Após erro a favor do Corinthians, CBF implementa tecnologia já na próxima rodada do Brasileirão

Após erro a favor do Corinthians, CBF implementa tecnologia já na próxima rodada do Brasileirão

Por Meu Timão

Gol irregular de Jô motiva verdadeiro 'rebuliço' no Brasileirão

Gol irregular de Jô motiva verdadeiro 'rebuliço' no Brasileirão

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Um novo tipo de Campeonato Brasileiro deve ter início já a partir da próxima rodada. Tudo por conta de um erro de arbitragem que favoreceu o Corinthians, atual líder da Série A, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco. Segundo o coronel Marcos Marinho, chefe da Comissão Nacional de Arbitragem, a CBF implementará o árbitro de vídeo – em inglês, video assistant referees (VARs) –, sistema que evitará decisões equivocadas tomadas por juízes.

“A decisão foi comunicada pelo presidente a nós, e vamos implementar na rodada do final de semana”, confirmou Marinho ao site GloboEsporte.com.

A medida adotada pela Confederação Brasileira de Futebol é uma resposta, principalmente, à direção do Vasco, que reclamou a respeito do gol marcado pelo centroavante Jô na derrota para o Corinthians. O camisa 7 utilizou o braço para completar cruzamento de Marquinhos Gabriel. Nem o juiz nem seus assistentes viram o toque irregular.

Ainda de acordo com o chefe de arbitragem, o alto valor da tecnologia não impedirá a entidade máxima do futebol nacional. “Não importa quanto custar. Vamos implementar”, limitou-se.

Uma reunião nesta terça-feira tende a definir os detalhes inerentes ao árbitro de vídeo.

O Corinthians volta a campo pelo Brasileirão no próximo domingo, diante do rival São Paulo, às 11h (de Brasília), no Morumbi. Antes, a equipe de Fábio Carille decide vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Racing, da Argentina, nesta quarta-feira, em Buenos Aires.

Afinal, como funciona o árbitro de vídeo?

PASSO 1

O árbitro principal (campo) faz a marcação que acredita ser a correta, mas informa ao árbitro de vídeo que deseja conferir as imagens de um determinado lance ou o árbitro de vídeo indica ao árbitro principal que a marcação deveria ser conferida.

PASSO 2

O árbitro de vídeo assiste ao replay e relata o que viu ao árbitro principal, que tem sempre a palavra final. Ainda haverá a definição quanto à captação das imagens. Podem ser as geradas pela TV detentora dos direitos de transmissão da competição ou por uma estrutura da própria entidade organizadora.

PASSO 3

Árbitro de vídeo aceita a informação do árbitro de vídeo, que está em uma cabine do estádio, para revisar ou confirmar a marcação. Outra alternativa é o árbitro assistir às imagens ao lado do assistente do árbitro de vídeo (ou quatro árbitro), na lateral do campo, e tomar a sua decisão.

Fonte: Site oficial da CBF

Veja mais em: Erros de arbitragem, Campeonato Brasileiro e .

Veja Mais:

  • Na Série B do Brasileirão pelo Internacional, Leandro Damião entrou na mira do Timão

    Corinthians inicia sondagem sobre centroavante do Internacional

    ver detalhes
  • Timão monitorava situação de Roger, em fim de contrato no Botafogo

    Alvo do Corinthians, centroavante Roger fecha com clube gaúcho

    ver detalhes
  • Vilson só deve retornar aos treinos em fevereiro do ano que vem

    Vilson passa por nova cirurgia no joelho e deve perder pré-temporada do Corinthians; veja foto

    ver detalhes
  • Assim como no Paulistão, Cássio será o escolhido para levantar a taça do Brasileiro

    Carille define qual jogador do Corinthians vai levantar a taça do Campeonato Brasileiro de 2017

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes