados nas divisões de torcidas e nas patrulhas designadas especificamente para o fim de garantir a ordem pública no local. Entre o setor visitante e o setor vermelho, a barreira é feita de acrílico que permite o contato visual entre as torcidas, que não é adequado para o local'.

Veja Mais:

  • Pablo voltou a sentir dores na coxa e precisou deixar o gramado quarta-feira

    Pablo é diagnosticado com lesão e se torna desfalque do Corinthians

    ver detalhes
  • Clayson pode ser titular contra o Fluminense, mas outros estão no páreo.

    Sem Carille, definição do time titular do Corinthians no Rio é adiada

    ver detalhes
  • Pablo para por até seis semanas no Corinthians

    Médico do Corinthians explica lesão de Pablo e nega relação com contratura

    ver detalhes
  • Carille vive dia complicado nesta sexta-feira

    Carille sofre perda familiar, e Corinthians se solidariza com nota de pesar

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes