x

Sete motivos que explicam a queda do número de adimplentes do Fiel Torcedor

117 mil visualizações 175 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Arena Corinthians com pouco público neste início de ano

Arena Corinthians com pouco público neste início de ano

Divulgação / Corinthians

O Corinthians deixou de ser o clube com mais sócios-torcedores no futebol brasileiro. Após a atualização do Torcedômetro na última sexta-feira, o Timão passou da primeira para a quinta colocação do ranking do Movimento por um Futebol Melhor, restando 81.132 associados. Nada menos do que 53.880 não renovaram seus contratos (maioria com vencimento no último dia 31 de dezembro).

Mas por que isso aconteceu? O que motivou tantos corintianos a deixarem de pagar os planos Minha Paixão (R$ 9/mês), Minha Vida (R$ 13/mês), Minha História (R$ 40/mês) ou Meu Amor (R$ 60/mês)? Não há um único motivo. Diversos fatores levaram a essa queda. Fatores esses que serão destrinchados pela reportagem do Meu Timão. Entenda:

AVERSÃO AOS ATUAIS DIRIGENTES

Erros administrativos, perda de jogadores, declarações desastrosas, negociações equivocadas e falta de transparência com pagamentos da Arena. Esses foram alguns dos problemas que fizeram a atual administração ser vista com desconfiança por boa parte da torcida. Do presidente Roberto de Andrade, passando pelos responsáveis pelo departamento de futebol profissional (Alessandro e Flavio Adauto), não há nenhum dirigente neste momento com alta aprovação. Essa aversão é tida até internamente como o principal obstáculo neste momento.

PERCENTUAL DA OMINI

A Omni é a responsável pela administração do plano de sócio-torcedor do Corinthians: venda on-line e física, site oficial e catracas. Por esse trabalho, a empresa fica com cerca de 50% do valor arrecadado pelo clube, além de um percentual significativo das rendas brutas dos jogos. Esse percentual não é "engolido" por parte da torcida, que vê absurdo no fato de o clube dividir o dinheiro dado pela sua torcida com a Omni. Em tempo: normalmente, nos outros clubes, o percentual gira entre 20% e 30%.

PREÇOS DOS INGRESSOS

Os valores para quem não é Fiel Torcedor na primeira fase do Campeonato Paulista são: R$ 54, R$ 68, R$ 84, R$ 98, R$ 128 e R$ 178. Diante da importância da competição e da atual situação financeira do país, esses valores podem ser considerados acima da perspectiva de boa parte dos torcedores. No amistoso contra a Ferroviária, mesmo sem apelo e com TV aberta para São Paulo, o público anunciado foi de 22 mil pagantes. Os valores dos ingressos giravam entre R$ 10 e R$ 30.

QUALIDADE DO TIME

Além de feliz pelo hexacampeonato brasileiro, o torcedor do Corinthians terminou o ano de 2015 encantado pela maneira que aquela equipe conquistou o título. Um futebol que deixou saudades logo no primeiro mês de 2016, quando quatro jogadores foram para a China. Na sequência, outros dois foram para a França. E, durante o ano, Portugal e Itália levaram outros. Com o desmanche e a dificuldade de adaptação dos que chegaram, a qualidade caiu. Boa parte dos torcedores jamais aceitou tanta diferença em tão pouco tempo.

FALTA DE CONTRAPARTIDAS

Enquanto alguns clubes buscam melhorar e aprimorar seus planos de sócios-torcedores, oferecendo mais e mais benefícios e descontos para quem estiver adimplente, o Corinthians mantém como principal benefício a chance de comprar ingresso pela internet, sem fila e, se tiver entre os mais assíduos, antes dos demais. Há pouca divulgação também das empresas que são parceiras do clube e oferecem descontos e benefícios.

SEM MOTIVAÇÃO PARA TER PRIORIDADE

O torcedor do Corinthians que é Fiel Torcedor se acostumou a ir aos jogos do Campeonato Paulista para aumentar sua pontuação no ranking dos mais assíduos e, com isso, ter facilidade e prioridade na compra dos ingressos para a Copa Libertadores, fases mais importantes da Copa do Brasil e/ou reta final do Brasileirão. Sem tais perspectivas, houve a desmotivação natural de parte da torcida na renovação de seus planos para a temporada 2017.

MP X ORGANIZADAS

O Ministério Público de SP tenta de todas as formas diminuir a importância das torcidas organizadas no dia a dia dos clubes, o que inclui obviamente as partidas nos estádios. Todas as medidas tomadas, na qual inclui uma dificuldade maior na aquisição dos ingressos, vem impactando a presença dos torcedores no setor Norte, que sempre esteve ocupado quase em sua totalidade na Arena.

Veja mais em: Torcida do Corinthians.

Veja Mais:

  • Lingard participou da bateria de exames no CT nesta sexta-feira

    Lingard retorna ao CT do Corinthians após problema logístico na reapresentação

    ver detalhes
  • Felipe Augusto defendeu o Corinthians em 29 partidas entre 2021 e 2023

    Clube turco encaminha venda de ex-Corinthians ao futebol russo; saiba quanto o Timão pode receber

    ver detalhes
  • Jogadores participaram de exames oftalmológicos, otorrinolarigológicos e cardiológicos

    Jogadores do Corinthians passam por bateria de exames médicos no CT Joaquim Grava

    ver detalhes
  • Requerimento solicita a abertura de uma investigação sobre possíveis irregularidades contábeis na gestão do clube do Parque São Jorge

    Corinthians vira alvo de representação no MPF por possíveis irregularidades financeiras

    ver detalhes
  • Corinthians só poderá registrar novos atletas caso encerre o transfer ban na Fifa

    CBF abre janela extraordinária antes de retorno do Brasileirão; Corinthians segue com transfer ban

    ver detalhes
  • Memphis começou as três partidas da Holanda no banco mas entrou no decorrer das segundas etapas

    Classificação da Holanda renderá 20 mil dólares aos cofres do Corinthians; entenda

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Eder

    Ranking: 407º

    Eder 4331 comentários

    @ederbalbani em

    Oitavo motivo: A forte manifestação feita no site MEU Timão, pelos torcedores confirmando os sete motivos anteriores. Somos clientes muito mal tratados pelo clube. Quem não se lembra da atitude do PRESIDENTE do clube, ofendendo o seu
    cliente mostrando o dedo do meio?

  • Foto do perfil de Vladimir

    Ranking: 123º

    Vladimir 9495 comentários

    @vladimir.cibulskis em

    Pagar 50% da arrecadação para a OMNI? Ou estão com má fé na administração do clube ou estão roubando os torcedores e o Clube. Com uma verba muito baixa em relação à arrecadação, o Clube montaria uma departamento pada administrar isso e ficaria com valor muito maior e mais limpo. ACORDA CORINTHIANS.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de jailson

    Jailson 182 comentários

    175º. @nicolasss em

    E os empresários também. Na base

  • Foto do perfil de Cesite

    Cesite 135 comentários

    174º. @cesite.oliveira em

    Meus sentimentos para o nosso jogador Camacho Deus te abençoe e dê o conforto e ajude na recepção de sua mãe e seu irmão

  • Foto do perfil de Marcio

    Marcio 2 comentários

    173º. @marcio.garcia8 em

    50% dá receita + % dá bilheteria? Assinatura do contrato antes de assumir (motivo de impeachment), não tá recebendo nada por fora? No máximo 20% dos planos e qualquer empresa seria parceira! Lamentável como há aproveitadores no Corinthians!

  • Foto do perfil de deco

    Ranking: 57º

    Deco 17690 comentários

    172º. @deco20 em

    Resumindo, enquanto estiver essa zona do cacete, a torcida vai minguar mais e mais...

  • Foto do perfil de Mario

    Mario 43 comentários

    171º. @mario.guiberto em

    Perfeita a análise... Eu cheguei a conclusão de que o clube precisa sofrer para aprender... Eu não dou nem mais audiência pra TV, não compro produtos oficiais e não vou ao estádio... Agora é só no rádio e produtos piratas... #$!@%.